Primeiramente, antes de falarmos sobre os prós e contras de um consultor/ serviços de consultoria é importante perceber o que são serviços de consultoria empresarial.
Serviços de consultoria é um termo que pode abranger muitas coisas diferentes. Os consultores empresariais podem ser extremamente conhecedores de um determinado mercado ou área de negócio, ou podem oferecer uma gama de serviços diferentes. Por exemplo, se necessitar de recorrer a financiamento, se quiser criar um plano de negócios para angariação de capital, se pretender expandir-se para um mercado diferente, se pretender otimizar processos na empresa, se pretender criar ferramentas de controlo de resultados, de desempenho, tudo isto são coisas em que um consultor pode ajudar.
O verdadeiro valor de um consultor é oferecer orientação e assistência para ajudar o empresário a tomar as melhores decisões para o seu negócio.
Como empresário, é extremamente fácil estar com o “prato sempre a transbordar” e é difícil ter tempo e resolver todos os problemas num determinado período.
As pressões que os empresários enfrentam podem ser intensas. Começar, assumir, ou aprender a gerir um negócio já é suficientemente difícil, mas os empresários também se veem frequentemente obrigados a desempenhar os papéis de diretor financeiro, chefe de recursos humanos, diretor de vendas, especialista de marketing, e muitos mais, tudo de uma só vez. Com tantos chapéus para usar, os empresários podem também ficar rapidamente sem capacidade e força mental.
Assim, com um consultor pode obter aconselhamento externo, apresentando as soluções de que necessita. Os serviços de consultoria podem preencher lacunas que uma organização está por vezes a testemunhar, acarreta conhecimentos aprofundados que ajudarão no crescimento global da empresa.
Mas então de que prós/benefícios podemos falar?
- Poupança de tempo: Gerir um negócio de sucesso requer trabalho árduo, perspicácia e, acima de tudo, muito tempo. Um consultor pode ajudar a aliviar a carga e libertar tempo para o trabalho sobre outras questões importantes.
- Oferecer uma Perspetiva Externa: Saber qual é a melhor decisão a tomar nos negócios pode muitas vezes ser difícil. Um benefício frequentemente negligenciado e subestimado de contratar um consultor é que este pode entrar numa situação com novos olhos e ver as coisas de um ângulo novo e objetivo.
- Preencher as lacunas do conhecimento do empresário: Cada empresário tem pontos fortes e fracos. Se existe uma área particular de negócio em que sente que pode precisar de ajuda, pode ser uma boa ideia contratar alguém com conhecimentos na matéria, para preencher lacunas nos seus conhecimentos.
- Poupança de dinheiro: Muitas empresas optam por contratar um consultor financeiro para ajudar a racionalizar os seus processos ou a identificar ineficiências na forma como a empresa está a funcionar. Isto resulta tanto em melhores práticas empresariais como em maiores poupanças financeiras.
- Atingir objetivos: Todos os empresários têm objetivos que gostariam de atingir. Seja na obtenção de financiamento para aquisição de empresas, lançamento de um novo produto, ou na obtenção de KPIs para o trimestre, um consultor pode ajudar as empresas a atingir os seus objetivos definidos, tanto a curto como a longo prazo.
- Oferecer conhecimentos especializados: O papel de um consultor é manter-se no topo das tendências do mercado, possuir uma vasta experiência e conhecimento em diferentes áreas de negócio, e ter uma habilidade para definir estratégias e pensar fora da caixa. A sua função é possuir um nível de perícia que lhes permita aconselhar e ajudar os empresários a tomarem as melhores decisões para o seu negócio.
E os custos/contras de um consultor?
- Caro: Um consultor empresarial é sempre mais caro em comparação com um empregado. Quando o projeto está a decorrer com um orçamento baixo, um consultor só deve ser contratado se tiver a certeza de que irá ajudar a multiplicar a produtividade/lucros. De qualquer forma, há sempre um risco financeiro envolvido na contratação de um consultor.
- Disponibilidade: Um consultor presta geralmente serviços a múltiplos clientes de uma só vez, o que significa que a sua disponibilidade é limitada. Pode haver alturas em que poderá precisar deles com urgência e eles podem não ser capazes de cumprir imediatamente as suas exigências.
- Incerteza: Os consultores não vêm com garantias, pelo que existe sempre a possibilidade de não alcançar os resultados que tinha planeado quando os contratou, independentemente do custo. Pode minimizar o risco, analisando o seu trabalho/registo passado e realizando uma verificação de referência minuciosa.
Conclusão:
Cabe a cada empresa fazer um balanço dos pontos a positivos e negativos de um serviço externo de consultoria e decidir que lado da balança pesa mais: se o dos custos, em que os empresários procuram “poupar dinheiro” mas quase sempre acabam por absorver tarefas a mais, muitas delas que não fazem parte da sua especialização colocando, consequentemente, em causa a situação financeira da empresa; ou o dos benefícios, em que avançam com profissionais acreditados e especializados que poderão suprir lacunas da organização e ajudar no seu crescimento.
Fontes:
- https://www.linkedin.com/pulse/6-pros-cons-consulting-business-services-thommie-burger
- https://www.mentorworks.ca/blog/business-strategy/hiring-business-consultants/
- https://www.entrepreneur.com/en-au/growth-strategies/pros-and-cons-of-hiring-a-consultant-for-business/331684
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