Em 2023, muita coisa vai mudar no mundo do trabalho e nomeadamente nas profissões.
Talvez já saiba que a economia está a mudar, mas talvez não saiba quão dramaticamente irá mudar. O próximo ano 2023 irá ser bastante desafiante e complexo para todos. Enquanto as crises anteriores tinham como pressuposto que a recuperação económica tinha de ser baseada através de um aumento da procura, a recessão económica que vamos viver no próximo ano irá basear-se num modelo completamente diferente, isto é, no combate aos altos níveis de inflação.
Como pode imaginar, isto significa que o seu trabalho será diferente do que era antes. Pode até significar que terá de aprender novas competências ou encontrar um novo emprego por completo.
Para a larga maioria da população mundial os empregos são o aspeto mais importante e determinante no quotidiano dos indivíduos, visto que é daí que advêm os rendimentos pessoais, a interação na sociedade e um sentido de propósito da vida.
Por conseguinte, é importante estar consciente de como o mercado de trabalho está a mudar e o que isso significa para todos os que nele estarão envolvidos em 2023.
Então, quais são as tendências? Que profissões estão em ascensão e quais as que estão em declínio? Olhámos para os dados e descobrimos o que vem a seguir no mundo do trabalho!
Quais as profissões em alta para 2023?
Prever com precisão as profissões em alta no futuro é difícil, pois depende de muitos fatores, incluindo mudanças tecnológicas, econômicas e sociais. No entanto, existem algumas profissões que têm sido consideradas em alta em diversos países ao redor do mundo. Algumas dessas profissões incluem:
- Profissionais de tecnologia da informação: com a crescente dependência de tecnologia e da internet, há uma expectativa de que haja uma procura por profissionais de TI, como programadores de software, engenheiros de sistemas e gerentes de TI.
- Profissionais de saúde: com o envelhecimento da população e o aumento das doenças crônicas, há uma expectativa de que haja uma procura por profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros e fisioterapeutas.
- Profissionais de educação: com a necessidade de aperfeiçoamento constante e a importância da educação, há uma procura crescente por professores e profissionais de educação em todos os níveis, desde a educação infantil até a pós-graduação.
- Profissionais de energia renovável: com o aumento da conscientização ambiental e a necessidade de fontes de energia mais sustentáveis, há uma expectativa de que haja uma procura por profissionais que trabalhem com energias renováveis, como engenheiros de energia solar e técnicos de energia eólica.
- Profissionais de marketing digital: com o aumento do uso de plataformas digitais para promover produtos e serviços, há uma procura crescente por profissionais de marketing digital, como gerentes de mídias sociais e analistas de SEO.
- Profissionais de inteligência artificial e machine learning: com o crescente uso de tecnologias de inteligência artificial e machine learning, há uma expectativa de que haja uma procura por profissionais que saibam trabalhar com essas tecnologias, como engenheiros de machine learning e cientistas de dados.
- Profissionais de cibersegurança: com o aumento da dependência de tecnologia e da internet, há uma expectativa de que haja uma procura por profissionais que possam proteger sistemas e dados contra ameaças cibernéticas, como especialistas em cibersegurança e engenheiros de segurança da informação.
Assim, estes são alguns exemplos de profissões que estão a crescer ao nível da procura. Existem vários fatores que podem contribuir diretamente para que estas funções estejam especialmente em crescimento como, por exemplo, os avanços tecnológicos, as mudanças de hábitos e de preferências dos consumidores.
Isto é, a maior procura por indivíduos capacitados para exercer este tipo de funções deve-se a mudanças nas empresas, visto que estas serão mais orientadas para a tecnologia e, consequentemente, requerem fortes capacidades ao nível de data science e desenvolvimento de software.
É importante lembrar que as tendências de emprego podem mudar rapidamente, então é importante fazer pesquisas e ficar atento aos desenvolvimentos no mercado de trabalho e entender as necessidades do mercado de trabalho local.
Profissões em decréscimo
Por outro lado, relativamente às categorias de empregos nas quais se prevê uma diminuição do número de indivíduos a exercer funções, serão:
- Trabalhadores manuais: com o aumento da automação e da robótica, algumas profissões que dependem de trabalho manual podem sofrer uma diminuição da demanda, como operadores de máquinas e trabalhadores da indústria.
