• Avenida da Boavista, 1588, 6º andar
  • geral@macroconsulting.pt
  • Horário: 09:00 – 18:00
Thumb

Estudos de Viabilidade

Já imaginou investir num negócio ou avançar com uma ideia sem efetuar um estudo que lhe permita perceber se é (ou não) viável esse projeto?

O objetivo de um estudo de viabilidade é fornecer informação sobre o projeto e mitigar os riscos potenciais do negócio. Esta abordagem pode incluir várias vertentes, das quais destacamos três:
- Viabilidade de mercado
- Viabilidade económico-financeira
- Viabilidade técnica

A viabilidade de mercado está relacionada com a validação da necessidade do produto/serviço da empresa, procura de mercado potencial, análise de concorrência, entre outros. Por norma, este estudo de viabilidade é respondido através de estudos de mercado, modelo de negócios (Business Model Canvas) e planos de negócios.

Relativamente à viabilidade económico-financeira, é validado o projeto no às suas métricas financeiras diz respeito e, a este nível, existem vários modelos passíveis de utilizar dos quais destacamos métodos neotradicionais (VAL, TIR e Payback) assim como métodos mais recentes (Opções Reais).

Por fim, o estudo de viabilidade técnica permite perceber se a equipa é capaz de entregar o prometido, seja a nível da produção, seja a nível de marketing e vendas, seja no pós-serviço.

Na Macro Consulting o nosso papel passa por elaborar Estudos de Viabilidade em cada uma destas vertentes, com vista a assegurar que os investimentos das empresas apenas são feitos em caso de viabilidade positiva.