Blockchain é um “banco de dados” distribuído que é compartilhado entre os nós de uma rede de computadores. Como banco de dados, uma blockchain armazena informações em formato digital.
Blockchains são mais conhecidos pelo seu papel crucial em sistemas de criptomoedas, como Bitcoin, para manter um registo seguro e descentralizado de transações. A inovação com uma blockchain é que esta garante a fidelidade e segurança de um registo de dados e gera confiança sem a necessidade de um terceiro confiável.
Uma diferença fundamental entre um banco de dados típico e blockchain é como os dados são estruturados. Através da blockchain, são recolhidos informações em grupos, conhecidos como blocos, que contêm conjuntos de informações. Os blocos possuem determinadas capacidades de armazenamento e, quando preenchidos, são fechados e vinculados ao bloco previamente preenchido, formando uma cadeia de dados conhecida como blockchain. Todas as novas informações que seguem esse bloco recém-adicionado são compiladas num bloco recém-formado que também será adicionado à cadeia uma vez preenchido.
Um banco de dados geralmente estrutura os seus dados em tabelas, enquanto um blockchain, como o próprio nome indica, estrutura seus dados em pedaços (blocos) que são encadeados. Essa estrutura de dados inerentemente cria uma linha do tempo irreversível de dados quando implementada numa natureza descentralizada. Quando um bloco é preenchido, ele é gravado e torna-se parte dessa linha do tempo. Cada bloco na cadeia recebe um timestamp exato quando é adicionado à cadeia.