Enquadramento
Há várias especulações sobre o que se espera do futuro do setor veterinário. Não só em Portugal mas por todo o mundo, os serviços veterinários desempenham um papel importante na proteção da saúde e bem-estar animal e na manutenção da segurança sanitária nas relações comerciais internacionais, ao mesmo tempo que ajuda a salvaguardar a saúde pública e a garantir a segurança alimentar.
Constata-se que os serviços veterinários têm vindo a ganhar terreno no negócio veterinário e que a tendência para os próximos anos é de uma acentuação da mesma, particularmente na medicina preventiva. Em paralelo, presume-se que um número de iniciativas governamentais aumentará para garantir a segurança alimentar e que a biossegurança acelere a adoção de serviços veterinários no setor pecuário em todo o mundo.
Os animais de companhia são, indubitavelmente, uma parte importante da vida de muitas pessoas, sendo considerados verdadeiros membros de família, tendo o confinamento em contexto pandémico aumentado a consciência dos tutores para a sua saúde e bem-estar.
Tendências do setor da Medicina Veterinária
1. Medicina Veterinária da Vida sobrepõe a Medicina Veterinária da Morte
A Medicina, como ciência da vida, aumentou a saúde, a longevidade e a prevenção de doenças. Tal tendência tem reforçado, de entre outros aspetos, que os organismos dos seres humanos e o dos animais não são formados por fármacos, mas sim por nutrientes. Tendo isso em consideração, a nutrição e os suplementos nutricionais podem ser usados para os problemas que tendem ser estudados com elevadas quantidades de medicamentos de forma individual.
Cada vez mais, existem pesquisas científicas que argumentam e comprovam de forma convincente que a abordagem nutricional é mais bem-sucedida, mais barata e mais segura. Portanto, os suplementos nutricionais de prescrição, com resposta rápida e direcionamento, são aqueles que identificam nutrientes biologicamente ativos sobre os processos bioquímicos do metabolismo. Tais suplementos representam uma forma de cuidar da saúde, de procurar a longevidade, melhor performance e a prevenção de doenças em animais.
Assim sendo, pode-se afirmar que, por meio de suplementos nutricionais, pode-se encarreirar eventos químicos para as células, representando desta forma um importante instrumento para pacientes portadores de doenças.
2. “Humanização” dos animais domésticos
Tal como se pode verificar em algumas notícias, como a Time Out, existem vários serviços, e estas ofertas crescem a ritmos visíveis, desde restaurantes pet-friendly em que disponibiliza menus próprios para os animais de companhia, a empresas de catering que organizam festas para estes. No entanto, também tem estado em foco os banhos e tosquias, que têm sido proporcionados das mais diversas formas, nomeadamente em locais especializados a corte animal e o seu respetivo banho e carrinhas totalmente equipadas que se descocam ao domicílio para o mesmo efeito. Os cães e gatos são cada vez mais “mimados”, impulsionado pela quantidade de produtos e ofertas inovadoras que chamam a atenção dos mais curiosos.
Este mercado tem crescido a ritmos visíveis e as tendências não parecem abrandar, mostrando-se estar numa fase de “humanização” dos animais domésticos e seus respetivos produtos/serviços.
3. Terreno Biológico e Modulações Nutricionais
O terreno biológico de um cão ou de um gato contém milhões de células e de micro-organismos que podem ser modificados, de forma nutricional, para a reversão da inflamação através de ácidos graxos, para o controlo do stress oxidativo através de antioxidantes, para reversão da disbiose através de probióticos, entre outras modulações. Neste sentido, tudo o que se encontra no terreno biológico vem do intestino dos animais, e tudo o que está relacionado com este órgão será a grande tendência da década.
4. A Medicina alternativa passará a ser a Medicina principal
Diversas áreas cresceram drasticamente nos últimos anos e garantem dominar a Medicina Veterinária isoladamente, combinadas entre elas ou com a Medicina alopática. Áreas como a nutrologia & nutrição clínica, a fitoterapia, a homeopatia, a fisioterapia, a quiropraxia, a aromaterapia e os óleos essenciais, a acupuntura, o uso de células-tronco deve-se fortalecer fortemente para aqueles que se especializarem de forma qualificada.
Terapias conservativas devem crescer drasticamente e o uso de medicamentos ou procedimentos invasivos deverão ser considerados como terapia alternativa, muitas vezes em doses menores que as atualmente convencionadas.
