É importante para as empresas/negócios avaliar a evolução temporal das vendas dos seus produtos e serviços, identificando em que fase do ciclo de vida de produto os mesmos se encontram.
Um produto encontra-se na fase de introdução, sendo esta a primeira fase, quando a empresa lança o seu produto no mercado e começa a vender o mesmo. É nesta fase que o empreendedor investe uma maior parte do seu orçamento em marketing e publicidade para divulgar a marca.
Após a introdução, tem início a fase do crescimento, sendo nesta fase que a empresa obtém a resposta do cliente em relação ao seu produto ou marca. Pode-se dizer que um produto está em fase de crescimento quando os seus consumidores o começam a adquirir com mais frequência ou em maior quantidade. Contudo, nesta fase ainda é necessário continuar a investir em marketing e publicidade, de modo a destacar o produto/serviço dos seus concorrentes.
A fase da maturidade ocorre quando o produto já possui uma considerável quota no mercado e mantém uma posição de topo, gerando lucros de grande volume à empresa. Estes lucros tornam-se maiores que os da fase anterior, pois nesta fase não é necessário investir tanto em marketing e publicidade, uma vez que o consumidor já se encontra familiarizado com o produto.
Por fim, na fase de declínio, o produto/serviço acaba por deixar de manter uma posição de topo no mercado. Nesta fase, os consumidores mudam as suas preferências e acabam por adquirir outro produto/serviço de empresas concorrentes, fazendo com que as vendas e os lucros caiam. É nesta fase que as empresas devem apostar na transformação dos produtos já existentes ou na criação de outros mais adaptados às necessidades e preferências dos clientes, aumentando a eficiência.