O planeamento não é um conceito novo. Já existe há décadas, mas tem sido muitas vezes mal feito. Vê-se em quase todos os negócios. Existem empresas que apenas esperam sobreviver e ganhar dinheiro no dia-a-dia sem qualquer plano ou estratégia a longo prazo, mas o sucesso não é isso.
Contudo, precisa de planear o futuro da sua empresa agora mais do que nunca porque há tantas mudanças a acontecer à nossa volta: tecnologia, demografia e comportamento dos consumidores estão a mudar rapidamente.
Com o aproximar do novo ano surge também um novo “começo”. Muitas pessoas estabelecem no final do ano os objetivos para o próximo ano, assim como nas empresas.
Assim como estabelecer e definir objetivos e metas da empresa para o próximo ano, torna-se necessário elaborar o planeamento do mesmo de forma a atingirmos esses objetivos definidos. A isso dá-se o nome de planeamento anual.
O que é o planeamento anual?
Um plano anual de uma empresa é um conjunto de objetivos e marcos que irão servir de guião da empresa no ano seguinte. Ajuda a orientar a equipa e investidores no caminho certo.
Para muitas empresas, o novo ano começa com uma revisão do ano que terminou e só depois se estabelecem objetivos e expectativas para o ano seguinte.
Este planeamento ajuda a equipa e os investidores a tomar as melhores decisões para avançar, a visualizar o objetivo final e como chegar ao mesmo.
O plano anual é utilizado para alinhar todas as partes das visões e estratégias da organização, fazendo a ponte entre os seus pilares estratégicos e projetos estratégicos. Os pilares serão as principais áreas em que se irão focar ou motores de negócio que criarão mais valor para a empresa. Os projetos estratégicos serão as iniciativas ou atividades que irão ajudar a alcançar os objetivos da estratégia da empresa.
Confira a nossa Carta onde realizamos um balanço de 2022.
Sérgio Salino, Macro Consulting
Como definir metas para o negócio?
Muito se fala sobre traçar metas para as organizações, mas vários empreendedores não dão a atenção devida a esse processo por não compreenderem a real importância das metas no crescimento da empresa.
Uma empresa sem metas traçadas pode tentar ao máximo dar o seu melhor, mas não sabe exatamente onde deseja chegar. Por conta disso, o seu crescimento pode ficar limitado. Já uma empresa que possui metas claras pode focar todas as suas ações nesse objetivo – otimizando os resultados.
Para que isso fique bem claro, vamos verificar os fatores que ressaltam a importância das metas empresariais:
- Foco – Traçar metas permite que os objetivos para o negócio estejam muito claros. Todo o tempo e recursos da empresa podem ser investidos para essa finalidade, sem se perder com distrações.
- Prazo – As metas devem vir acompanhadas de um prazo para conclusão. Dessa forme pode garantir que a empresa alcança os seus objetivos em menos tempo.
- Praticidade no dia a dia – Depois de definir metas e dividi-las em pequenas tarefas, as atividades do dia a dia tornam-se mais intuitivas para toda a equipa.
- Planeamento – Com base nas metas traçadas, é possível desenvolver todo o planeamento da empresa. A partir disso torna-se possível procurar habilidades, profissionais, parcerias e recursos necessários para colocar os planos em prática.
- Motivação – Manter a motivação da empresa em alta é muito importante para o sucesso de qualquer negócio. Traçar metas e conseguir cumpri-las gera um grande senso de realização, elevando a motivação de todos.
Como definir objetivos para o futuro?
Depois de definição de metas como definimos os objetivos? Afinal, de nada adianta estabelecer uma meta de aumentar as vendas em 200% quando não existe um bom planeamento que leva a esse resultado. Em vez de gerar resultados positivos, essas metas impossíveis podem levar à desmotivação de todos os membros da equipa.
Para a definição dos objetivos é necessário ter em conta:
1. Faça uma análise do ano passado
Quando iniciamos um processo de planeamento para o ano novo, é preciso considerar que temos uma ótima fonte de dados em mãos: todo o desempenho da empresa no ano anterior. Ou seja, fazer uma análise dos resultados conquistados durante o ano é um ótimo primeiro passo para traçar objetivos para o negócio.
As metas do ano passado foram alcançadas? Quais foram os pontos positivos apresentados pela empresa? E quais foram as principais dificuldades enfrentadas? Essa análise pode incluir uma combinação entre dados objetivos e a observação feita sobre os aspetos subjetivos que foram relevantes no período.
