De forma simples, a margem bruta é a diferença entre as receitas e os custos de produção das mercadorias vendidas e serviços prestados, sendo uma forma de medir a rentabilidade de um determinado negócio. Através do cálculo da margem bruta, é possível determinar a percentagem de lucro obtido em cada venda efetuada ou prestação de serviço realizada.
Isto apresenta diversas vantagens, nomeadamente do ponto de vista de estratégia de vendas. Saber a margem bruta das vendas permite identificar o lucro de cada produto ou serviço de forma concreta e, dessa forma, adaptar a estratégia de venda ou de marketing para ir de encontro ao objetivos pretendidos.
O cálculo da margem bruta possibilita avaliar os gastos com produtos, o que se torna vantajoso no momento de atribuir o preço adequado às mercadorias ou aos serviços disponibilizados. Também permite analisar se determinadas mercadorias devem ou não ser mantidas (após considerar custos, lucro obtido e volume de vendas).
Como se calcula a margem bruta?
Margem Bruta = Lucro Bruto / Rendimentos x 100