O conceito de telecomunicação engloba todos os tipos de comunicação à distância, como por exemplo chamadas telefónicas.
Portugal tem um mercado de telecomunicações moderno e flexível e uma grande diversidade de empresas de comunicações, sendo este um setor fulcral para a economia portuguesa e para a qualidade de vida dos portugueses.
O ano de 2020 ficou marcado pelo significativo impacto da COVID-19 na utilização das comunicações eletrónicas e dos serviços postais, tendo também provocado uma diminuição do roaming internacional e acentuou a erosão de consumos tradicionais, como SMS e correspondências. Verificou-se um crescimento intenso do tráfego das telecomunicações e das encomendas à distância, sendo esta alteração de comportamento por parte dos consumidores algo que deverá permanecer no futuro próximo.
Este é um setor em rápida transformação, não só devido ao aparecimento da pandemia, mas também devido às mudanças estruturais verificadas em vários setores no sentido da digitalização. Sendo assim, apesar de 2022 se ter revelado um ano bastante conturbado e instável, nomeadamente devido ao início da guerra entre a Rússia e a Ucrânia, elevada inflação e dificuldades de fornecimento de matérias-primas, é possível indicar algumas tendências para o ano de 2022 e o futuro próximo.
As tendências do setor das Telecomunicações estão associadas ao crescimento do 5G, conectividade, internet das coisas, inteligência artificial e machine learning, e cibersegurança.
Algumas tendências para o setor das Telecomunicações
Conectividade
A conexão entre os nossos dispositivos permite que façamos coisas inimagináveis no passado, tal como trabalhar ou produzir remotamente.
Em 2021, era de esperar que o número de dispositivos instalados aumentasse em 31 mil milhões por todo o mundo, pelo que este é claramente um setor em crescimento. As empresas de telecomunicações têm então a oportunidade de desenvolver relações com produtores de dispositivos e criar aplicações inovadoras que geram receita com soluções da Internet das Coisas. A Internet das Coisas no ramo industrial utiliza uma rede de dispositivos para obter informação acerca da eficiência dos processos produtivos, o que reduz o tempo de inatividade das máquinas, promove eficiência energética e agiliza os processos.
Internet das Coisas (IoT)
Internet das Coisas é um conceito que se refere à interconexão digital de objetos quotidianos com a internet, conexão dos objetos mais do que das pessoas.
A Internet das Coisas é uma das principais tendências em telecomunicações, prometendo revolucionar o mercado de telecomunicações no futuro próximo. Apesar de poder existir um investimento inicial elevado, a sua implementação permite que cada vez se desenvolvam mais empresas de automação, através da criação de dispositivos inteligentes e da crescente conectividade entre os mesmos.
Os dispositivos associados à Internet das Coisas têm impacto sobre quase todos os setores da economia. Têm a capacidade de melhorar a qualidade de vida da população e permitem que as empresas aumentem os seus resultados e sistemas de gestão.
Inteligência Artificial e Machine Learning
Inteligência artificial corresponde à capacidade que uma máquina para reproduzir competências semelhantes às humanas como é o caso do raciocínio, a aprendizagem, o planeamento e a criatividade. Machine Learning corresponde à execução de algoritmos que criam de modo automático modelos de representação de conhecimento com base num conjunto de dados.
Estes dois conceitos são essenciais para a automação ser possível.
A transformação digital exige que sejam extraídas informações significativas dos dados, obtidos através dos dispositivos associados à Internet das Coisas. Ao mesmo tempo, a expansão e a crescente complexidade da internet criam a necessidade de altas velocidades e baixas latências, promovendo o desenvolvimento de novas soluções de gestão da conexão à internet.
Cibersegurança
O número crescente de ciberataques e dispositivos associados à Internet das Coisas de baixa segurança, novas vulnerabilidades de hardware da unidade de processamento central e a crescente dependência da infraestrutura de computação fazem dos riscos de segurança um dos principais desafios que o setor das telecomunicações enfrentará no futuro próximo.
Cibersegurança
- https://www.startus-insights.com/innovators-guide/top-10-telecom-industry-trends-innovations-in-2021/
- https://www.delphix.com/blog/top-4-trends-dominating-telecom-industry
Quer saber mais sobre este tema?
Na Macro Consulting apoiamos a gestão da sua empresa de forma transversal com vista a garantir melhorias na performance operacional e financeira.
Com o nosso conhecimento em finanças, sistemas de informação, gestão de risco, operações e recursos humanos, trabalhamos em conjunto com a empresa para identificar oportunidades de melhoria nas mais diversas vertentes.