Importância do Turismo
O Turismo apresenta-se, na atual conjuntura da economia nacional, como um dos setores com maior preponderância em Portugal.
Nos últimos anos tem atingido inúmeros recordes em Portugal, não apenas ao nível de prémios internacionais (Ex: World Travel Awards)… O setor tem vindo a bater recordes no aumento do emprego, no crescimento do valor económico em todas as regiões, na diversificação dos mercados, entre muitos outros.
Todos estes fatores vão de encontro aquela que é a estratégica definida pelo governo assim como pelo próprio Turismo de Portugal, estratégia esta que pretende reforçar (ainda mais) a procura pelo nosso país enquanto melhor destino turístico.
Nesse sentido, foi criada a Estratégia para o Turismo em Portugal – A Estratégia Turismo 2027, que contempla alguns objetivos destacando os seguintes:
- Aumentar a procura no território nacional, com vista a atingir 80 milhões de dormidas.
- Apresentar um crescimento de valor, de forma a atingir os 26 mil milhões de euros em receitas.
- Atingir, em 2027, o índice de sazonalidade mais baixo de sempre.
- Assegurar que mais de 90% das empresas do setor adotam medidas de utilização eficiente de energia e da água.
Estatísticas sobre o Turismo
No ano de 2016, o Turismo foi considerado a maior atividade económica exportadora do nosso país, tendo atingido os 16,7% das exportações nacionais.
Portugal arrancou o ano de 2017 a bater recordes nesta área, tendo tido um mês de Janeiro muito positivo. Na prática, este mês apresentou um crescimento de 14% quando comparado com o primeiro mês do ano anterior.
Conheça os principais incentivos ao Turismo
As dormidas representam uma grande fatia quando falamos de Turismo, e são um dos fatores dentro do turismo que mais crescimento apresentam de ano para ano.
Este crescimento é sustentado essencialmente através do mercado externo, uma vez que estas cresceram 17,6% de 2016 para o ano de 2017. Quando comparado com o crescimento apresentado no mercado interno, verificamos uma diferença significativa de 15,2 pontos percentuais, uma vez que este registou uma subida de apenas 2,4%.
Esta subida é interessante e espelha igualmente aquilo que tem sido o crescimento na área do Turismo. Não obstante, continuamos muito dependentes do mercado externo.
A realidade é que Portugal nunca teve tantos turistas estrangeiros como agora e este facto assenta, não só na Estratégia 2027, mas também no marketing “gratuito” de que temos sido alvos. Este marketing resulta da atribuição de alguns dos mais importantes prémios internacionais nesta área que têm alavancado o nosso país.
O Turismo enquanto dinamizador das zonas mais desfavorecidas
Os maiores aumentos nas dormidas foram registados no Norte de Portugal, onde foi possível verificar um aumento de 15,1%. Ainda assim, importa referir que os aumentos têm sido significativos em praticamente todas as zonas.
Importa destacar que Lisboa e o Alentejo apresentam um paradigma muito interessante. São as zonas do nosso país onde o crescimento não é tão acentuado por serem já zonas mais desenvolvidas. Ainda assim, continuam a ser as zonas muito procuradas pelos turistas, uma vez que mais de 35% dos Turistas procuram estas duas regiões para visitar.