Os setores e indústrias são continuamente perturbadas por novas tendências e inovações e a indústria do turismo não é exceção a isso. Acompanhar essas tendências emergentes do turismo pode ajudar as empresas a manterem-se competitivas e a ir de encontro às necessidades e procura dos clientes. No entanto, com a pandemia covid-19, algumas dessas necessidades evoluíram, as prioridades mudaram e surgiram requisitos inteiramente novos.
Independentemente da área do setor de turismo que a empresa integra, é necessário manter-nos sempre atualizados sobre gostos e aquilo que é mais procurado pelos clientes. Conceitos e produtos saem de moda, sendo substituídos por elementos mais modernos que acabam a conquistar mais o mercado. Novos destinos, novas tecnologias e meios de transporte causaram grandes mudanças no setor. Por isso, a adoção antecipada de novas tendências é extremamente importante.
Próximas tendências turísticas: fatores que influenciam
Uma tendência pode ser definida como uma mudança generalizada na situação ou comportamento, uma mudança de rumo em relação ao que estava previamente definido.
No turismo, uma série de desenvolvimentos diferentes levaram a mudanças no comportamento do consumidor e, consequentemente, nos processos de negócios, sendo estes desenvolvimentos responsáveis pelo aparecimento/formação de novas tendências turísticas.
Um desses desenvolvimentos foi uma mudança fundamental na forma como a tecnologia é usada, especialmente no que diz respeito à inteligência artificial. Isto levou ao aumento da adoção de robótica e tecnologia alimentada por IA (inteligência artificial) em hotéis e similares. Também levou a mudanças no comportamento do cliente por meio do aumento do controle de voz e da pesquisa por voz.
A pandemia COVID-19 colocou o foco em higiene, segurança e serviços locais em vez de internacionais, ao mesmo tempo que aumentou o uso de pagamentos sem contato e trabalho remoto. Enquanto isso, as preocupações ambientais aumentaram a abordagem local de muitos clientes e deram origem a tendências relacionadas a alimentos orgânicos e viagens ecológicas.
Tendências Turísticas Gerais e “Relacionadas” com a COVID
É importante seguir as tendências atuais do turismo em resposta às crescentes ações do consumidor como resultado da pandemia. No entanto, a maioria dos padrões surgiu de mudanças mais gerais no comportamento do cliente.
Tendências de Turismo de Segurança e Higiene
Quer se trate de companhias aéreas, cruzeiros, hotéis, restaurantes ou bares, desde a chegada da COVID, as normas de segurança e higiene têm sido absolutamente primordiais. Com isso em mente, há uma série de tendências turísticas relacionadas com essa realidade, designadamente o aumento da limpeza, cadeiras socialmente distantes, fornecimento de gel para as mãos e aplicação de máscaras em alguns ambientes.
Esta é também uma parte vital do marketing turístico, com as empresas a necessitar de expor as suas políticas de higiene e segurança e quais as medidas que implementaram para manter os clientes seguros (física e mentalmente). As pessoas ficaram mais relutantes em viajar, fruto do medo da pandemia, por isso precisam de ser persuadidas de que é seguro.
Maior ênfase no lazer
A COVID forçou os países a adotarem restrições a viagens, enquanto muitas empresas têm permitido aos funcionários o teletrabalho com reuniões remotas. Como resultado, os eventos de negócios foram particularmente afetados e uma das tendências do turismo resultante foi a mudança de foco para clientes de lazer.
Mudança de internacional para local
As várias restrições de viagens e a relutância de muitas pessoas em viajar para o exterior significam que muitos na indústria do turismo tenham que direcionar o seu foco nos clientes locais, ao invés dos internacionais. Isso não significa desistir totalmente dos viajantes internacionais, mas provavelmente exigirá uma mudança das principais estratégias de marketing.
Com os hotéis, pode ser melhor destacar os tipos de instalações que podem atrair o mercado local, como o seu restaurante, o ginásio, a rede Wi-Fi e até mesmo o fato de que os seus quartos de hotel podem ser para trabalho remoto. As companhias aéreas e as empresas de gestão de turismo também podem precisar mudar de marcha e priorizar os turistas domésticos.
É importante lembrar que os clientes locais também têm menos probabilidade de cancelar, pois eles terão apenas que prestar atenção às restrições locais e não terão a mesma probabilidade de entrar em quarentena após a visita.
Crescimento de pagamentos sem contato
Pagamentos sem contato têm sido a norma quando se trata de tecnologia no turismo já há algum tempo, mas o surgimento de opções como Google Pay e Apple Pay ajudou a levar isso para o próximo nível. Isto significa que os clientes não precisam nem mesmo carregar um cartão de débito ou crédito para pagar refeições, estadias em hotéis, transporte e outros serviços.
