A Lei de Pareto, também conhecida como Princípio de Pareto, Regra dos 80/20, Lei dos Poucos Vitais ou Princípio de Escassez do Fator é um princípio que muitas pessoas utilizam na sua vida quotidiana e por boas razões.
É referida como a Lei de Pareto, depois do economista italiano Vilfredo Pareto, a ter descoberto em 1906, após observar que aproximadamente 80% das ervilhas do seu jardim eram provenientes de apenas 20% das suas plantas. Intrigado, procurou encontrar mais situações em que se observasse essa proporção. Verificando o mercado imobiliário, verificou que 20% da população em Itália possuía 80% da propriedade. Com base nestas duas realidades, propôs que esta proporção poderia ser encontrada em muitos lugares do mundo físico e poderia indicar uma lei natural.
Desde então, tem sido aplicada a tudo, desde as relações comerciais até à satisfação do cliente.
Se quer saber como ser mais produtivo ou simplesmente conhecer melhor a Lei de Pareto, então este é o artigo certo para si.
O que é quais os benefícios da Lei de Pareto?
A Lei de Pareto é um princípio empresarial que afirma que 80% dos efeitos provêm de 20% das causas. Por outras palavras, 80% dos seus resultados desejados terão proveniência de 20% das suas ações.
Este princípio pode ser aplicado a qualquer domínio em que tenha uma lista de itens e queira saber quais são mais significativos do que outros. Por exemplo:
- Se tiver uma lista de 100 sítios e quiser saber quais são os 10 que fornecem mais tráfego para o seu blog (e, portanto, deve ser dada mais atenção), a análise de Pareto revelaria que cerca de 80% de todos os visitantes do sítio provêm apenas de dois sítios (20%).
- Se gerir uma loja de comércio electrónico com 100 produtos e quiser saber qual deles gera mais receitas de vendas (e, portanto, deve ser dado mais destaque), a análise de Pareto revelaria que cerca de 80% ou receitas provêm apenas de cinco produtos (20%).
A Lei de Pareto para as empresas
A regra 80/20 é uma forma útil de analisar problemas comerciais. Pode ajudá-lo a identificar as áreas mais importantes do seu negócio, e a concentrar-se nas tarefas mais importantes do seu negócio.
Dá-lhe um quadro para identificar quem são os 20% dos clientes que trazem 80% das suas receitas. Isto pode ajudá-lo a identificar quais os clientes que são mais rentáveis, e quais os que podem não valer de todo a pena procurar.
Exemplos da Lei de Pareto na prática
O Princípio de Pareto pode também aplicar-se diretamente aos negócios em que existem muitas formas diferentes de crescimento dos negócios, tais como aumentar o volume de vendas adicionando mais clientes ou aumentar o lucro por cliente, baixando os custos associados a cada transação. De qualquer modo, haverá sempre algum tipo de atividade de onde a maioria destes resultados provém e não de qualquer outro lugar, razão pela qual é importante para os proprietários/gestores de empresas compreenderem este conceito quando tomam decisões dentro da sua organização para não desperdiçarem involuntariamente tempo e energia a tentar algo novo que não funcionará bem em conjunto.
Partilhamos abaixo alguns exemplos de afirmações que nos permitem perceber exemplos práticos desta lei no nosso dia a dia.
80% de todos os problemas provêm de 20% das fontes.
Pode aplicar esta lei como um instrumento de gestão. Suponha que tem um grande número de empregados e clientes, que estão todos a fazer bem o seu trabalho. No entanto, apesar do facto de estas pessoas não lhe causarem problemas, elas ainda precisam de ser geridas de alguma forma. Se for possível, identifique os seus 20% mais produtivos de trabalhadores e concentre-se em melhorar o seu desempenho de modo a torná-los ainda mais eficazes – verá que 80% da sua produtividade global provirá destes 20%.
É também útil olhar para situações negativas em termos da Lei de Pareto. Por exemplo: se 80% de todos os problemas provêm de 20% das fontes (ou causas), então ao concentrar-se apenas nessas poucas fontes deverá ser capaz de evitar a maioria dos problemas ou minimizar consideravelmente os seus efeitos – o que significa menos trabalho para todos os outros! Isto é verdade com qualquer tipo de abordagem de resolução de problemas: se sabe de onde surge a maioria dos problemas, então faz sentido concentrar-se primeiro neles antes de abordar tudo o resto simultaneamente (o que raramente funciona).
80% dos resultados provêm de 20% do esforço.
O princípio de Pareto, ou a regra 80/20, é um conceito popular na gestão. Afirma que 80% dos resultados provêm de 20% do esforço. Dito de outra forma: concentre-se no que é mais importante e conseguirá mais.
Se quiser dar a si próprio uma vida melhor, concentre-se nos 20% das atividades que produzem 80% dos seus resultados e tenha cuidado com as coisas que causam 80% dos seus problemas e infelicidade.
80% da sua felicidade provém de 20% das suas atividades.
Aplicado à felicidade, a regra 80/20 diz-nos que 80% da sua felicidade provém de 20% das suas atividades. Por outras palavras, para ser feliz só precisa de se concentrar nalgumas coisas, e tudo o resto é apenas cereja no bolo. Em termos de se fazer feliz, significa concentrar-se naquilo que faz com que seja feliz antes de tentar fazer os outros felizes ou de preencher primeiro as suas necessidades. Quando se trata de fazer os outros felizes, significa descobrir o que eles querem e ser capaz de lhes dar essas coisas sem esperar nada em troca (exceto talvez alguma apreciação).
80% dos efeitos provêm de 20% das causas.
