Uma das funções core da liderança é a boa comunicação, sendo esta uma característica fundamental num bom líder, ou seja, uma comunicação eficaz está interligada a uma liderança eficaz.
Para um líder, é necessário pensar de forma clara, tendo a capacidade de expressar as suas ideias e partilhar informações de uma forma que capte a atenção do seu público-alvo. Assim, um líder deve conseguir transmitir as suas ideias dentro da organização, bem como aos seus clientes, fornecedores e todas as partes interessadas da empresa.
Um líder deve saber qual a melhor forma e quando o melhor momento para comunicar aquilo que necessita de transmitir, selecionando a forma que melhor capta a atenção do seu público. Existem 4 tipos de contextos de comunicação, sendo estes o físico, o semântico, o cultural e o situacional. Os líderes devem-se conseguir destacar em todos estes, pois é a única forma de atenderem às necessidades individuais das pessoas que são orientadas por si.
Competências de comunicação essenciais para líderes
Capacidade de adaptar o seu estilo de comunicação
É necessário que cada líder consiga identificar qual o estilo de liderança que melhor o descreve, de modo a conseguir perceber como todos os funcionários da organização interpretam aquilo que o líder diz, pois as motivações de cada funcionários são diferentes. Assim, adaptar a sua comunicação é essencial para conseguir alcançar os objetivos da organização.
Escuta ativa
Para além de comunicarem as suas ideias de forma eficaz, os líderes devem também saber ouvir as opiniões, ideias e feedback dos funcionários da sua equipa. Assim, sempre que um funcionário estiver a comunicar algo aos seus colegas de equipa, os líderes devem envolver-se ativamente na conversa, fazendo perguntas, convidando-os a elaborar mais em determinado aspeto e tomando notas. Contudo, apesar de ser importante demonstrar interesse, é necessário ter o cuidado de não interromper quem se encontra a falar.
Transparência
Os líderes devem falar abertamente sobre os objetivos, as oportunidades e os desafios da organização, criando confiança entre a sua equipa e promovendo um ambiente em que os funcionários se sintam confortáveis a partilhar as suas ideias e a colaborar. Assim, é importante reconhecer os erros para criar um espaço seguro de resolução de problemas dentro da organização pelo que, quanto mais transparentes forem os líderes, mais fácil será essa resolução de problemas em conjunto com a sua equipa.
Clareza
Ao comunicar com os trabalhadores, um líder deve falar em detalhes. É importante definir o resultado desejado de um projeto ou iniciativa estratégica e ser claro sobre o que quer ver alcançado no final. Se as metas não estiverem a ser alcançadas, é necessário simplificar ainda mais a sua mensagem ou perguntar como é que pode fornecer mais clareza ou ajuda.
https://macroconsulting.pt/5-estilos-de-lideranca-e-as-suas-caracteristicas/
Capacidade de fazer perguntas abertas
De modo a entender melhor as motivações, os pensamentos e os objetivos dos funcionários da sua equipa e empresa, um líder deve procurar fazer perguntas abertas, sendo alguns exemplos:
- “Conte-me mais sobre o assunto, por favor.”
- “Explique melhor o que quer dizer, por favor.”
- “Defina esse termo ou conceito, por favor.”
Ao utilizar estas frases, um líder consegue obter respostas mais ponderadas e completas por parte da sua equipa, garantindo também que entende com clareza os pedidos dos seus colaboradores para que a organização tenha sucesso.
Empatia
A empatia é uma das principais competências que um líder deve ter para conseguir ter sucesso, pois é através da empatia que um líder reconhece e entende os sentimentos e as experiências dos funcionários da sua equipa, que se sentirão mais ouvidos e valorizados.
Linguagem corporal
De modo que o líder tenha a certeza de que está a transmitir a mensagem certa, o mesmo deve concentrar-se na sua linguagem corporal. Por exemplo, ao tentar motivar uma equipa, importa que o líder não esteja a franzir a testa ou a cerrar os punhos, uma vez que isso transmite a ideia errada, sendo importante estabelecer contacto visual de forma a mostrar interesse e sorrir de forma confiante.
Receber feedback
Ao pedir feedback à sua equipa, um líder consegue não só melhorar o seu desempenho, como também criar confiança entre os seus colegas. Contudo, não é apenas importante ouvir o feedback, é necessário agir em função do mesmo
Assim, enquanto líder, é importante perceber se o processo de comunicação utilizado dentro da empresa é o que melhor se adapta às necessidades e características dos seus trabalhadores, para que não haja transmissão de informações erradas ou até mesmo falta de informação.
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