Permitir pagamentos sem contato permitiu que as empresas de turismo reduzissem o atrito e aumentassem a velocidade de check-in e check-out. Isso também significa que as mercadorias podem ser pagas rapidamente, incentivando às compras espontâneas. Com o coronavírus, os pagamentos sem contato tiveram a maior procura de sempre, já que a equipa e os clientes geralmente preferem evitar o contacto com o dinheiro.
Próximas tendências gerais de turismo
Há uma variedade de tendências turísticas que se baseiam em mudanças mais gerais no comportamento do consumidor, como a necessidade de alimentos e bebidas saudáveis e orgânicos, sustentabilidade, atendimento personalizado, procura crescente por digitalização e uso de tecnologia.
Pesquisa por voz e controlo de voz
Com os altifalantes domésticos inteligentes crescendo em popularidade, bem como assistentes móveis como Siri, Google Assistant e Bixby, cada vez mais clientes de turismo estão a recorrer à pesquisa por voz. Para quem está na indústria do turismo, é importante captar esses visitantes estruturando o conteúdo do site de forma adequada para que apareça na pesquisa por voz e permita reservas por voz.
As informações turísticas são uma parte fundamental da experiência do cliente com muitas empresas e o controlo de voz e IA pode ser inestimável aqui. Além disso, os quartos de hotel podem incluir altifalantes inteligentes ou outros dispositivos IoT compatíveis com controlo de voz, permitindo aos usuários ligar e desligar dispositivos com mais facilidade ou alterar as configurações em seus quartos.
Tendências de turismo em realidade virtual
A realidade virtual é outra das principais tendências do turismo que “perturbam” a indústria. Por meio de passeios de Realidade Virtual online, os clientes podem experimentar interiores de hotéis, restaurantes, atrações turísticas ao ar livre e muito mais, tudo a partir das suas casas.
Crucialmente, eles são capazes de fazer isso na fase de tomada de decisão do cliente. Essa pode ser a diferença entre os clientes concluírem uma reserva ou desistirem, e a RV era especialmente útil no contexto da COVID onde os clientes podem ter dúvidas e podem precisar de incentivo extra para seguir em frente com os seus planos.
A maioria dos tours de RV modernos também são baseados na web, o que significa que podem ser visualizados em qualquer navegador da web convencional. A qualidade do tour de RV e a extensão da imersão podem ser melhoradas ainda mais por meio de fones de ouvido de RV.
Viagem a solo
As viagens de lazer costumavam ser um assunto de família ou algo que os casais faziam juntos.
Embora esse ainda seja o caso para muitos, mais e mais pessoas optam por viajar sozinhas. Desfrutar de uma viagem a solo não é mais tão incomum e as tendências turísticas refletem cada vez mais isso.
As necessidades dos viajantes individuais são diversas. Alguns simplesmente querem viajar sem a distração de um companheiro. Outros são jovens solteiros em busca de atividades sociais ou para encontrar um parceiro. Alguns idosos viúvos até usam estadias de longa duração em hotéis ou cruzeiros como uma alternativa luxuosa aos cuidados convencionais de idosos. Essas tendências de turismo devem crescer cada vez mais.
Eco Travel
As tendências do turismo são fortemente influenciadas pelas preocupações e costumes da base de clientes.
À medida que uma nova geração se torna cada vez mais relevante no mercado, os ideais que orientam as decisões de compra criam novas tendências de turismo.
As viagens ecológicas são apenas um exemplo dessas tendências turísticas, refletindo uma preocupação crescente entre os viajantes de hoje por opções de turismo éticas e sustentáveis.
A viagem ecológica inclui mudanças simples, como a disponibilidade de créditos de carbono no momento da reserva de um voo ou a opção de alugar um elétrico em vez de um veículo convencional. Exemplos mais sofisticados podem incluir turismo com um elemento voluntário, talvez trabalhando numa reserva natural ou em trabalhos de conservação.
Experiência local
Os turistas de hoje não querem ser isolados dos lugares que visitam dentro de uma bolha cultural. Eles querem e procuram envolver-se, participando diretamente na cultura local. Desde desfrutar da culinária local até celebrar festivais e feriados regionais, as experiências locais estão definidas para se tornarem algumas das principais tendências turísticas a serem observadas.
Personalização
Todos os dias vemos anúncios que surgem nas redes sociais e em alguns outros sites, que estão relacionados com coisas que vimos ou compramos online (cookies). Este é apenas um exemplo de personalização.
O marketing feito de forma eficaz, pode ser aliado a toda e qualquer experiência turística. Os consumidores de hoje esperam experiências que correspondam de perto às suas preferências pessoais, desde destinos a acomodação e os tipos de atividades que eles irão fazer. Quanto mais de perto uma experiência pode ser adaptada aos desejos e expectativas de um cliente, maior será a probabilidade de ele voltar.
Robôs, Chatbots e Automação
Um dos exemplos mais atraentes dessas tendências de turismo em particular chama-se “Connie”, e é a concierge de robôs da rede de hotéis Hilton.
