
À medida que entramos em 2023, é importante as empresas estarem atualizadas sobre as tendências de marketing para se manterem competitivas e atraírem clientes.
O marketing é uma parte vital para o sucesso de qualquer negócio. O trabalho do marketeer é identificar potenciais clientes e torná-los conscientes dos produtos e/ou serviços para que os consumidores os possam adquirir. Este trabalho pode ser elaborado por canais tradicionais como a televisão, imprensa e rádio, mas também por canais de comunicação digital como o Facebook e o Instagram.
As tendências de marketing podem mudar rapidamente e é impossível prever com certeza quais serão as tendências futuras. No entanto, neste artigo, exploramos algumas das tendências atuais e potenciais que irão moldar o futuro do marketing em 2023.
Principais tendências de Marketing para 2023
Inteligência Artificial
A inteligência artificial (IA) é uma tecnologia que muda a forma de fazer negócios e pode ajudar as empresas a tomar decisões e a melhorar o serviço ao cliente. Como tal, é importante que os profissionais de marketing compreendam como funciona a IA.
As empresas utilizam a tecnologia da IA para personalizar o conteúdo para os seus clientes, o que significa que são capazes de se envolverem com eles de forma mais eficaz e proporcionar uma melhor experiência. O envolvimento do cliente é uma parte chave do crescimento do negócio, portanto, se quiser que a sua marca, produto, ou serviço se destaque das ofertas da concorrência, então considere implementar inteligência artificial na sua estratégia de marketing.
Espera-se que a IA desempenhe um papel mais importante no marketing em 2023. Esta pode ser usada para analisar dados de clientes e fazer previsões sobre o seu comportamento, permitindo que as empresas enviem mensagens de marketing mais personalizadas e direcionadas. A IA também pode ser usada para automatizar determinadas tarefas de marketing, como o email marketing e a gestão de redes sociais, libertando tempo para se concentrarem em estratégia e criatividade.
Marketing em vídeo
O vídeo marketing é a forma mais eficaz de atingir o público-alvo. Um estudo do Pew Research Center de 2016 concluiu que as pessoas têm mais probabilidades de partilhar vídeos do que qualquer outro tipo de conteúdo.
Os anúncios de vídeo também podem ser extremamente eficazes na condução de tráfego e conversões, especialmente quando combinados com outras estratégias de marketing digital, como boletins informativos por email ou mensagens nas redes sociais.
O vídeo continua a ser uma ferramenta de marketing poderosa e não desaparecerá tão cedo. Na verdade, espera-se que se torne ainda mais importante em 2023. Com o surgimento de plataformas como o TikTok e a crescente popularidade da transmissão ao vivo, as empresas precisarão de incorporar o vídeo nas suas estratégias de marketing para atingir e envolver a sua audiência.
Se procura formas de aumentar o conhecimento da marca e fidelizar os clientes, recorra a marketing por vídeo, assim aumentará as conversões com anúncios em vídeo — Quando se trata de aumentar as taxas de conversão, nada supera uma grande campanha publicitária!
Personalização
A personalização já é uma tendência há algum tempo, mas espera-se que se torne ainda mais importante em 2023.
É possível personalizar a experiência de cada cliente individual, oferecendo-lhe uma experiência digital única que se adapta às suas necessidades. Com a proliferação de dados e tecnologias avançadas como a automatização, machine learning e a IA, as empresas poderão oferecer experiências ainda mais personalizadas aos seus clientes.
A personalização pode ser realizada por voz, vídeo e texto e pode até criar experiências personalizadas para grupos específicos de clientes, com base na sua localização ou informação demográfica e incluir emails personalizados, recomendações de produtos e publicidade direcionada.
A personalização é importante porque permite entregar mensagens personalizadas com base no que os clientes querem — e não apenas no que não querem!
Experiência Omnichannel
A experiência Omnichannel é a capacidade de ligar um cliente através de todos os canais, incluindo na loja física e online. É um conceito que já existe há algum tempo, mas que está agora a tornar-se mais amplamente utilizado pelos retalhistas que querem proporcionar uma experiência sem falhas aos seus clientes.
De modo a alcançar a integração omnichannel, é necessária uma equipa integrada que trabalhe em tudo, desde o serviço ao cliente até às operações de marketing e vendas. Deve também ter objetivos claros para que todos saibam o que procuram quando trabalham dentro de cada departamento — isto irá ajudá-los a trabalhar em conjunto mais eficazmente do que se não houvesse nenhuma estrutura ou direção.
