O Vale incubação, medida de apoio integrada no Portugal 2020 cujas candidaturas se encontram a decorrer até ao dia 29 de Setembro de 2017. Este tem como objetivo apoiar projetos simplificados de empresas com menos de 1 ano e que pretendam obter apoios através da contratação de serviços de incubação prestados por incubadores previamente acreditadas.
À semelhança dos outros apoios prestados no âmbito do Portugal 2020, e para além dos critérios gerais de elegibilidade exigidos nos planos de candidatura do Portugal 2020, o vale incubação tem como requisitos específicos o facto de a empresa que se candidata não poder ter projetos aprovados nas prioridades de investimento referentes à área da Inovação Produtiva.
Este vale visa apoiar o investimento no que diz respeito à aquisição de serviços de incubação na área do empreendedorismo, imprescindíveis ao arranque da empresa.
Alguns serviços do Vale Incubação
- Serviços de gestão: apoio na definição do modelo de negócios, acompanhamento ao nível da gestão operacional e tutoria/mentoria;
- Serviços de marketing: apoio na estruturação da estratégia de marketing a desenvolver, apoio na divulgação dos produtos ou serviços oferecidos ou até mesmo apoio no processo de internacionalização;
- Serviços jurídicos como esclarecimento e apoios em matéria jurídica;
- Desenvolvimento de produtos e serviços: apoio à digitalização de processos de negócios e apoio à proteção de direitos de propriedade intelectual;
- Serviços de financiamento: apoio a candidaturas a concursos de empreendedorismo e inovação ou apoio no contacto com investidores e entidades financeiras.
Este são alguns dos serviços que podem ser enquadrados no vale de incubação que tem como beneficiários micro e pequenas empresas de qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica.
QUAL O VALOR DESTE INCENTIVO?
A taxa de incentivo é de 75% a fundo perdido, podendo este incentivo ascender até €5.000. De salientar que o plano de incubação tem no máximo o prazo de duração de 12 meses.
Em suma, este é uma opção válida para as empresas que estão a iniciar a atividade e que queiram alavancar o seu negócio.