O que é a ISO 9001?
A ISO 9001 é a norma de sistemas de gestão mais utilizada mundialmente, sendo a referência internacional para a Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade.
A adoção de um Sistema de Gestão da Qualidade é, segundo esta norma, uma decisão estratégica da Organização, ou seja, tomada ao mais alto nível de decisão para servir um propósito específico e obter resultados.
Ao endereçar a capacidade de satisfazer as necessidades e expetativas dos clientes, aumentar a sua satisfação através de um sistema de gestão e melhorar o desempenho global da Organização, a ISO 9001:2015 assenta no propósito fundamental da existência de uma Organização.
A ISO 9001:2015 adota uma abordagem por processos, que incorpora o ciclo PDCA de melhoria contínua, e integra o pensamento baseado em risco, permitindo não só a fidelização do cliente como também a competitividade da organização assente nos pilares da sustentabilidade.
O que é um Sistema de Gestão da Qualidade e quais as suas vantagens e desvantagens?
Um sistema de gestão da qualidade é um conjunto de elementos interligados, integrados na organização de uma empresa, que funcionam como uma engrenagem para atender à política da qualidade e os objetivos da entidade.
Saiba mais neste artigo.
Evolução da norma
A norma ISO 9001 teve início em 1987 e, desde então, foram lançadas 5 normas (incluindo a do ano de fundação).
ISO 9001:1987
Em 1987 foi desenvolvida a ISO 9001, baseado na norma britânica BS5750, com o principal objetivo de fazer desta norma a referência de padrão internacional para garantir a qualidade de produtos e serviços.
Conhecida na época como Sistema de Garantia da Qualidade com foco em ações preventivas, na sua primeira versão cada empresa definia os seus próprios requisitos, elaborando uma grande quantidade de procedimentos e instruções de trabalho para suportar o Sistema da Garantia da Qualidade. Apesar de inovadora na época, devido ao excesso de documentos desenvolvidos fazia com que a norma se tornasse complexa no que concerne à sua manutenção e controlo.
ISO 9001:1994 – a primeira revisão
Em 1994 foi realizada a primeira revisão da norma focado na Garantia da qualidade como base de certificação. Apesar de não existirem mudanças significativas, importa destacar alguns pontos relacionados com a garantia de qualidade:
- Exigência de desenvolvimento de um manual da qualidade para incluir ou fazer referência aos procedimentos documentados que fazem parte do Sistema de Gestão da Qualidade;
- A norma passou a exigir a participação de representantes de todas as funções referentes à etapa do projeto em análise. A validação do projeto precisava de ser realizada para assegurar que o produto estava de acordo com as necessidades ou requisitos do utilizador definido;
- Os requisitos de controlo de processos foram atualizados para incluir a manutenção do equipamento, de modo a assegurar a capacidade contínua do processo.
ISO 9001:2000 – a segunda revisão
A segunda revisão trouxe grandes alterações na estrutura da norma, exigindo às empresas certificadas que se adaptassem aos novos requisitos.
A este nível, uma das maiores novidades foi a abordagem por processos que trouxe maior valorização para o mapeamento dos processos dentro das Organizações, com cada processo a ser mapeado segundo “entradas”, “transformações nas atividades-chave” e “saídas” com o respetivo resultado das transformações.
Em comparação com a versão de 1994, a norma ficou mais objetiva e com o foco principal na satisfação do cliente, melhoria contínua e a conformidade do produto.
A interpretação da norma e respetiva implementação tornaram-se mais simples, dando autonomia para as empresas excluírem documentos desnecessários e procedimentos que comprometiam a eficácia dos seus processos.
Este facto trouxe enormes oportunidades para as empresas, porém surgiram igualmente desafios resultantes da necessidade de estas organizações analisarem e definirem prioridades e níveis de importância em relação à sua documentação e respetivos procedimentos.
Destaque para o foco nos processos, ênfase no Cliente e na melhoria contínua.
ISO 9001:2008 – a terceira revisão
Nesta revisão, as alterações foram pouco significativas, destacando-se a alteração da designação de “Garantia de Qualidade” para “Gestão da Qualidade” e o surgimento da preocupação global com os stakeholders como um todo. Para além dos clientes, também os fornecedores, colaboradores, acionistas/sócios e outras partes interessadas (Ex: agências reguladoras) começam a ganhar importância dentro do Sistema de Gestão da Qualidade. Para além disto, destaque para as mudanças integradas para proporcionar uma melhor interação com a ISO 14001 – Sistema de Gestão Ambiental.
ISO 9001:2015 – a versão atual da norma
A revisão de 2015 é a mais recente atualização da norma ISO 9001, tendo trazido significativas alterações à norma base.
A adoção de um sistema de gestão da qualidade é uma decisão estratégica de uma organização que pode ajudar a melhorar o seu desempenho global e proporcionar uma base sólida para iniciativas de desenvolvimento sustentável.
Os benefícios potenciais para uma organização ao implementar um sistema de gestão da qualidade baseado nesta Norma são:
- a aptidão para fornecer de forma consistente produtos e serviços que satisfaçam tanto os requisitos dos clientes como as exigências estatutárias e regulamentares aplicáveis;
- facilitar oportunidades para aumentar a satisfação do cliente;
- “tratar” riscos e oportunidades associados ao seu contexto e objetivos;
- a aptidão para demonstrar a conformidade com requisitos especificados do sistema de gestão da qualidade.
Os requisitos do sistema de gestão da qualidade especificados nesta Norma são complementares aos requisitos para produtos e serviços.
Esta Norma adota a abordagem por processos, que incorpora o ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act) e o pensamento baseado em risco. Iremos focar-nos neste ponto mais adiante.
Num ambiente cada vez mais dinâmico e complexo, satisfazer continuadamente os requisitos e ter em consideração as necessidades e expectativas futuras constitui um desafio para as organizações. Para atingir este objetivo, a organização poderá considerar necessário adotar
diversas formas de melhoria para além da correção e da melhoria contínua, tais como mudança disruptiva, inovação e reorganização.
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