5 Forças de Porter
As 5 Forças de Porter são uma framework de análise das forças competitivas que dinamizam um setor de negócios. São elas: O modelo foi criado em 1979 por Michael Porter, professor da Harvard Business School, que criou nesse mesmo ano um artigo na revista de Harvard: “How Competitive Forces shape Strategy” (Como forças competitivas moldam a estratégia). […]
Ler mais5W2H
5W2H é uma ferramenta amplamente utilizada, sobretudo na metodologia Lean, para entender um problema ou oportunidade de melhoria de diferentes perspetivas. O seu nome é um acrónimo para as 7 perguntas que devem ser feitas e respondidas ao investigar um determinado problema: A partir do momento que as perguntas são bem respondidas, a solução está […]
Ler maisAções
Ações são parcelas do capital social de uma empresa. Ao adquirir uma ação, está a adquirir um conjunto de direitos e de deveres associados ao presente e ao futuro daquela empresa. Ao longo do tempo, poderá manter ações na sua posse e beneficiar da boa gestão da empresa ou pode decidir vender estas ações e […]
Ler maisAções ordinárias
As ações ordinárias (ON) são conhecidas por darem direito a voto nas assembleias da empresa. Adicionalmente, estas garantem ao investidor uma parte do valor obtido com uma eventual venda do negócio, ao contrário das ações preferenciais. Ou seja, dão acesso a uma participação no chamado prémio de controlo da empresa. Ver os seguintes conceitos: Ações […]
Ler maisAções preferenciais
As ações preferenciais (PN) não dão direito a voto nem à participação no saldo da venda da empresa, ao contrário das ações ordinárias. No entanto, os donos destas ações têm preferência na hora de receber os lucros da empresa na distribuição de dividendos aos acionistas ou no reembolso de capital. Além disso, cabe a estes […]
Ler maisAnálise PEST
A Análise PEST é uma ferramenta que permite avaliar a envolvente externa da empresa, mais concretamente no que concerne às suas variáveis política, económica, social e tecnológica para que consiga tornar-se mais forte no mercado. Ao longo do tempo, com a evolução da ferramenta, a mesma foi tendo abordagens distintas, sendo atualmente muito comum acoplar […]
Ler maisAnálise SWOT
Análise SWOT, ou análise FOFA, é uma ferramenta de planeamento estratégico amplamente usada em análise de projetos e empreendedorismo, que visa analisar cenários e apoiar a tomada de decisões. Esta análise costuma ser usada pelas empresas antes de implementar algum projeto, com vista a identificar as forças e fraquezas do negócio (análise interna) e oportunidades […]
Ler maisApólice
Uma apólice consiste num documento que é emitido por uma seguradora e que formaliza a aceitação de determinado risco. Este documento consiste num documento formal com o qual o tomador do seguro se encontra protegido em caso de sinistros ou certos eventos. Numa apólice de seguro encontram-se todas as obrigações, assim como direitos, que o […]
Ler maisBenchmarking
Benchmarking é uma análise estratégica das melhores práticas usadas por empresas do mesmo setor que o seu. Benchmarking vem da palavra “benchmark”, que significa “referência”. Esta é uma importante ferramenta de gestão que tem como objetivo melhorar processos, produtos e serviços, gerando mais lucro e produtividade.
Ler mais