Outro aspeto chave para criar uma excelente experiência omnichannel é assegurar que a sua imagem de marca foi unificada em todos os canais; isto significa assegurar a consistência entre o conteúdo do seu website (site de comércio eletrónico), feeds/posts das redes sociais, etc., para que os utilizadores se sintam à vontade para comprar produtos de onde quer que estejam a fazer compras online.
Marketing omnichannel: Chegar aos clientes através de uma variedade de canais, incluindo e-mail, meios de comunicação social, website, e interações presenciais, pode ajudar a criar uma experiência de marca coesa e assegurar que se pode ligar ao seu público onde quer que ele esteja.
Otimização da pesquisa de voz
No futuro, a pesquisa de voz será a principal forma de pesquisa de faturas.
Como procuramos as coisas mudou ao longo do tempo e esta tendência continuará a crescer. O software de reconhecimento de voz já está disponível em muitos dispositivos, incluindo smartphones e altifalantes inteligentes, pelo que é apenas uma questão de tempo até que estas tecnologias sejam integradas na nossa vida quotidiana.
O software de reconhecimento de voz é mais preciso do que escrever, porque pode compreender palavras mesmo quando são ditas silenciosamente ou a velocidades diferentes umas das outras (como quando alguém fala mais depressa do que outra pessoa). Isto significa conseguir encontrar o que precisa muito mais depressa do que se tivesse de escrever uma frase inteira usando um teclado! Significa também que não há necessidade de palavras-chave especiais de qualquer tipo.
Com o crescimento do uso de assistentes de voz, o marketing de voz pode ser uma tendência importante em 2023. Isso inclui otimizar o conteúdo para ser facilmente acessível por meio de comandos de voz e otimizar as campanhas publicitárias para esses dispositivos.
Chatbots
Os Chatbots são uma ótima forma de comunicar com os clientes. Como representante de serviço ao cliente ou vendedor, pode utilizar os chatbots como assistentes de IA que ajudam a resolver problemas e guiam os seus clientes através do processo de obtenção do que desejam.
Os Chatbots também podem ser utilizados para a geração de leads. Pode ter ouvido falar de como os bots do Facebook Messenger ajudaram a gerar mais de mil milhões de dólares em receitas para o arranque do chatbot Vocalpoint no ano passado, mas este tipo de tecnologia generaliza-se: A Amazon tem utilizado-la para vender produtos na sua plataforma desde 2016; o Google lançou o seu próprio assistente de conversação chamado “Google Home” no ano passado.
Automatização do Marketing
A automatização do marketing é a utilização de software para automatizar as operações de marketing. Pode ser utilizado para gerir a geração de leads, a gestão de leads, a alimentação e pontuação de leads, bem como as relações com clientes e a retenção de clientes.
A automatização do marketing é uma ferramenta valiosa para os marketeers utilizarem no seu trabalho. Permite-lhe gerar leads rapidamente sem ter de gastar tempo a gerir cada relação individual manualmente ou a enviar manualmente e-mails com ofertas e promoções cada vez que os quer na sua lista. Também lhe permite analisar dados de campanhas anteriores, de modo que seja mais fácil para si, manter um registo de quantas pessoas foram alcançadas através de vários canais (e-mail marketing vs, redes sociais).
Marketing de Influência
Marketing de influenciaé uma boa forma de atingir o seu público-alvo. Os Influenciadores podem ajudá-lo a atingir novos públicos e aumentar o conhecimento e o envolvimento da marca. Procure encontrar influenciadores que se alinhem com os valores da sua marca.
Influenciadores são pessoas, com grandes seguimentos nas redes sociais e influenciam os seus seguidores através da partilha de conteúdos específicos para os seus interesses — o que significa que provavelmente partilharão também informações relevantes sobre produtos ou serviços relacionados com os seus! Podem também publicar revisões de produtos ou serviços de que gostem, por isso consultem estas revisões antes de as divulgarem em demasia!
O marketing de influência, no qual as empresas se associam com os meios de comunicação social para promover os seus produtos ou serviços, deverá continuar a ser uma tendência popular em 2023. Contudo, com o escrutínio crescente de seguidores falsos e parcerias pagas, será importante que as empresas escolham cuidadosamente os seus influenciadores e assegurem que as colaborações sejam autênticas e transparentes.
