5 Forças de Porter
As 5 Forças de Porter são uma framework de análise das forças competitivas que dinamizam um setor de negócios. São elas: O modelo foi criado em 1979 por Michael Porter, professor da Harvard Business School, que criou nesse mesmo ano um artigo na revista de Harvard: “How Competitive Forces shape Strategy” (Como forças competitivas moldam a estratégia). […]
Ler mais5S
O 5S é definido como uma metodologia que resulta num local de trabalho limpo, organizado, seguro e bem organizado para ajudar a reduzir o desperdício e otimizar a produtividade. Esta metodologia foi projetada para ajudar a construir um ambiente de trabalho de qualidade, tanto física como mentalmente. A filosofia 5S aplica-se a qualquer área de […]
Ler mais5W2H
5W2H é uma ferramenta amplamente utilizada, sobretudo na metodologia Lean, para entender um problema ou oportunidade de melhoria de diferentes perspetivas. O seu nome é um acrónimo para as 7 perguntas que devem ser feitas e respondidas ao investigar um determinado problema: A partir do momento que as perguntas são bem respondidas, a solução está […]
Ler maisAICEP
A extensa rede de profissionais especializados – através dos Gestores de Cliente e das Lojas da Exportação, em Portugal, e através da Rede Externa, presente em mais de 50 Países – permite à AICEP Portugal Global ter um conhecimento primordial das oportunidades de negócio para as empresas portuguesas em cada mercado e das estratégias a […]
Ler maisAlavancagem
A alavancagem pode ser definida como o recurso ao endividamento para comprar ativos adicionais, de forma a aumentar o retorno potencial de um investimento. Assim, poderá executar uma transação com um volume significativamente maior do que os fundos que decidiu investir. Se, por um lado, o recurso à alavancagem se pode revelar muito útil na […]
Ler maisAliança Estratégica
Uma aliança estratégica é a ligação entre várias empresas ou organizações, que decidem unir recursos como opção estratégica de crescimento, de forma atingir objetivos em comum. Ver o conceito de Joint Venture.
Ler maisAnálise de Causa Raiz (RCA)
A Análise de Causa Raiz consiste num processo através do qual se procura descobrir a causa raiz de certos problemas, de modo a identificar as soluções mais adequadas. Assim, a RCA vai além da verificação superficial de causa-efeito, procurando mostrar onde é que os processos e sistemas falharam e causaram problemas, tentando evitar que o […]
Ler maisAnálise de Risco
Em gestão, a análise de risco contempla a verificação e avaliação de riscos e respetivo impacto dos mesmos. De forma simplista, podemos referir que esta consiste na probabilidade de um perigo ocorrer e deve ser calculado o possível impacto e prejuízo para a empresa da ocorrência desse mesmo acontecimento.
Ler maisAnálise PEST
A Análise PEST é uma ferramenta que permite avaliar a envolvente externa da empresa, mais concretamente no que concerne às suas variáveis política, económica, social e tecnológica para que consiga tornar-se mais forte no mercado. Ao longo do tempo, com a evolução da ferramenta, a mesma foi tendo abordagens distintas, sendo atualmente muito comum acoplar […]
Ler maisAnálise SWOT
Análise SWOT, ou análise FOFA, é uma ferramenta de planeamento estratégico amplamente usada em análise de projetos e empreendedorismo, que visa analisar cenários e apoiar a tomada de decisões. Esta análise costuma ser usada pelas empresas antes de implementar algum projeto, com vista a identificar as forças e fraquezas do negócio (análise interna) e oportunidades […]
Ler mais