Problemas… Uma palavra comum na realidade empresarial. Por isso, torna-se inevitável começar este artigo com uma pergunta:
Conhece alguma empresa que não tenha problemas?
Provavelmente a sua resposta foi não…
Diariamente as empresas deparam-se com problemas, alguns dos quais complexos, que impedem o seu crescimento. Falta de dinheiro e liquidez, limitação de recursos, falta de conhecimento de gestão ou não utilização de ferramentas de gestão são alguns exemplos de problemas que afetam todas as empresas.
Sendo estes problemas comuns a todas as empresas, como podem ser resolvidos? Apresentamos 3 dicas que partilhamos e utilizamos com os nossos clientes.
1. SIMPLIFICAR
PROBLEMAS COMPLEXOS. SOLUÇÕES SIMPLES.
Na Macro Consulting acreditamos que não há nenhum problema, por mais complexo que seja, que não tenha uma solução. E a verdade é que, na grande maioria dos casos, a solução é bastante simples (as empresas é que tendem a complicar!).
Pensar em soluções complexas ou ferramentas complexas pode resultar no curto prazo mas são ineficientes (ou mesmo esquecidas) no médio/longo prazo. Lembrem-se: quanto mais difícil de concretizar, maior a probabilidade de não ser feito.
Por isso, o mais importante é simplificar. Tal como Jack Welch refere:
Sobrestima-se invariavelmente a complexidade da gestão. Mas gestão não é astrofísica – a verdade é que é uma das profissões mais simples do mundo.
2. PLANEAR
Conhecer a empresa, a sua cultura e o seu modelo de negócios é “meio caminho” andado para o sucesso. Para concluir este caminho, é fundamental planear.
Planear é definir, com antecedência, o que deve e como deve ser feito. Para isso, é fulcral definir o principal propósito da empresa e quais os seus objetivos.
Com planeamento e respetivos objetivos, torna-se possível:
- Fazer com que as tarefas aconteçam;
- Melhorar a comunicação dentro da empresa;
- Favorecer a coordenação de atividades;
- Aumentar a motivação;
- Favorecer comportamentos colaborativos e participativos;
- Desenvolver mecanismos de controlo.
3. EVOLUIR
Cada vez mais as empresas são “bombardeadas” com informação e novos desafios. A evolução tecnológica faz com que o mercado e os consumidores procurem novas tendências, obrigando as empresas a adaptarem-se para solucionarem os seus problemas.
Tendo em conta que o tempo é escasso, é fundamental utilizar novas ferramentas. Isso irá permitir-lhe responder aos desafios e adaptar a empresa à nova realidade, ganhando tempo e dinheiro. Nunca se esqueça que a aprendizagem deve ser feita de forma constante e contínua. Só dessa forma conseguimos evoluir.