2. Entender o que podemos melhorar
Após feita uma análise inicial, é necessário pesquisar os pontos que podemos melhorar para o ano novo. Afinal, cada empresa possui necessidades muito particulares. Enquanto uma organização precisa dar atenção às suas campanhas de marketing, outro negócio precisa otimizar a gestão de stocks ou a fidelização de clientes e assim sucessivamente. Cada empresa terá as suas necessidades.
Para conseguirmos visualizar exatamente quais são os objetivos para o negócio que as suas novas metas devem contemplar, podemos utilizar algumas técnicas de avaliação, tais como:
- Análise SWOT: consiste em uma avaliação sobre os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças a sua empresa, ou seja, uma análise à envolvente interna e externa;
- Benchmarking: é uma estratégia de observação das outras empresas que atuam no mesmo nicho para identificar oportunidades de melhoria;
- Pesquisa de mercado: além de avaliar os concorrentes, podemos também procurar mais informações sobre potenciais clientes, fornecedores e parceiros.
3. Estipular objetivos para o ano novo
Depois de fazer uma avaliação sobre os pontos de melhoria, é o momento de estipular objetivos para alcançar no próximo ano de atividades. Para colocar isso em prática, será necessário considerar todas as informações que foram levantadas até o momento – criando um plano estratégico personalizado para o seu negócio.
Para uma empresa que tem dificuldade na fidelização de clientes, o objetivo pode incluir ações com foco na retenção. Já para uma organização que procurar expandir o mercado consumidor será preciso incluir objetivos de atração do público e aumento das vendas. Além desses fatores específicos, também é preciso manter o foco no crescimento – com objetivos de reduzir custos, aumentar vendas, procurar a inovação, entre outros.
4. Traçar metas realistas
Depois dos objetivos traçados temos de transformar-los em metas realistas. Se o objetivo é aumentar o volume de vendas, é preciso pensar como isso será colocado em prática. Otimizar ações de marketing, expandir o mercado consumidor, modificar o mix de produtos, entre outras possibilidades são metas que podemos traçar indo de encontro aos objetivos estabelecidos.
Entretanto, traçar metas realistas requer uma atenção especial. É preciso considerar que essas metas devem ser claras, reais e atingíveis – reunindo as seguintes características SMART:
- Specific – Específicos
- Measurable – Mensuráveis
- Achievable – Alcançáveis
- Relevant – Relevantes
- Timebound – Com um prazo de conclusão
Após a definição dos objetivos e metas podemos então realizar o plano anual.
Saiba mais sobre o impacto de metas e objetivos SMART numa empresa aqui.
Macro Consulting
O que deve estar incluído neste planeamento?
- Análise do desempenho passado – A análise dos anteriores objetivos e se os mesmos foram cumpridos pode ajudar a identificar áreas onde é possível melhorar e ser mais produtivo;
- Estimativas orçamentais – As projeções financeiras são frequentemente incluídas no planeamento orçamental. Ajudam a planear o ano seguinte e a identificar a linha de ação correta para os projetos da empresa.
- Uma declaração de visão clara – As expectativas devem ser claramente declaradas, assim como as responsabilidades os objetivos e os resultados também deverão estar claros. Ter estes elementos definido ajuda a manter as equipas no bom caminho, motivadas e alinhadas.
- Objetivos SMART – Estabelecer objetivos e prazos para empresa. Isto permite medir até onde já se chegou em termos de cumprimento destes objetivos.
- Plano de contingência – Um plano anual bem redigido deve também considerar as emergências. Ter um plano de contingência ajuda a evitar despesas inesperadas.
Resumidamente o plano anual é uma estratégia utilizada para planear e executar as metas e objetivos da organização.
Qual a importância de ter um planeamento anual?
Um dos principais benefícios do planeamento anual é que permite que as empresas estabeleçam metas e objetivos claros. Isto ajuda a assegurar que todos na organização estão a trabalhar para os mesmos objetivos. Então, por que utilizá-lo?
1. Ser proactivo, não reativo
Demasiadas vezes, as empresas não têm um plano, e apenas reagem ao que se passa à sua volta. Como resultado, estão a combater o fogo em vez de dar um passo atrás para avaliar a situação e desenvolver uma estratégia.
Um plano bem desenvolvido pode impedir que isto aconteça. Ajuda a antecipar potenciais problemas e a pôr em prática planos de contingência para minimizar o impacto negativo no negócio.