80% dos efeitos provêm de 20% das causas. Por outras palavras, é possível fazer muito na vida se nos concentrarmos nas poucas coisas que realmente importam.
Em contextos empresariais e de produtividade pessoal, este princípio tem sido aplicado a números de vendas, análises de desempenho dos empregados e muito mais.
Quer ter mais produtividade e resultados? Então concentre-se nas áreas mais importantes
- O Princípio de Pareto pode ser aplicado a qualquer área da vida, incluindo a aprendizagem.
- A regra 80/20 é uma forma simples de dizer que 80% dos seus resultados provêm de 20% dos seus esforços. Portanto, se quiser tirar o máximo partido de algo, concentre-se nas áreas mais importantes.
- Pode parecer que isto significaria colocar menos trabalho, mas na realidade significa investir mais tempo e energia no que mais importa – e também cortar tarefas que não são tão eficientes ou eficazes na obtenção de resultados.
- Este princípio aplica-se mesmo quando se está a tentar melhorar o equilíbrio entre a vida profissional e familiar: concentre-se nas atividades que lhe darão 80% de felicidade em vez de fazer tarefas a 100% dia após dia.
A Lei de Pareto pode ajudá-lo a alcançar mais eficiência na sua vida, no trabalho e em casa.
A Lei de Pareto é uma ferramenta poderosa que o pode ajudar a alcançar maior eficiência na sua vida, no trabalho e em casa.
- Na sua vida pessoal:
- Pode usar a Lei de Pareto para melhorar a sua saúde, concentrando-se nos 20% mais importantes dos comportamentos que irão 80% dos resultados que procura (por exemplo, comer bem).
- Também pode usar a lei de Pareto para um melhor equilíbrio entre a vida profissional e familiar, identificando quais os 20% de tarefas no trabalho que requerem 80% do tempo que gasta com elas (e depois delegando essas tarefas a outros).
Outros Usos para a Lei de Pareto
O Princípio de Pareto também pode ser utilizado para dar prioridade às tarefas.
Por exemplo: se lhe tiver sido atribuído um projecto com o objectivo de aumentar as vendas, mas não tiver a certeza por onde começar, aplique o Princípio de Pareto.
Poderá reparar que 80% das vendas da sua empresa provêm de 20% dos seus clientes. Seria sensato concentrar-se na melhoria dos serviços para esses clientes, uma vez que eles trazem a maior parte dos lucros. Por outras palavras, faz mais sentido para si concentrar-se na melhoria da satisfação do cliente em vez de tentar algo mais que pode apenas melhorar as vendas em 10%. Desta forma, a aplicação do Princípio de Pareto poderia ajudá-lo a determinar quais as atividades que irão gerar maiores rendimentos em termos de tempo gasto versus dinheiro ganho ou poupado no caminho (e evitar o desperdício de recursos em áreas onde não existem quaisquer benefícios significativos).
Esta equação pode ser usada em qualquer domínio.
O princípio de Pareto é uma fórmula matemática que pode ser aplicada a qualquer domínio. Diz que 80% dos resultados provêm de 20% dos esforços, ou por outras palavras:
80% dos seus lucros provêm de 20% dos seus clientes
Esta equação pode ser utilizada em qualquer domínio. Por exemplo, pode descobrir isso:
- 80% das suas vendas são geradas por 20% de clientes que compram produtos regularmente no seu website;
- 80% do tráfego no seu sítio Web provém de 20% páginas; ou
- 80% de todo o conteúdo publicado em linha representa apenas 5-10%.
Conclusão
O Princípio de Pareto é uma ferramenta útil para qualquer negócio e, diríamos, para a nossa vida. Ajuda-o a concentrar-se nas áreas mais importantes do seu negócio e dá-lhe uma ideia de onde deve gastar o seu tempo e dinheiro. Seguindo este princípio, pode certificar-se de que os seus esforços são eficazes e eficientes.
Já conhecia a Lei de Pareto? O que lhe falta para aplicar a regra 80/20 na sua empresa?
Já assistiu aos nossos webinars sobre Liderança?
Deixamos abaixo dois webinars sobre Liderança que irão ajudar a melhorar a sua performance enquanto líder bem como a gerar mais confiança.
Fontes:
- https://www.investopedia.com/terms/p/paretoprinciple.asp
- https://asana.com/pt/resources/pareto-principle-80-20-rule
- https://www.simplypsychology.org/pareto-principle.html
Artigos recomendados
7 passos para atingir um crescimento exponencial
Crescimento exponencial: o que é? O crescimento exponencial dos negócios refere-se a um rápido aumento da taxa de crescimento de uma empresa. Caracteriza-se frequentemente por um aumento percentual que se torna progressivamente maior ao longo do tempo. Por exemplo, se a taxa de crescimento de uma empresa é de 20% no primeiro ano, 25% no…
Pomodoro: Potencie o seu tempo com esta técnica
A técnica Pomodoro é uma das mais importantes técnicas para maximizar a gestão de tempo e ter sucesso. É um método de gestão do tempo desenvolvido por Francesco Cirillo no final dos anos 80. A técnica utiliza um temporizador para decompor o trabalho em intervalos, tradicionalmente de 25 minutos de duração, separados por pequenas pausas.…
Matriz de Eisenhower — Aprenda a gerir melhor o seu tempo
A Matriz de Eisenhower, também conhecida como Caixa Eisenhower ou Princípio Urgente/Importante, é uma ferramenta de gestão do tempo desenvolvida pelo Presidente Dwight D. Eisenhower. Baseia-se na ideia de que pode dar prioridade às suas tarefas, considerando o seu nível de importância e urgência. Origem do nome Dwight D. Eisenhower foi o 34.º Presidente dos…