
Aprender a construir confiança é fundamental para ter sucesso como colaborador, gestor, ou líder eficaz. É com base na confiança que se estabelecem relações de sucesso, que as pessoas comunicam melhor, que nos sentimos mais seguros, entre muitos outros.
Muitas vezes, o primeiro passo para construir confiança passa por ter confiança. Se não tiver confiança, será mais difícil comunicar e coordenar com os seus pares ou colegas.
Pode perder uma subida de carreira para alguém que seja visto como sendo alguém de maior confiança. Em casos extremos, a falta de confiança pode mesmo fazer cair toda a sua equipa ou organização.
Infelizmente, a maioria das pessoas não foi ensinada a construir confiança…
No entanto, existem formas comprovadas e eficazes de construir confiança e procuraremos partilhar consigo 10 soluções para começar hoje mesmo, passo a passo, a construir confiança.
Dez das formas mais eficazes de construir confiança
Tal como referido, construir confiança é fundamental.
Abaixo está uma lista de 10 passos que irão ajudar a construir confiança com quase todos.
1. Valorizar as relações a longo prazo
A confiança requer uma reflexão a longo prazo. Pode parecer conveniente no momento culpar outra pessoa ou tomar decisões que o beneficiem a curto prazo. Mas, antes de agir, pense em como essas decisões podem afetar a forma como os outros o veem no futuro.
2. Seja honesto
Desenvolver uma reputação de alguém que é desonesto é uma das formas mais rápidas de minar a confiança. Diga sempre a verdade, mesmo que seja embaraçoso; não dê às pessoas uma oportunidade de o apanharem numa mentira.
3. Honre os seus compromissos
Uma pessoa de confiança faz tudo o que está ao seu alcance para cumprir os acordos que fez. Se fizer uma promessa, cumpra-a. Evite fazer promessas que possa não ser capaz de cumprir.
4. Admita quando estiver errado
As pessoas não gostam de ouvir desculpas. Se se fizer algo de errado, é melhor ser-se franco sobre isso. Se se aperceber de que algo estava incorreto, seja dono da verdade. Ser suficientemente vulnerável para admitir falhas pode humanizá-lo e fazê-lo parecer mais digno de confiança. Admitir erros também faz parte de ser honesto.
5. Comunicar eficazmente
A confiança pode ser facilmente prejudicada por erros de comunicação. Faça o seu melhor para comunicar de uma forma que não deixe espaço para interpretações erradas.
Se não tiver a certeza sobre algo durante uma conversa, faça perguntas para esclarecer.
Ouvir é tão importante como falar para uma comunicação eficaz. Certifique-se de que dá aos outros uma oportunidade de falar. Mostrará que se preocupa se ouvir realmente.
6. Ser vulnerável
Estar aberto a falar sobre as suas emoções e mostrar alguns sentimentos pode ajudar a construir confiança. Mostra que se preocupa e, acima de tudo, que é pessoa!
Não tenha medo de dizer aos colegas de trabalho se algo o incomodou ou o stressou.
No entanto, esta abordagem precisa de ser feita com cuidado. Não quer ir contar a todos os seus colegas de trabalho detalhes demasiado pessoais…
É necessário um nível de inteligência emocional para ter a certeza de que não está a partilhar demasiado ou a partilhar mal. Comece por partilhar gradualmente. Feito corretamente, a abertura sobre os seus sentimentos pode fortalecer uma relação de confiança.
7. Seja útil
Alguém que seja digno de confiança tenderá a deixar tudo para ajudar as pessoas se puder. E não o fará por causa de alguma obrigação ou intuito de obter algo em troca… Fá-lo sim por ser genuinamente boa pessoa.
Se notar um colega de trabalho que está a lutar contra o tempo e está assoberbado de trabalho, ofereça-se para ajudar. Ou pergunte ao seu gestor/líder se há algo extra que possa assumir. Dessa forma irá contribuir para ajudar e, consequentemente, vai gerar confiança.
8. Mostre às pessoas que se preocupa
As pessoas naturalmente confiarão mais em si se sentirem que está verdadeiramente interessado nelas. Recordar pequenos detalhes como o nome do filho de um colega de trabalho, ou perguntar como foi o seu fim de semana, é um bom ponto de partida.
Provavelmente já trabalhou com alguém que parecia estar na sua própria bolha, não se preocupando com mais ninguém para além deles próprios. É provável que também tenham trabalhado com alguém que era amigável e se regularmente interagia consigo para ver como estava tudo a correr. Que pessoa lhe pareceu mais digna de confiança?
Mesmo algo tão simples como recordar e dizer o nome de alguém, pode mostrar que se importa. Como Dale Carnegie diz, “o nome de uma pessoa é, para essa pessoa, o som mais doce e mais importante, em qualquer língua, que ela pode ouvir”.
9. Defender o que está certo
As pessoas respeitam a honestidade.
Enquanto alguns chefes podem gostar de pessoas que concordam com tudo o que dizem, os melhores líderes valorizam as percepções e opiniões. Não sacrifique os seus valores e aquilo em que acredita apenas para apaziguar o seu chefe ou para tentar subir na carreira. Isto diminuirá a confiança com os outros.
10. Seja transparente
Desde que possa explicar o que está a fazer e porque o está a fazer, a maioria das pessoas será capaz de compreender.
Não guarde segredos ou informações para si próprio. As pessoas com quem está a construir confiança são normalmente pessoas da sua equipa com quem deveria estar a trabalhar em colaboração. Partilhe com elas a informação de que também precisam para terem êxito.
Já assistiu aos nossos webinars sobre Liderança?
Deixamos abaixo dois webinars sobre Liderança que irão ajudar a melhorar a sua performance enquanto líder bem como a gerar mais confiança.
Fontes:
Artigos recomendados
Como cortar gastos com inteligência usando OBZ
Em tempos de incerteza económica, aumento da concorrência e pressão por resultados, as empresas enfrentam um desafio constante: reduzir custos sem afetar a eficiência e a qualidade. Muitos recorrem a cortes lineares, congelamento de contratações ou eliminação de investimentos essenciais. Mas existe uma abordagem muito mais inteligente e estratégica: o Orçamento Base Zero (OBZ). Neste…
Planeamento eficaz com objetivos SMART
Num mundo empresarial cada vez mais competitivo e incerto, o sucesso não é fruto do acaso. Resulta de uma estratégia clara, decisões informadas e, sobretudo, de um planeamento eficaz. E quando falamos em planear com eficácia, os objetivos SMART surgem como um dos pilares mais sólidos para transformar intenções em resultados concretos. Se a sua…
Matriz GUT: como tomar decisões rápidas com lógica e confiança
Tomar decisões faz parte da rotina de qualquer gestor. Mas quando as prioridades se acumulam e os recursos são limitados, decidir o que fazer primeiro pode ser o maior desafio. É aqui que entra a Matriz GUT, uma ferramenta que alia simplicidade à lógica, ajudando líderes, equipas e empresas a tomarem decisões com critério —…