Financiamento através
    de Apoios e Incentivos

    Os recursos financeiros são escassos e a gestão dos mesmos revela-se fulcral para atingir o sucesso.
    Um dos principais problemas que as empresas enfrentam, passa pela falta de financiamento disponível designadamente para o investimento em fundo de maneio, tesouraria, ativos fixos tangíveis e intangíveis, stocks ou pagamentos a fornecedores e funcionários.

    Conhecemos várias opções no mercado para financiar empresas e projetos que vão desde o financiamento tradicional até a fundos comunitários como Portugal 2020 ou capital de risco como Portugal Ventures.

    Na Macro Consulting damos apoio completo na obtenção de financiamento em qualquer fase do ciclo de vida das empresas.

    Como atuamos?

    Diagnóstico Macro
    Diagnóstico de Necessidades
    Análise inicial para identificar as necessidades da empresa e enquadrar o projeto no melhor apoio ou incentivo.
    Pré Avaliação Macro
    Avaliação do potencial do projeto
    Após identificação do financiamento ou incentivo, avaliamos o potencial de aprovação do projeto para garantir o seu sucesso.
    Fase de Candidatura - Macro
    Fase de Candidatura
    Realização da candidatura e respetiva informação suporte designadamente Estudos de Mercado, Plano Financeiro e Plano de Negócios.
    Acompanhamento e Negociação - Macro
    Acompanhamento e Negociação
    Esclarecimento de dúvidas e apresentação de documentação às entidades responsáveis e negociação e acompanhamento ao longo de todo o processo.

    Apoios e incentivos disponíveis

    Portugal 2020

    O novo quadro comunitário do Portugal 2020 apresenta-se como uma oportunidade para todas as empresas que queiram investir. Portugal receberá até 25 mil milhões de euros até 2020 para promover o crescimento e a contratação.

    Desde o turismo à indústria, passando pela agricultura e serviços, encontram-se disponíveis incentivos que poderão ir até 85% a fundo perdido.

    Na Macro Consulting trabalhamos com alguns dos seguintes incentivos do Portugal 2020:

    Guia Resumo Portugal 2020 - Macro
    turismo portugal macro

    Turismo de Portugal

    O Turismo de Portugal apresenta diversas linhas de apoio para projetos na área do Turismo que visam qualificar e desenvolver infra-estruturas turísticas, apoiar o investimento no respetivo setor e coordenar a promoção interna e externa de Portugal como destino turístico.
    Estas linhas de apoio funcionam em regime contínuo, i.e., vão estando disponíveis durante um longo período de tempo para que as empresas existentes ou a criar na área do Turismo se possam candidatar.

    Conheça de seguida das principais linhas disponíveis para as empresas.

    Programa Capitalizar

    O Programa Capitalizar é um programa de apoio à capitalização das empresas e à retoma do investimento. O objetivo do programa passa por promover estruturas financeiras mais equilibradas, reduzindo os passivos das empresas economicamente viáveis, bem como melhorar as condições de acesso ao financiamento das micro, pequenas e médias empresas.

    O programa Capitalizar apresenta diversas medidas distintas para além do financiamento (ver notícia). Ao nível do financiamento, destacam-se quatro principais linhas:

    Programa Capitalizar - Background Macro
    Capital de Risco Background - Macro

    Capital de Risco

    O Capital de Risco (Venture Capital) é uma forma de financiamento com recurso a capitais próprios, por um período temporário.
    Projetos que apresentam um elevado potencial de crescimento no médio e longo prazo são os principais alvos de investimento. Em Portugal existem diversas fontes de financiamento a este nível e que vão desde Fundos de Capital de Risco (Portugal Ventures, Caixa Capital, …) até a investidores privados (Business Angels).

    Na Macro Consulting damos apoio transversal à obtenção destes financiamentos, designadamente através do desenho do modelo de negócios, construção do plano de negócios e plano financeiro, apoio na estruturação do pitch e apoio na negociação.

    Incentivos Fiscais

    No âmbito da atividade empresarial, existem alguns incentivos fiscais disponíveis para as empresas e que permitem melhorar a sua competitividade no mercado nacional e internacional.

    Esses incentivos fiscais estão relacionados, na sua grande maioria, com a redução de impostos a pagar tais como imposto de selo ou IRC (imposto das pessoas coletivas) permitindo às empresas beneficiar desta poupança fiscal para a realização de investimento produtivo, despesas de Investigação e Desenvolvimento (I&D), entre outras.

    Apresentamos, de seguida, alguns dos principais incentivos fiscais disponíveis.

    Incentivos Fiscais - Macro

    Como podemos ajudar?

    Fale connosco. Sem compromisso.