Conteúdo interativo
O conteúdo interativo, como quizzes, inquéritos e sondagens, é uma ótima forma de envolver a sua audiência e recolher dados valiosos sobre ela. Em 2023, espera-se que mais empresas incorporem conteúdo interativo nas suas estratégias de marketing para aumentar o envolvimento dos clientes e construir relações mais sólidas com a sua audiência.
Para além do conteúdo interativo, as empresas procurarão também criar experiências interativas para os seus clientes em 2023. Isto poderia incluir experiências de realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR), bem como outras tecnologias imersivas. Estas experiências interativas podem ajudar as empresas a destacar-se e proporcionar aos clientes experiências únicas e memoráveis.
Conclusão
Este é um momento emocionante para os marketeers, com muitas oportunidades de criar valor e fazer nome para si próprios. Com o crescente número de canais disponíveis e tecnologia mais poderosa à disposição, é mais fácil do que nunca chegar às pessoas de novas formas.
No entanto, existem algumas tendências comuns que podemos esperar que se avance para a próxima década. Uma é que o marketing de conteúdos continuará a ser uma das estratégias mais eficazes para alcançar audiências online e offline; outra é que as redes sociais continuarão a ser uma parte importante dos esforços de marketing digital (e não apenas como uma plataforma de anúncios). Há também muitas outras tendências dignas de nota: incluindo chatbots e inteligência artificial, que prometem novas experiências excitantes, mas que podem demorar algum tempo até se tornarem ferramentas correntes na nossa vida quotidiana.
Essas são apenas algumas das tendências que podem ser relevantes para o marketing em 2023. É importante observar que essas tendências podem mudar com o tempo e é importante ficar atento às mudanças no mercado e no comportamento do público-alvo.
Em 2023, podemos esperar ver um maior enfoque na defesa do cliente, ou a prática de encorajar os clientes a promover os produtos, ou serviços de uma empresa nas suas redes. Isto poderia incluir a utilização de revisões e testemunhos de clientes em campanhas de marketing, bem como a criação de programas de referência de clientes. Ao transformar os clientes em defensores, as empresas podem aproveitar o poder do marketing boca-a-boca e alcançar um público mais vasto.
Em suma, a personalização, o conteúdo interativo, o vídeo marketing, a IA, o marketing influente, as experiências interativas, e a defesa do cliente, são tendências de marketing importantes esperadas em 2023. Ao manter-se atualizado sobre estas tendências e ao incorporá-las na sua estratégia de marketing, poderá posicionar o seu negócio para o sucesso no próximo ano.
FONTES:
- https://www.communitymanager.pt/tendencias-marketing-digital/
- https://eco.sapo.pt/2022/12/19/marketing-trends-2023/
Já assistiu aos nossos webinars sobre Liderança?
Deixamos abaixo dois webinars sobre Liderança que irão ajudar a melhorar a sua performance enquanto líder bem como a gerar mais confiança.
Artigos recomendados
Caro cliente e parceiro | Carta de 2024
Caro Cliente e Parceiro, Na minha caminhada/desenvolvimento pessoal ao longo destes anos, tenho procurado ser cada vez mais disciplinado e criar hábitos de excelência que nos permita – a mim, às “minhas” Pessoas e à Macro Consulting – atingir o “SUCESSO”. Para os mais atentos, provavelmente repararam no “pormaior” (e não “pormenor”) na palavra SUCESSO…
Como Melhorar a Tesouraria da Minha Empresa?
A saúde financeira de uma empresa é vital para a sua sobrevivência e crescimento sustentável. No cerne dessa estabilidade financeira reside a gestão eficiente da tesouraria, que desempenha um papel crucial na administração dos recursos disponíveis. Num cenário empresarial dinâmico e desafiador, é imperativo que as organizações adotem estratégias proativas para melhorar a tesouraria e,…
Macro Trend – Tendências Setor do Desporto
Sendo o setor do desporto bastante diverso, podemos encontrar vários tipos de tendências no meio desportivo, estando estas, geralmente, associadas a avanços tecnológicos e mudanças sociais que alteram as necessidades dos consumidores. Desde o fabrico de equipamentos desportivos ao próprio consumo dos espetáculos desportivos, passando pelo treino dos atletas e as próprias modalidades, muito tem…