
Com um novo ano, novos desafios surgem para a indústria da medicina dentária.
Encontra-se, de seguida, aquilo que se pode esperar para 2022 e como fazer frente a estes desafios face às novas tendências desta indústria.
Os últimos anos têm sido bastante desafiantes para vários setores e o setor da medicina dentária não é exceção, havendo preparações a fazer para encarar o cenário pós-pandémico. A pandemia COVID-19, a disrupção nas cadeias de abastecimento e o impacto na inflação causado pela guerra entre a Rússia e a Ucrânia, são fatores a ter em consideração durante a análise deste setor durante o ano de 2022.
Com as alterações nos comportamentos dos consumidores, que procuram sempre o que há de novo e melhorado, garantir a retenção de pacientes é bastante importante para a gestão de uma clínica dentária. Está, assim, na hora de demonstrar aos pacientes, tanto atuais como possíveis futuros pacientes, que a sua clínica possui aquilo que existe de mais recente na área da odontologia.
Com a pandemia COVID-19, verificou-se que até pacientes que costumavam visitar com regularidade alguma clínica dentária tiveram a tendência de adiar a visita e os tratamentos que precisavam de realizar, mesmo sabendo que as clínicas adotaram todas as precauções necessárias para evitar a propagação do vírus. Priorizar os pacientes torna-se, então, na melhor forma de atrair novos pacientes, sendo aconselhado tornar todo o processo de encontrar um consultório próximo mais fácil, possibilitando a marcação de consultas online e o pagamento através de dispositivos móveis e contactless.
Tendo por base o exposto, são apresentadas, de seguida, algumas tendências que as clínicas dentárias devem ter em conta em 2022:
Dar prioridade a marcações online
A possibilidade de efetuar marcações online torna mais simples e rápida a marcação, ou desmarcação, de uma consulta, podendo ser feita a qualquer hora do dia e em qualquer lugar, não sendo necessária a deslocação do paciente à clínica apenas para marcar uma consulta.
Pagamentos através de dispositivos móveis e contactless
Com a geração Z a entrar no mercado de trabalho e com a preferência dos consumidores cada vez maior pelo digital, fruto da pandemia, os pagamentos online, contactless, através de aplicações como o MBWay, são algo no qual apostar para marcar pela positiva a visita dos pacientes a uma clínica.
O uso de impressão 3D
Com o uso de materiais inovadores como, por exemplo, resinas, a impressão 3D permite a criação de próteses e coroas, modelos da boca do paciente, entre outros, de modo mais rápido, estando tudo pronto em minutos, diminuindo o tempo de espera do paciente.
Odontologia emocional
Pode ajudar a acalmar os pacientes, tornando o processo de ida ao dentista menos intimidante através de um processo de escuta ativa no qual o paciente se sente mais à vontade a transmitir o seu problema e todas as suas dúvidas. Adicionalmente, as novas tecnologias permitem aos dentistas que se envolvam em odontologia emocional, uma vez que os pacientes podem, com a ajuda de um software, ver como ficarão os seus dentes após os tratamentos necessários serem feitos.
Tecnologia laser
O uso de tecnologia laser encontra-se num período de grande crescimento e espera-se que assim continue nos próximos anos. O laser atualmente mais usado é o laser díodo devido à sua portabilidade e eficiência, principalmente quando usado para eliminar cavidades sem dor, ajudando também a eliminar as bactérias presentes nas cavidades.
Marketing através de mensagens de texto (SMS Marketing)
As mensagens de texto possuem uma grande probabilidade de serem abertas e lidas, pelo que algo a implementar poderá ser o envio de mensagens que relembrem os pacientes das suas consultas.
Sustentabilidade
A medicina dentária está, como muitas outras áreas, a preocupar-se cada vez mais com o meio ambiente. Uma das tendências da odontologia que tem ganho cada vez mais adesão é a medicina dentária considerada “verde”, que consiste no uso de produtos naturais que possuem um mínimo impacto no meio ambiente. Algumas ações que podem ser implementadas incluem: o uso de produtos naturais durante a limpeza do escritório, a redução ou a eliminação do uso de aerossóis, o uso de produtos e procedimentos de esterilização eco-friendly (amigos do ambiente) e a disponibilização de produtos de higiene oral totalmente naturais aos seus pacientes, incentivando ao seu uso, entre outros.
Realidade virtual e aumentada
O uso de equipamentos de realidade virtual e aumentada pode ajudar a reduzir a ansiedade que o paciente sente durante a sua consulta, uma vez que os cenários convidativos mostrados ajudam a distrair e a relaxar o paciente.
O uso de chatbots
Nos dias de hoje, onde muitos consumidores optam pelo digital, a procura por chatbots para adquirir ajuda em caso de emergência tem aumentado.
O uso de chatbots pode servir para a marcação de consultas, assim como para o seu cancelamento, para a assistência e recomendação dos melhores medicamentos a tomar em determinadas situações, para o relatório de sintomas e diagnóstico prévio à consulta, entre outros.
Com isto, os chatbots são uma maneira segura de melhorar o atendimento ao paciente, proporcionando-lhe uma experiência de qualidade.
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