Outros hotéis também aderiram à tendência da equipa de robôs, instalando robôs interativos para lidar com certas tarefas de recepção ou até mesmo fazendo com que sirvam comida e bebida aos visitantes.
Esse tipo de aplicação é novidade, no entanto, está longe de ser o único. Muitos clientes agora reservam as suas viagens e acomodações com a ajuda de chatbots da Internet, especificamente IA sob medida que pode lidar com dúvidas e auxiliar os clientes com informações úteis quando operadores humanos não estiverem disponíveis.
Inteligência Artificial
Assim como os chatbots mencionados acima, a inteligência artificial está a tornar-se cada vez mais importante para a indústria do turismo.
A tecnologia está agora firmemente enraizada no marketing do setor de turismo, sendo que a IA ajuda a personalizar a experiência de encontrar e reservar passeios e viagens. A IA é, também, cada vez mais valiosa em contextos como quartos de hotel inteligentes, identificando as prováveis necessidades dos hóspedes e ajustando o ambiente e os serviços para atender às necessidades e preferências dos hóspedes. A inteligência artificial está a encontrar (e a integrar) apps em todos os lugares, desde atendimento ao cliente até segurança.
As tendências futuras do turismo de IA a serem observadas podem incluir veículos autónomos e guias virtuais de turismo.
Tecnologia de Reconhecimento
A tecnologia de reconhecimento é uma daquelas cada vez mais importantes tendências que se está a espalhar em várias áreas diferentes.
Uma das aplicações mais conhecidas da tecnologia de reconhecimento para um viajante frequente é o banco de portões automáticos em algumas fronteiras. Os portões são capazes de ler os dados do passaporte ou documento de identificação do viajante e combiná-los com o rosto usando uma câmara e tecnologia de reconhecimento facial.
A tecnologia de reconhecimento também é uma das grandes tendências do turismo na indústria da hospitalidade, com o reconhecimento de voz a tornar-se cada vez mais popular como um método de controlo em quartos de hotel inteligentes.
Internet of things (IoT)
A IoT é relevante para muitas tendências de turismo.
Os dispositivos IoT são gadgets equipados com um microprocessador e alguma forma de conectividade digital, permitindo que eles se conectem e sejam controlados a partir da Internet.
Os dispositivos IoT incluem sistemas de aquecimento e refrigeração, sistemas de entretenimento e outros itens frequentemente encontrados em quartos de hotel, dando origem a quartos de hotel inteligentes.
A IoT também é usada para integrar serviços numa ótica de hospitalidade permitindo, por exemplo, que os hóspedes reservem atividades como uma sessão no spa do hotel, nadar na piscina, treinar no ginásio ou solicitar serviços de quarto ou roupa de cama extra por meio de um hub ou aplicativo de smartphone.
Realidade Aumentada (RA)
A Realidade Virtual simula ambientes e experiências inteiras enquanto que a realidade aumentada combina experiências do mundo real e elementos virtuais.
Um exemplo familiar seria o jogo para smartphone Pokémon Go, em que criaturas imaginárias são sobrepostas em imagens em tempo real do ambiente do jogador.
Na indústria do turismo, isso é obviamente muito útil. Os aplicativos de smartphone com RA podem mostrar aos turistas informações sobre a área que estão a explorar. Podem ser detalhes históricos sobre edifícios e pontos de referência ou listas e menus de locais de entretenimento e restaurantes locais. Os museus usam cada vez mais a RA, permitindo que os visitantes vejam os artefatos com a sua aparência original como uma sobreposição virtual.
Alimentos Saudáveis e Orgânicos
A alimentação saudável e o tipo de comida consumida pelos turistas costumavam ser antónimos na mente de muitos viajantes, e os feriados tradicionalmente representavam uma oportunidade de interromper a dieta.
Os viajantes de hoje sabem que delicioso e nutritivo não são conceitos exclusivos. A procura por uma excelente cozinha com vista a uma melhor nutrição e saúde, está a impulsionar as as novas tendências do turismo.
O turista moderno quer saber que aquilo que come é tão saudável quanto delicioso. O movimento de alimentos orgânicos também está a afetar as tendências do turismo, com mais restaurantes e hotéis oferecendo opções orgânicas.
Experiência do Cliente 2.0
A experiência do cliente sempre foi fundamental para a indústria do turismo.
Com novas tecnologias e uma gama cada vez maior de opções para os turistas, aprimorar a experiência do cliente nunca foi tão vital.
Em última análise, a experiência do cliente é o que vai fazer crescer ou diminuir o negócio.
O ajuste da experiência pode fazer a diferença entre criar um cliente fiel que impulsiona os seus negócios por meio do boca a boca e um que desiste na fase de reserva. Tudo, desde a interface da web onde os seus clientes reservam as viagens até ao último dia, deve ser o mais agradável possível.
Fontes consultadas:
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