Há uma expressão muito curiosa aplicada à motivação pessoal e que é “o céu é o limite”.
O objetivo da expressão é, de forma abstrata, mostrar que o céu, que é imenso, distante e metaforicamente infinito, faz com que os nossos sonhos sejam todos possíveis de alcançar.
Pessoalmente, gosto muito da frase e identifico-me com a mesma na medida em que acredito que todos os sonhos, objetivos e metas são possíveis de alcançar.
No entanto, o “céu é o limite” somente para aqueles que ambicionam sonhar e, acima de tudo, trabalham para lá chegar.
Lei do Limite na Liderança
No Webinar “21 Leis da Liderança” abordamos este tema no contexto da Liderança, baseado no livro “21 Irrefutable Laws of Leadership” de John C. Maxwell.
A ideia principal desta Lei numa ótica de Liderança, é a de que cada líder tem, com base no seu conhecimento à data, um determinado limite. Em alguns casos o limite é maior, noutros casos o limite é menor.
No livro, o autor fala de dois exemplos com limites distintos.
Por um lado, temos Dick e Maurice que lançaram um negócio de restauração que, entre a década de 30 e 50, foi crescendo significativamente até alcançar uma faturação total de 350.000 dólares e permitir retiradas de dividendos anuais a rondar os 50.000 dólares. O nome do seu restaurante era “McDonald’s Hamburgers”.
O McDonald’s de Dick e Maurice tinha um potencial tremendo de expansão, mas face aos limites dos donos Dick e Maurice, eles nunca viram a sua expansão, limitando-se a aumentar o seu único restaurante ao longo do tempo.
Por outro lado, temos Ray Kroc, o homem que fez do McDonald’s o que ele é hoje. Kroc conheceu os irmãos McDonald’s na década de 50 e vendo o potencial que o mesmo tinha, convenceu-os a expandir.
No espaço de apenas 4 anos entre 1955 e 1959), o McDonald’s passou de 1 restaurante para mais de 500 a nível nacional. Hoje, estamos perante mais de 31.000 restaurante em mais de 119 países diferentes.
Assim, é possível afirmar que a falta de capacidade de liderança foi o limite da eficácia dos irmãos Dick e Maurice, o que impediu o crescimento de um projeto com tremendo potencial, como se veio a confirmar a partir do momento que Ray Kroc assumiu as rédeas da organização.
Por conseguinte, é possível afirmar que o sucesso está ao alcance de qualquer um. No entanto, o sucesso pessoal sem capacidade para liderar, leva a uma eficácia limitada, isto é, sem capacidade de liderança, o impacto de um dado individuo é muito menor do que aquele que teria caso os índices de liderança fossem mais elevados.
Quanto maior é o impacto que se quer causar num dado setor de atividade, mais influente tem de se ser. Assim, qualquer objetivo que se queira atingir está sempre restringido pela capacidade de ser líder na relação com os colaboradores. Se a liderança de um dado individuo é forte, o limite da organização é alto. Mas se não, a organização é limitada.
Como avaliar o nosso limite?
Segundo John C. Maxwell, existem 4 grandes competências para avaliar os nossos limites enquanto líderes e, consequentemente, aumentar as nossas capacidades se os trabalharmos. São eles:
- Skills com as pessoas
- Planeamento e pensamento estratégico
- Visão
- Resultados
Quer saber como melhorar as suas competências como líder?
Veja o webinar abaixo e inscreva-se no próximo webinar gratuito “Os custos da Má Liderança“.
Fontes:
- Livro “7 Hábitos de Pessoas Altamente Eficazes” de Stephen R. Covey
- Livro “As 21 Irrefutáveis Leis da Liderança” de John C. Maxwell
Webinar: Os custos da má liderança
Não perca a oportunidade de participar no novo Webinar desenvolvido pela Macro Consulting.
O Webinar: Os custos da má liderança, irá ajudá-lo a encontrar lacunas na sua postura enquanto líder e consequentemente alcançar o sucesso.
Neste segundo evento da temática liderança, vamos explicar-lhe as consequências que uma má liderança poderá trazer para a sua organização.
Não se esqueça de preencher o formulário para garantir a sua vaga no nosso webinar!
Artigos recomendados
Como Melhorar a Tesouraria da Minha Empresa?
A saúde financeira de uma empresa é vital para a sua sobrevivência e crescimento sustentável. No cerne dessa estabilidade financeira reside a gestão eficiente da tesouraria, que desempenha um papel crucial na administração dos recursos disponíveis. Num cenário empresarial dinâmico e desafiador, é imperativo que as organizações adotem estratégias proativas para melhorar a tesouraria e,…
Macro Trend – Tendências Setor do Desporto
Sendo o setor do desporto bastante diverso, podemos encontrar vários tipos de tendências no meio desportivo, estando estas, geralmente, associadas a avanços tecnológicos e mudanças sociais que alteram as necessidades dos consumidores. Desde o fabrico de equipamentos desportivos ao próprio consumo dos espetáculos desportivos, passando pelo treino dos atletas e as próprias modalidades, muito tem…
Macro Report – Análise Setor do Desporto
“O desporto tem o poder de mudar o mundo. Ele tem o poder de unir os povos de uma forma que poucas outras coisas conseguem” – esta conhecida frase de Nelson Mandela ilustra bem o potencial que o desporto tem nas nossas vidas. Mas este pode também ser um negócio. O setor do desporto possui diversas oportunidades…