2. Acompanhar o progresso
Um bom plano anual irá ajudar a acompanhar o progresso e assegurar que se está a fazer as mudanças necessárias para alcançar os objetivos estabelecidos. Sem um plano, pode ser um desafio determinar se está a existir progresso e que ajustes precisam de ser realizados.
O plano anual vai fornecer as informações necessárias para monitorizar o progresso/ crescimento e assegurar que tudo está num bom caminho.
3. Focar no essencial
Os planos anuais ajudam a concentrar a equipa no que é importante. Se não existir nenhum plano, pode ser difícil para a equipa saber no que deve estar a trabalhar. O plano anual delineará os principais objetivos e estratégias que precisam de ser alcançados, e isto ajuda a concentrar esforços nas tarefas mais críticas.
4. Prever eficazmente
Os planos anuais são um instrumento valioso para a elaboração de orçamentos e previsões. Ao ter um plano em vigor, facilitará a compreensão de que recursos precisa e quando precisa deles. Isto pode ajudar a orçamentar com maior precisão e a prever receitas e despesas futuras.
5. Tomar decisões informadas
Os planos anuais fornecem um quadro para a tomada de decisões. Para tomar decisões sólidas, é necessário ter uma compreensão clara dos objetivos do negócio e das estratégias que se irá utilizar para os alcançar. O plano fornecerá esta informação e desta forma irá ajudar a tomar decisões informadas que irão beneficiar a empresa.
6. Promover a responsabilização
Um plano anual bem documentado responsabilizará indivíduos e líderes pelas suas ações. Identificará o que se espera deles e fornecerá um meio de medir o seu desempenho. Isto ajudará a assegurar que todos estão a trabalhar para os mesmos objetivos e metas.
7. Plano para o longo prazo
O plano anual pode ser um ponto de partida para o desenvolvimento de um plano estratégico a longo prazo. Dá uma visão geral do negócio e das áreas que precisam de ser melhoradas.
Ao realizar planos anuais regularmente, é possível basear-se em estratégias específicas que precisam de ser implementadas para alcançar os seus objetivos a longo prazo.
8. Melhorar a comunicação
Um bom plano anual delineará as principais áreas de comunicação e a forma como a informação será partilhada entre departamentos e indivíduos. Isto ajudará a assegurar que todos estejam na mesma página e que a comunicação flua eficazmente.
9. Gerir a mudança
A mudança é constante, e as empresas precisam de ser capazes de se adaptar rapidamente às mudanças no mercado. Um plano anual bem documentado irá permitir gerir estas mudanças e a fazer os ajustamentos necessários para garantir o sucesso do negócio.
Confira as 10 principais razões para se ter um plano de negócios.
Macro Consulting
Conclusão
Concluindo, quando o término do ano e o início de um novo surge um novo começo para as empresas e para as pessoas. Dessa forma é essencial planear o novo ano estabelecendo objetivos e metas e como os iremos alcançar. Ressalvar que este plano deverá ser partilhado com toda a equipa que compõem a organização para que dessa forma todos dentro da mesma estejam focados e alinhados para fazer o caminho para alcançar os objetivos definidos.
O planeamento antecipado pode tornar o seu negócio mais competitivo no mercado e mantê-lo forte durante muitos anos. Isto é especialmente importante se tiver uma grande base de clientes. Ao planear cada ano, será capaz de criar um roteiro que o ajudará a alcançar os seus objetivos, ao mesmo tempo que aumenta a satisfação dos recursos-humanos, dando-lhes um sentido de capacitação à medida que trabalham para os seus próprios objetivos, tendo em mente a missão, visão e os objetivos da empresa.
Precisamos de planear o futuro da nossa empresa agora mais do que nunca porque há tantas mudanças a acontecer à nossa volta: tecnologia, demografia e comportamento dos consumidores estão a mudar rapidamente; a política tornou-se mais volátil; os regulamentos continuam a mudar a um ritmo sem precedentes; os preços e as flutuações do mercado, etc. A lista de mudanças não para de aumentar a cada dia! É necessários os empresários /gestores estarem preparados para estas mudanças se quiserem que as suas empresas as superem com sucesso.
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Fontes:
- https://www.yourarticlelibrary.com/organization/7-advantages-of-managerial-control-for-an-organization/25753
- https://in.indeed.com/career-advice/career-development/importance-of-control
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