Ações
Ações são parcelas do capital social de uma empresa. Ao adquirir uma ação, está a adquirir um conjunto de direitos e de deveres associados ao presente e ao futuro daquela empresa. Ao longo do tempo, poderá manter ações na sua posse e beneficiar da boa gestão da empresa ou pode decidir vender estas ações e […]
Ler maisAções ordinárias
As ações ordinárias (ON) são conhecidas por darem direito a voto nas assembleias da empresa. Adicionalmente, estas garantem ao investidor uma parte do valor obtido com uma eventual venda do negócio, ao contrário das ações preferenciais. Ou seja, dão acesso a uma participação no chamado prémio de controlo da empresa. Ver os seguintes conceitos: Ações […]
Ler maisAções preferenciais
As ações preferenciais (PN) não dão direito a voto nem à participação no saldo da venda da empresa, ao contrário das ações ordinárias. No entanto, os donos destas ações têm preferência na hora de receber os lucros da empresa na distribuição de dividendos aos acionistas ou no reembolso de capital. Além disso, cabe a estes […]
Ler maisAICEP
A extensa rede de profissionais especializados – através dos Gestores de Cliente e das Lojas da Exportação, em Portugal, e através da Rede Externa, presente em mais de 50 Países – permite à AICEP Portugal Global ter um conhecimento primordial das oportunidades de negócio para as empresas portuguesas em cada mercado e das estratégias a […]
Ler maisAlavancagem
A alavancagem pode ser definida como o recurso ao endividamento para comprar ativos adicionais, de forma a aumentar o retorno potencial de um investimento. Assim, poderá executar uma transação com um volume significativamente maior do que os fundos que decidiu investir. Se, por um lado, o recurso à alavancagem se pode revelar muito útil na […]
Ler maisAnálise PEST
A Análise PEST é uma ferramenta que permite avaliar a envolvente externa da empresa, mais concretamente no que concerne às suas variáveis política, económica, social e tecnológica para que consiga tornar-se mais forte no mercado. Ao longo do tempo, com a evolução da ferramenta, a mesma foi tendo abordagens distintas, sendo atualmente muito comum acoplar […]
Ler maisAnimal Spirits
O conceito de “animal spirits” foi popularizado pelo economista britânico John Maynard Keynes, e descreve a forma como os agentes tomam as suas decisões financeiras em termos de incerteza ou instabilidade. John Maynard Keynes descreve “animal spirits” como as emoções que afetam a confiança dos consumidores. Atualmente, este conceito é entendido como os fatores emocionais […]
Ler maisArbitragem
Arbitragem, no mercado financeiro e em Economia, entende-se por uma operação de compra e venda de valores negociáveis, realizada com o objetivo de ganhos económicos sobre a diferença de preços existente, para um mesmo ativo, entre dois mercados. Trata-se de uma operação sem risco (ou de risco reduzido) em que o arbitrador aproveita o lapso […]
Ler maisAssimetria de informação
Assimetria de informação corresponde a uma falha de mercado que ocorre quando os intervenientes numa dada transação económica não dispõem de níveis de conhecimento semelhantes. É comum a assimetria de informação manifestar-se através de um maior nível de conhecimento por parte dos vendedores face aos compradores, apesar de o oposto ser possível. Esta é uma […]
Ler mais