O Vale Incubação é um dos mais recentes Vales Simplificados do Portugal 2020.
São suscetíveis de apoio ao Vale de Incubação, projetos simplificados de empresas com menos de 1 ano na área o empreendedorismo que pretendam apoios através da contratação de serviços de incubação prestados por incubadoras de empresas previamente acreditadas.
Destina-se a projetos de novas empresas, geradas por um empreendedor ou equipa de empreendedores, em atividades relacionadas com indústrias criativas e culturais, e/ou setores com maior intensidade de tecnologia e conhecimento ou que valorizem a aplicação de resultados de I&D na produção de bens e serviços.
Para este efeito, as entidades prestadoras de serviços de incubação deverão incubar fisicamente as startups abrangidas pelo vale incubação, desenvolvendo com elas um plano de incubação que traduza uma atuação integrada nas seguintes áreas:
- Serviços de Gestão
- Serviços de Marketing
- Serviços de Assessoria Jurídica
- Desenvolvimento de produtos e serviços
- Serviços de Financiamento
Quem se pode candidatar?
Micro, pequenas e médias empresas (PME) com menos de 1 ano de atividade e inseridas em atividades económicas relacionadas com indústrias criativas e culturais, e/ou setores com alta intensidade de tecnologia e conhecimento ou ainda que valorizem a aplicação de resultados de I&D na produção de novos bens e serviços.
Qual o valor do Incentivo?
O valor do incentivo do Vale Incubação pode ir até €7.500 a fundo perdido (incentivo não reembolsável). A taxa de incentivo que incide sobre as despesas elegíveis é de 75%.
Quais os investimentos elegíveis?
São suscetíveis de apoio ao Vale Incubação, durante um período de 12 meses, os projetos individuais que visem o investimento num plano de incubação com pelo menos um dos seguintes pontos:
- Serviços de Gestão:
- Apoio na consolidação do modelo de negócios;
- Acompanhamento na gestão operacional do negócio (incluindo gestão comercial, planeamento financeiro e controlo de gestão);
- Tutoria e capacitação na gestão;
- Serviços de Marketing:
- Apoio na estruturação da estratégia de comunicação/marketing;
- Apoio na divulgação da atividade, produtos e serviços;
- Apoio na estruturação/consolidação do processo de internacionalização;
- Serviços de Assessoria Jurídica
- Desenvolvimento de produtos e serviços:
- Apoio à digitalização de processos de negócios;
- Apoio à proteção/valorização de direitos de propriedade intelectual;
- Serviços de Financiamento:
- Apoio a candidaturas a concursos de empreendedorismo e inovação;
- Apoio no contacto com investidores e entidades financeiras.
Que critérios de elegibilidade devo cumprir?
De uma forma resumida, este incentivo está destinado a todas as micro, pequenas e médias empresas. No entanto, destacamos os principais requisitos de elegibilidade:
- Corresponder a uma empresa criada há menos de 1 ano;
- Não ter qualquer candidatura aprovada ou em fase de decisão na mesma tipologia de investimento (Exemplos: Empreendedorismo Qualificado e Criativo, Inovação Produtiva ou Vale Empreendedorismo);
- Demonstrar que o modelo de negócio traduz uma atividade inovadora e de valor acrescentado;
- Apresentar um Business Model Canvas em anexo à candidatura;
- Comprometer-se a apresentar até à apresentação do 1º pedido de pagamento de incentivo, um plano de incubação a desenvolver com a incubadora através do seu gestor operacional, correspondendo este a uma concretização, calendarização e quantificação de uma intervenção integrada nas 5 áreas de serviço previstas.
Quer saber se se pode candidatar ao Vale Incubação?
Fale connosco. Sem compromisso.
Download resumo