
O Coaching é um processo definido como um mix de recursos que utiliza técnicas, ferramentas e conhecimentos de diversas ciências como a administração, gestão de pessoas, psicologia, neurociência, linguagem ericksoniana, recursos humanos, planeamento estratégico, entre outras. A metodologia visa a conquista de grandes e efetivos resultados em qualquer contexto, seja pessoal, profissional, social, familiar, espiritual ou financeiro.
O coaching pretende promover o desenvolvimento pessoal e profissional, tendo em vista apoiar e auxiliar na superação pessoal e profissional de cada indivíduo. O seu objetivo é promover a excelência e promover o conhecimento, estimulando a inspiração de ter ações melhores, levando o coachee a atingir os resultados que espera.
É uma metodologia criada especificamente para fazer os indivíduos realizar alguns dos seus objetivos, ajudando a entender o ponto em que estamos e ao que pretendemos chegar, ajudando a definir o caminho estratégico. Assim, tem como foco a execução dos objetivos dos diferentes alvos. O coach trabalha com o cliente (coachee) o foco, o planeamento e incentiva a ação, com vista a melhorar e atingir resultados.
Coaching em Portugal
Tal como afirmam Alexandra Pereira e Diana Vieira, nos últimos anos temos vindo a assistir a um crescimento exponencial do coaching tanto internacionalmente como em Portugal. Estima‑se que o número de pessoas que se intitula de coach rondará entre os 30.000 e os 80.000 em todo o mundo. Adicionalmente, o número de escolas de coaching cresceu abruptamente, existindo atualmente cerca de 300 escolas (Dueease, 2009). Se imaginarmos que cada uma destas escolas certifica anualmente 50 pessoas como coach, então teremos, por ano, mais de 15.000 novos coachs no mundo. Em Portugal, praticamente todas as empresas de consultoria em Recursos Humanos oferece serviços de coaching, e desde final de 2006 temos vindo a assistir a um crescente número de artigos sobre coaching na imprensa escrita, a par de uma proliferação de blogues e sites da Internet a explorar o conceito. Há quem lhe chame “uma moda” mas o facto é que nos últimos 3 anos a esmagadora maioria das revistas na área de Recursos Humanos e Gestão publicaram algo sobre o tema, o que nos faz pensar que o coaching veio para ficar e, em certa medida, talvez mesmo substituir outras práticas de desenvolvimento pessoal e profissional.
Coaching a nível global
ICF Global Coaching Study fez estudos globais sobre o coaching, baseando-se em pesquisas abrangentes da indústria de coaching, explorando algumas vertentes, nomeadamente o tamanho e receita da indústria, negócios e prática de coaching e perspetivas sobre as tendências da indústria. E um estudo mais recente, de 2020, possibilitou a atualização relativamente a este setor.
Globalmente, estima-se que existiam aproximadamente 71.000 coaches em 2019, um aumento de 33% em relação à estimativa realizada a 2015. O crescimento foi especialmente forte nas regiões emergentes da América Latina e Caribe (+ 174%) e Europa Oriental (+ 40%).
Estima-se que o número de líderes que usam habilidades de coaching aumentou quase metade (+ 46%). Esta estimativa deve ser vista como estritamente indicativa e sujeita a um nível mais alto de incerteza do que os números para praticantes de coaching.

Também é percetível de constatar que, grande parte dos coaches são da Geração X (1965-1981). De forma geral, a Geração X representa a maioria (61%) dos líderes que usam habilidades de coaching. O restante é dividido igualmente entre Millennials (1982-1996) e Baby Boomers (1946-1964).

A comparação do rendimento médio em dólares norte-americanos indica redução de 8% no período de 2015 a 2019. No entanto, a estimativa reflete parcialmente as flutuações da moeda e o fortalecimento do dólar no período de quatro anos.
Na base Poder de Paridade de Compra, a receita anual média de coaching aumentou 4%. Em média, os profissionais que oferecem serviços adicionais alocam 44% de seu tempo para coaching. Para cada uma das sete regiões do mundo, a receita total de coaching foi derivada da combinação da estimativa regional para ativos coaches com receita média anual de coaching. Com base nisso, a receita total global estimada de coaching em 2019 foi de 2,849 bilhões de dólares americanos, representando um aumento de 21% em relação à estimativa de 2015.

Tendências da indústria de Coaching:
Fontes consultadas:
- Coaching em Portugal: Evolução das Práticas dos Coachs de Alexandra Barosa Pereira e Diana Vieira
- ICF Global Coaching Study
Quer saber mais sobre este tema?
Na Macro Consulting apoiamos a gestão da sua empresa de forma transversal com vista a garantir melhorias na performance operacional e financeira.
Com o nosso conhecimento em finanças, sistemas de informação, gestão de risco, operações e recursos humanos, trabalhamos em conjunto com a empresa para identificar oportunidades de melhoria nas mais diversas vertentes.