Confira as tendências da indústria de beleza para 2023 e saiba quais são os principais lançamentos, inovações e desenvolvimentos que moldam o mercado. Com informações relevantes e atualizadas, este artigo oferece um panorama completo das tendências da indústria de beleza para o próximo ano.
A indústria de beleza tem-se expandido aceleradamente nos últimos anos, e prevê-se que a tendência seja no mesmo sentido, numa perspetiva futura. Desta forma, a procura crescente, ao longo dos últimos anos, associada ao setor deve-se, principalmente, devido à conjugação de dois fatores: a maior consciencialização sobre a importância da saúde e do cuidado pessoal e, também, uma maior disponibilidade de produtos e serviços.
Tendências da indústria de beleza para 2023
Desta forma, existem vários fatores basilares que fundamentam a previsão de uma tendência de crescimento constante em toda a envolvente de beleza e estética, entre eles:
Maior consciencialização sobre saúde e bem-estar mental
Esta questão foi fortemente afetada por diversos fenómenos sociais, políticos e económicos — quer pela pandemia COVID-19, quer pela guerra recente Ucrânia-Rússia, quer por outros fenómenos que sucedem diariamente a uma escala global — que têm contribuído e serviram de alerta acerca da importância da saúde mental e emocional, prevendo-se assim que este continuará a ser um assunto que estará sempre na ordem do dia e será cada vez mais alvo de debate.
Produtos e serviços baseados na ciência
O tema dos produtos e serviços com base nas ciências da nutrição, da genética e da tecnologia tem sido cada vez mais usual, visto que serve, muitas vezes, como ponto de partida para o desenvolvimento de produtos e serviços personalizados para as necessidades individuais.
Maior foco na saúde e beleza holística
Os consumidores, cada vez mais, procuram mais formas e vias para cuidar de si mesmas, incluindo cuidados com o corpo, mente e espírito.
Maior número e acessibilidade a serviços de beleza não invasivos
São cada vez mais comuns os procedimentos estéticos não invasivos, nomeadamente, tratamentos a laser e terapias com células-tronco (consiste numa estratégia terapêutica para tratar condições neurológicas, vasculares e autoimunes graves, sendo que o objetivo da sua aplicação consiste em substituir as células mortas ou danificadas no corpo, levando a uma melhoria que não seria possível com a medicina convencional), e tornam-se cada vez mais populares e acessíveis.
Crescimento no setor digital
O setor de beleza está cada vez mais presente no digital, quer na venda de produtos wearable (relógios desportivos, smartwatches, dispositivos que monitorizam a performance de atletas e que se podem agregar a coletes/camisolas desportivos, entre outros), quer ao nível de serviços de ajuda, consultoria, aconselhamento e acompanhamento via apps disponibilizadas para smartphones.
Crescimento da indústria do spa e do turismo de bem-estar
Prevê-se que o setor dos spa e turismo de bem-estar também apresente uma tendência de crescimento, tendo em conta a procura crescente pelos mais diversos tratamentos de bem-estar, como massagens, terapias de água e tratamentos de saúde holísticos e, também, tratamentos antienvelhecimento.
Cada vez mais é o número de empresas que se comprometem com a manutenção de certos níveis de sustentabilidade, através da utilização de embalagens, produtos e ingredientes mais amigáveis para o meio ambiente, e promovendo práticas éticas na produção e distribuição dos seus produtos e serviços.
Conclusão
É possível aferir que alguns dos principais desenvolvimentos na indústria de beleza para 2023, incluem: maior variedade de produtos orgânicos e naturais (no âmbito da sustentabilidade), maior variedade de tratamentos de beleza (procedimentos estéticos não invasivos como laser), crescimento no uso de tecnologia para acompanhar e melhorar o bem-estar (apps de bem-estar e dispositivos que permitem ser utilizados como se de uma peça de roupa normal se tratassem), maior incentivo ao auto cuidado (nomeadamente no que concerne à saúde mental e emocional) e, também, maior diversidade de produtos e serviços destinados a diferentes grupos de pessoas e faixas etárias (bem-estar para crianças e idosos).
Outro fator que deterá bastante relevância, não só no setor da beleza, mas também transversal a muitas outras áreas, é a preocupação com a utilização de métodos e fatores de produção que não estejam ligados a questões de maus tratos a animais e, simultaneamente, não estabelecer parcerias de negócio com agentes, que estejam ligados a essa problemática, seja de que forma for. Desta forma, será cada vez mais importante ter em conta esse fator no processo de produção, revenda, distribuição, etc. e, consequentemente, ações de combate à violência/maus tratos a animais só irão beneficiar e melhorar a imagem e reputação das marcas e, consequentemente, daí advirão externalidades positivas para as marcas e empresas em questão.
Concluindo, de forma geral, estas irão ser as tendências da indústria do bem-estar e beleza para este novo ano 2023. Contudo, há que ter em conta que as tendências podem mudar rapidamente e é sempre importante estar alerta para as novidades e novas trends, para estar “à frente do tempo” comparativamente à concorrência e ao mercado em geral. Ainda assim, é importante destacar que tendências variam de país para país e de região para região, dependendo de toda a envolvente.
FONTES:
- https://beautyindependent.com/
- https://wwd.com/beauty-industry-news/
- https://www.allure.com/beauty-trends
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