O Descoberto Bancário é um tipo de financiamento que consiste em ficar com a conta a saldo negativo.
Quando o banco permite que o cliente levante dinheiro ou faça pagamentos a partir da sua conta à ordem quando já não tem fundos disponíveis estamos a falar de descoberto bancário.
Existem dois tipos de descoberto bancário: o autorizado e o não autorizado.
Descoberto bancário autorizado
Também conhecido como facilidade de descoberto, o descoberto bancário autorizado pressupõe, tal como a palavra indica, que o banco autoriza o cliente a ter a conta a negativo se precisar de usar mais do que o saldo disponível.
Como nem todas as contas à ordem permitem a existência de facilidade de descoberto, é importante consultar a Ficha de Informação Normalizada (FIN) para verificar se tem esta possibilidade.
Caso exista, terá de solicitar ao banco a adesão a este produto bancário. O banco analisará o seu pedido e concederá a respetiva autorização. O pedido pode ser feito na altura da abertura da conta ou posteriormente, a qualquer altura.
Descoberto bancário não autorizado
O descoberto bancário não autorizado, é denominado ultrapassagem de crédito e o banco pode não autorizar.
Nestes casos, mesmo tendo algum dinheiro na conta, quando o valor que pretende movimentar for superior ao saldo da sua conta, o banco pode recusar o débito na totalidade.
No entanto, muitos bancos aceitam que o cliente deixe o saldo da sua conta à ordem ficar negativo, sobretudo quando o diferencial entre o valor a pagar e saldo da conta não é muito alto, ou se trata de pagamentos de serviços essenciais, e se for uma situação pontual.
O descoberto bancário não autorizado tem custos superiores ao autorizado, nomeadamente, no que diz respeito à taxa de juro aplicável. Os juros também são calculados diariamente e serão regularizados assim que tiver dinheiro na conta.