- Profissionais de escritório: com o aumento da digitalização e da automação de tarefas, algumas profissões relacionadas ao escritório, como assistentes administrativos e digitadores, podem sofrer uma diminuição da demanda.
- Profissionais de atendimento ao cliente: com o aumento da automação e da utilização de chatbots e outras ferramentas de atendimento ao cliente online, algumas profissões relacionadas ao atendimento ao cliente, como operadores de telemarketing, podem sofrer uma diminuição da demanda.
- Profissionais de mídia impressa: com o declínio da mídia impressa e o aumento da mídia digital, algumas profissões relacionadas à mídia impressa, como jornalistas e redatores, podem sofrer uma diminuição da demanda.
- Profissionais de venda: com o aumento da compra online e da utilização de plataformas de venda automatizadas, algumas profissões relacionadas à venda, como vendedores de loja, podem sofrer uma diminuição da demanda.
- Profissionais de contabilidade: irão ver a procura por certas atividades diminuir, visto que os softwares de contabilidade serão cada vez mais automatizados e substituirão alguns dos serviços que o contabilista clássico prestava anteriormente.
- Profissionais de agências de turismo: irão diminuir o número de trabalhadores, visto que cada vez é mais simples e intuitiva a reserva de viagens online, sem a assistência de um indivíduo.
Existem vários fatores que poderão contribuir para estas diminuições, sendo que estas podem ser explicadas, em grande parte, pelos avanços tecnológicos (uma das razões que faz com se prevejam crescimentos noutras profissões).
Tendências do mercado de trabalho
A definição do propósito, visão e missão será um fator imprescindível para as marcas e empresas. Desta forma, a sustentabilidade na produção, prestação e dia-a-dia das empresas será uma tendência inequívoca e um fator fundamental no sucesso das empresas, visto que, caso “não apanhem este barco”, podem ficar “para sempre à deriva”.
A sustentabilidade não é de todo uma tendência nova, porém, nos próximos anos, será um fator que vai ditar, definir e complementar estratégias a nível comercial, financeiro, de gestão, de marketing, entre outros.
Consequentemente, a promoção e comunicação de atividades sustentáveis passará a ser uma prioridade para as organizações como ferramenta de orientação e de afirmação de um futuro promissor, ambicioso e, mais que tudo, amigável para com o meio-ambiente.
Sem esta caraterística, os investimentos irão ter menos apoios financeiros, logísticos e, inevitavelmente, o consumidor final não irá sentir desejo de comprar produtos a uma organização que não tenham uma consciencialização ambiental de sustentabilidade, desde os processos de produção até à entrega dos produtos (ou à prestação dos serviços) ao destinatário final, o cliente.
Macro Consulting
Fontes:
Já assistiu aos nossos webinars sobre Liderança?
Deixamos abaixo dois webinars sobre Liderança que irão ajudar a melhorar a sua performance enquanto líder bem como a gerar mais confiança.
Artigos recomendados
Como vender uma empresa pelo melhor valor
Vender uma empresa é extremamente complexo, essencialmente quando toca a uma entidade. Não obstante, é importante conhecer o momento mais oportuno para a alienação. Esta não deve ser aleatória uma vez que poderá trazer consequências negativas para o vendedor. Fazer a escolha de vender parte ou a totalidade do negócio que um empreendedor ou a…
Sucessão ou venda de uma empresa – Qual a melhor opção?
Antes de conseguirmos decidir se optamos pela sucessão ou venda de uma empresa é relevante conhecer a fundo as opções que temos em cima da mesa. Analisando as suas vantagens e desvantagens, e cada cenário de forma individual, pode-se tomar as decisões da forma mais acertada e realista possível. Sem uma análise e estudo prévio…
Como criar valor no seu negócio via Fusões e Aquisições
Todas as empresas podem acelerar o seu crescimento através de Fusões e Aquisições, estando incluídas nesta realidade as empresas familiares. Como qualquer negócio, as empresas de gestão familiar devem permanecer relevantes para melhor servir os seus clientes e ter sucesso. As Fusões e Aquisições podem ser uma forma bem sucedida de adquirir novos produtos ou…