4P’s
Os 4P’s em Marketing representam o produto (Product), o preço (Price), o local de venda (Place) e a promoção, que dá a conhecer o produto aos seus possíveis consumidores (Promotion). O produto deve ir ao encontro da procura existente, possuindo benefícios desejados pelos seus consumidores. Assim, dependendo da fase do ciclo de vida em que […]
Ler mais5 Forças de Porter
As 5 Forças de Porter são uma framework de análise das forças competitivas que dinamizam um setor de negócios. São elas: O modelo foi criado em 1979 por Michael Porter, professor da Harvard Business School, que criou nesse mesmo ano um artigo na revista de Harvard: “How Competitive Forces shape Strategy” (Como forças competitivas moldam a estratégia). […]
Ler mais5S
O 5S é definido como uma metodologia que resulta num local de trabalho limpo, organizado, seguro e bem organizado para ajudar a reduzir o desperdício e otimizar a produtividade. Esta metodologia foi projetada para ajudar a construir um ambiente de trabalho de qualidade, tanto física como mentalmente. A filosofia 5S aplica-se a qualquer área de […]
Ler mais5W2H
5W2H é uma ferramenta amplamente utilizada, sobretudo na metodologia Lean, para entender um problema ou oportunidade de melhoria de diferentes perspetivas. O seu nome é um acrónimo para as 7 perguntas que devem ser feitas e respondidas ao investigar um determinado problema: A partir do momento que as perguntas são bem respondidas, a solução está […]
Ler maisAções
Ações são parcelas do capital social de uma empresa. Ao adquirir uma ação, está a adquirir um conjunto de direitos e de deveres associados ao presente e ao futuro daquela empresa. Ao longo do tempo, poderá manter ações na sua posse e beneficiar da boa gestão da empresa ou pode decidir vender estas ações e […]
Ler maisAções ordinárias
As ações ordinárias (ON) são conhecidas por darem direito a voto nas assembleias da empresa. Adicionalmente, estas garantem ao investidor uma parte do valor obtido com uma eventual venda do negócio, ao contrário das ações preferenciais. Ou seja, dão acesso a uma participação no chamado prémio de controlo da empresa. Ver os seguintes conceitos: Ações […]
Ler maisAções preferenciais
As ações preferenciais (PN) não dão direito a voto nem à participação no saldo da venda da empresa, ao contrário das ações ordinárias. No entanto, os donos destas ações têm preferência na hora de receber os lucros da empresa na distribuição de dividendos aos acionistas ou no reembolso de capital. Além disso, cabe a estes […]
Ler maisAcordo de recompra
Um acordo de recompra, também comummente denominado por Repo, consiste num instrumento aplicado por indivíduos que negoceiam títulos do governo. Assim, este consiste num acordo entre o vendedor do título e o comprador do mesmo, no qual o vendedor se compromete a comprar o título de volta antes do seu vencimento. Na prática, um acordo […]
Ler maisAcréscimo
O Acréscimo é um conceito contabilístico reconhecido com os resultados das transações e outras ocorrências, sendo registados contabilisticamente e relatados nas Demonstrações Financeiras dos períodos com os quais se associem.
Ler mais