5. Consciência sobre riscos dos xenobióticos
Em busca de longevidade sem doenças crónicas e com qualidade de vida, os médicos-veterinários e tutores exigirão alimentos, produtos e embalagens livres de xenobióticos que provoquem riscos ao longo da vida. O crescimento de oportunidades para negócios relacionados à produção de alimentos naturais para cães e gatos aumentará exponencialmente e as indústrias produtoras terão de se adaptar para não ficarem para trás nesta tendência.
6. Era da verdade – Eficácia (fazer certo) sobrepõe Eficiência (tentar certo)
Os problemas relacionados a produtos aparentemente inocentes e que depois trouxeram surpresas clínicas extremamente desagradáveis, somadas à maturidade do mercado, apontam claramente que nos encontramos no início de uma era de forte discernimento onde a verdade prevalecerá. Desta forma, observar-se-á algumas mudanças, nomeadamente a exigência de qualificação para operar no comércio de produtos e serviços será pré-requisito; e os influenciadores sem base desaparecerão como um modismo temporário.
Os procedimentos de creditação de fornecedores devem crescer drasticamente baseando-se em processos rigorosos e reais e não em preços baixos ou em patrocínios financeiros, onde os médicos-veterinários tomarão como base o resultado eficaz do ponto de vista médico para a aquisição. Não serão aceites mais erros laboratoriais pré-diagnósticos (desde a coleta e transporte) que afetam drasticamente o diagnóstico. Assim como diferenciais tecnológicos em produtos comerciais desde a matéria-prima até a embalagem que tragam maior resultado e segurança serão bastante valorizados.
7. Digital através do Omnichannel
O grande desafio da década está nesta tendência. A mistura do mundo físico e do digital é algo concreto e ainda mais aplicável no segmento veterinário no qual, em diversas situações, é necessário conciliar a estrutura física, com humanos e com animais. A inteligência artificial e as plataformas de transformação digital serão as grandes impulsionadoras deste movimento que será apresentado através do omnichannel (presença em diversos canais simultaneamente).
É muito provável que os marketplaces serão adaptados para plataformas onde poderão ser prestados serviços de captação de clientes para indústrias, lojas, pet shops, clínicas veterinárias, consultórios, laboratórios, entre outros.
A inteligência artificial dará o toque humano nas relações digitais. Com isso, espera-se que a tendência seja que os preços sejam cada vez mais justos e os resultados otimizados para todos os envolvidos.
As plataformas que dominarem o segmento deverão promover uma comunicação entre os envolvidos como os médicos-veterinários, prestadores e tutores de forma otimizada e inteligente.
8. Atendimento sem sair de casa
Com a propagação do coronavírus e o distanciamento social, as pessoas começaram a isolar-se cada vez mais, sendo que este tempo acabou por trazer algumas mudanças ao dia a dia de todos. As pessoas recorrem cada vez mais à tecnologia para todo o seu dia a dia, desde trabalhar a fazer compras.
Mesmo com a crise causada pela pandemia, as expectativas são positivas para o segmento veterinário. Com os tutores em casa por mais tempo, o cuidado com os animais domésticos passou a ser maior. No entanto, as empresas precisam de se adaptar à nova realidade. Nesse sentido, o consumo em pet shops online aumentou, fortalecendo uma tendência que já tinha sido registada anteriormente.
O atendimento veterinário a domicílio também é uma tendência que veio para ficar, proporcionando mais conforto e comodidade para tutores e animais. Para os próximos anos, pode-se esperar que surja uma regulamentação para a telemedicina veterinária, por exemplo, uma consulta através da plataforma Whatsapp. O conceito é abrangente e envolve o uso da tecnologia para fornecer informações sobre a saúde do animal de maneira remota. Assim, a telemedicina permite que os profissionais confiram rapidamente exames e outros dados de diagnósticos e forneçam um parecer clínico sobre determinado paciente. Esta tendência terá um alcance maior e mais rápido e pode revolucionar a maneira como os veterinários diagnosticam e tratam os animais.
9. Personalização
Produtos e serviços personalizados continuam a ser uma tendência cada vez mais presente no mercado de todo o tipo. Uma forma de conseguir uma experiência personalizada para cada cliente no atendimento veterinário é melhorando a comunicação entre a clínica veterinária e a base de clientes, por exemplo. Assim, será possível enviar lembretes de consultas, atualizações de vacinação, rastreamento de condições de saúde e, consequentemente, fidelizar os clientes.
Fontes consultadas:
- https://rnpet.com.br/mkt-veterinario/tendencias-da-decada-2020-a-2029-parte-1/
- https://bensvet.com.br/4-tendencias-de-consumo-aplicadas-ao-atendimento-veterinario/
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