• Avenida da Boavista, 1588, 6º andar
  • geral@macroconsulting.pt
  • Horário: 09:00 – 18:00
Thumb

Plano de Negócios

Após a sistematização da ideia e da estruturação do modelo de negócio, é muito importante definir e detalhar toda a informação reunida através do Plano de Negócios. O Plano de Negócios é uma das mais importantes ferramentas para empresas (e empreendedores). Existem duas perspetivas a destacar:

Perspetiva Interna

O Plano de Negócios permite que o empreendedor reflita sobre a sua ideia e o modelo de negócio escolhido e a estruture com coerência, avaliando todas as possibilidades do seu desenvolvimento. No fundo, é o guião a seguir.

Perspetiva Externa

O Plano de Negócios é uma excelente carta de apresentação do seu projeto que lhe será útil a vários níveis, desde convencer um possível sócio e/ou investidor a obter financiamento, captar parceiros e potenciais clientes ou candidatar-se a apoios e incentivos.

Uma vez que um plano de negócios pormenorizado oferece uma visão de conjunto do enquadramento de um estabelecimento, tem vários benefícios que o tornam uma parte importante de qualquer organização. Aqui estão algumas formas de um plano de negócios poder oferecer uma vantagem competitiva significativa.

  1. Estabelece objetivos e padrões de referência: Um planeamento adequado ajuda uma empresa a estabelecer objetivos realistas e a atribuir tempo estipulado para que esses objetivos sejam atingidos. Isto resulta numa rentabilidade a longo prazo. Também permite que uma empresa estabeleça parâmetros de referência e indicadores-chave de desempenho (KPIs) necessários para atingir os seus objetivos.
  2. Maximiza a atribuição de recursos: Um bom plano de negócios ajuda a organizar e alocar eficazmente os recursos da empresa. Proporciona uma compreensão do resultado de acções, tais como, abertura de novos escritórios, recrutamento de pessoal novo, mudança na produção, e assim por diante. Ajuda também a empresa a estimar o impacto financeiro de tais ações.
  3. Aumenta a viabilidade: Um plano contribui grandemente para transformar conceitos em realidade. Embora os planos de negócios variem de empresa para empresa, os projectos de empresas bem sucedidas servem muitas vezes como um excelente guia para empresas em fase de arranque e novos empresários. Também ajuda as empresas existentes a comercializar, anunciar, e promover novos produtos e serviços no mercado.
  4. Ajudas na tomada de decisões: Gerir um negócio envolve muita tomada de decisões designadamente onde lançar, onde localizar, o que vender, quanto cobrar, entre muitos outros. Um plano de negócios bem pensado proporciona a uma organização a capacidade de antecipar as dificuldades que o futuro lhes reserva. Permite-lhes encontrar respostas e soluções para estas questões com bastante antecedência.
  5. Corrigir os erros do passado: Quando as empresas criam planos tendo em mente as falhas e falhas do passado e o que funcionou e o que não funcionou para elas, pode ajudá-las a poupar tempo, dinheiro, e recursos. Tais planos que reflectem as lições aprendidas com o passado oferecem às empresas uma oportunidade de evitar armadilhas futuras.
  6. Atrai os investidores: Um plano de negócios dá aos investidores uma ideia aprofundada sobre os objectivos, estrutura, e validade de uma empresa. Ajuda a garantir a sua confiança e encoraja-os a investir.

Na Macro Consulting elaboramos Planos de Negócios para empresas e empreendedores dos mais diversos setores de atividade. Partilhamos consigo um template 100% gratuito para download desta ferramenta.

NOTÍCIAS E DESTAQUES

Leia aqui as mais recentes novidades

Métricas essenciais para medir a cultura organizacional

Medir a cultura organizacional é uma tarefa desafiadora, mas essencial para entender e avaliar o ambiente de trabalho de uma empresa. A cultura organizacional desempenha um papel fundamental no sucesso de uma organização, influenciando a forma como os funcionários se envolvem, colaboram e alcançam metas. No entanto, ao contrário de métricas financeiras tangíveis, como receita […]

Read More

O que é a cultura organizacional e como afeta as empresas

A cultura organizacional é importante porque influencia a forma como os funcionários percebem a empresa, como eles se comportam e como trabalham juntos para alcançar os objetivos da organização. Ajuda a definir a identidade da empresa, a atrair e reter talentos, a melhorar o desempenho, a promover a inovação e a fomentar o trabalho em […]

Read More

A Importância da Cultura Organizacional nas Empresas

A cultura organizacional é um tema cada vez mais importante nas empresas, pois tem um impacto significativo no desempenho e sucesso das organizações. Neste artigo, exploramos o que é cultura organizacional, a sua importância nas empresas, como ela afeta o desempenho das empresas, como criar uma cultura forte e saudável, e como ela pode ser […]

Read More