Se tem uma empresa ou organização, provavelmente já ouviu falar em Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). Este é um conceito fundamental para todas as empresas e organizações que ambicionam ter sucesso e, por isso, iremos neste artigo responder a algumas questões designadamente:
- O que é um Sistema de Gestão da Qualidade?
- Quais as Vantagens de um Sistema de Gestão da Qualidade?
- Quais as Desvantagens de um Sistema de Gestão da Qualidade?
- O que é a ISO 9001?
Caso ainda não tenha ouvido, não desespere: vai saber tudo sobre este termo neste artigo! 🙂
O que é um Sistema de Gestão da Qualidade?
Um sistema de gestão da qualidade é um conjunto de elementos interligados, integrados na organização de uma empresa, que funcionam como uma engrenagem para atender à política da qualidade e os objetivos da entidade.
Desta forma, a qualidade é assegurada com processos e procedimentos específicos, desenhados para cada empresa, sendo assegurada da melhor forma nos produtos e serviços atendendo às expectativas dos clientes.
O Sistema de Gestão da Qualidade é uma ferramenta que traz controlo e padronização dos processos. Isto permite efetuar a avaliação da eficácia das ações tomadas, com foco na satisfação do cliente e na busca da melhoria contínua da produção de produtos ou serviços prestado pelas empresas.
Visto geralmente como algo que vem ajudar uma organização a implementar e ter “mais qualidade”, o Sistema de Gestão da Qualidade compreende todas as atividades que possam, de algum modo, afetar a qualidade do produto e/ou serviço ou o modo como a qualidade é entendida pelo cliente/consumidor.
Quais as vantagens de um Sistema de Gestão da Qualidade?
De forma genérica, as vantagens da implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) são as seguintes:
- Organização e melhoria da eficiência organizacional;
- Melhoria da execução, coordenação e da produtividade;
- Maior concentração nos objetivos da organização e nas expectativas dos clientes;
- Obtenção e manutenção da qualidade do produto, a fim de satisfazer as necessidades dos clientes;
- Responsabilização dos funcionários;
- Comunicação interna e externa, além da sistematização de tarefas e procedimentos;
- Avaliação e melhoria constante das competências dos funcionários e, em consequência, da própria empresa;
- Demonstração aos clientes e potenciais clientes da capacidade da organização;
- Abertura de novas oportunidades no mercado ou manutenção da quota de mercado;
- Certificação com visibilidade externa e reconhecimento interno e externo.
Quais as desvantagens de um Sistema de Gestão da Qualidade?
Em boa verdade, torna-se difícil encontrar desvantagens num sistema de gestão de qualidade que seja aplicado corretamente ao longo do tempo. Caso o SGQ seja bem implementado, os benefícios superam os pontos menos positivos.
Não obstante, podemos enumerar os seguintes problemas/desvantagens:
- A certificação traz resultados positivos no curto prazo, mas, se não trabalhada continuamente, terá um efeito negativo no futuro;
- Elevados custos de obtenção do certificado;
- Custos de manutenção e renovação do certificado;
- Aumento da burocracia interna;
- Aumento da carga de trabalho;
- Subida dos custos totais.
O que é a ISO 9001?
A ISO 9001 é a norma de sistemas de gestão mais utilizada mundialmente, sendo a referência internacional para a Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade.
A adoção de um Sistema de Gestão da Qualidade é, segundo esta norma, uma decisão estratégica da Organização, ou seja, tomada ao mais alto nível de decisão para servir um propósito específico e obter resultados.
Ao endereçar a capacidade de satisfazer as necessidades e expetativas dos clientes, aumentar a sua satisfação através de um sistema de gestão e melhorar o desempenho global da Organização, a ISO 9001:2015 assenta no propósito fundamental da existência de uma Organização.
A ISO 9001:2015 adota uma abordagem por processos, que incorpora o ciclo PDCA de melhoria contínua, e integra o pensamento baseado em risco, permitindo não só a fidelização do cliente como também a competitividade da organização assente nos pilares da sustentabilidade.
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