Enquadramento
Com o surgimento da pandemia COVID-19 em 2020, a Indústria da Estética e da Beleza observou uma aceleração do ritmo de digitalização, permitindo aos consumidores disfrutar de tratamentos estéticos e de beleza a partir do conforto das suas casas.
Ao longo dos últimos meses, não obstante o levantamento das restrições associadas à pandemia que possibilita a que as pessoas se voltem a juntar com os seus familiares e amigos, disfrutando, por exemplo, de experiências em conjunto em alguns SPAs que realizam tratamentos de beleza, a tendência da digitalização do setor não demonstra indícios de se reverter, mas sim de se intensificar, de modo a fornecer o máximo de conforto e uma variedade de serviços de estética e beleza aos consumidores.
As tendências apontadas ao setor da estética e da beleza para o futuro próximo passam pela digitalização e utilização de tecnologia de ponta de modo a tornar os serviços oferecidos mais eficientes, alterando as preferências dos consumidores.
Tendências da indústria da Estética e da Beleza
Hiperpersonalização
Nos dias de hoje, os consumidores são mais propensos a adquirirem algo se tal produto ou serviço estiver personalizado à sua medida.
Assim, as marcas de beleza estão cada vez mais a implementar experiências personalizadas a cada consumidor através de tecnologias avançadas.
Através de inquéritos, as empresas de estética e beleza conseguem analisar vários fatores que lhes permitem criar fórmulas personalizadas de champô, amaciador, entre outros produtos para cabelo, e não só.
Estas recomendações são baseadas em Inteligência Artificial (AI), sendo oferecidas a todos os clientes que se encontrem interessados em cuidados com a pele, maquilhagem, proteção solar, nutrição, entre outros. Alguns sistemas de IA podem identificar características faciais, analisar as condições e a aparência da pele e simular até a aplicação de maquiagem virtual para os seus clientes.
Máscaras
À medida que as máscaras faciais se tornaram uma linha fundamental de defesa contra o COVID-19, as vendas de maquilhagem para os olhos dispararam.
Este interesse em todos os produtos relacionados com a maquilhagem para os olhos tem sido tão profundo que alguns especialistas dizem que a procura por outro tipo de produtos, como o batom, continuará a diminuir nos próximos tempos, uma vez que, apesar do levantamento de várias restrições relativas ao COVID-19, ainda são muitos os consumidores que preferem continuar a usar máscara sendo, portanto, o principal elemento visível do seu rosto os olhos.
Procura crescente por produtos de beleza masculinos
Uma das tendências com maior crescimento na indústria da estética e da beleza são os tratamentos e a maquilhagem criada especificamente para homens.
Estudos apontam que a procura por cuidados para a pele de homens, nomeadamente hidratantes para homens, aumentaram consideravelmente nos últimos anos, sendo que a maquilhagem para homens também tem aumentado a sua popularidade. De referir, neste caso, que o segmento masculino de produtos de beleza e moda cresceu mais rápido do que o segmento feminino na última década.
O mercado de beleza masculina é, na verdade, parte do fenómeno “Korean Wave”: o impacto cultural da Coreia do Sul no resto do mundo, pois aproximadamente 75% dos homens sul-coreanos recebem algum tipo de tratamento de beleza ou higiene todas as semanas.
Foco na sustentabilidade
Com a crescente preocupação com as alterações climáticas e as suas consequências, o número de consumidores que procuram mais informação sobre os produtos de estética e beleza que consomem tem vindo a aumentar, procurando sempre saber se esses produtos são ecológicos e não testados em animais.
Atualmente, os consumidores são atraídos por marcas que agem com responsabilidade, tentando reduzir a sua pegada de carbono e diminuindo o desperdício. Neste caso, as marcas procuram sempre inovar, pelo que materiais alternativos como, por exemplo, o bambu, têm sido uma tendência crescente nas embalagens. Este tipo de embalagens, para além de serem eco-friendly, têm a vantagem adicional de se destacarem nas prateleiras onde o plástico e o vidro são a norma.
Inclusividade
Como referido, os produtos sustentáveis constituem uma área de crescimento.
Adicionalmente, tem também vindo a crescer a procura por produtos unissexo e produtos de beleza masculinos. Assim, há cada vez uma maior procura por marcas de estética e beleza inclusivas, cujos produtos consigam ser utilizados por diferentes tipos de pessoas e não apenas por um grupo muito pequeno de consumidores. Todos os espectros de inclusão são bastante importantes, sejam questões de género ou de etnia, ou até mesmo consumidores mais velhos que ainda procuram marcas mais jovens.
Tecnologia em SPAs
As gerações mais novas estão cada vez mais despertas para a necessidade da prevenção de doenças, em vez de esperarem que, caso fiquem doentes, consigam encontrar a cura. A medicina pró-ativa e preventiva consiste num termo usado neste segmento em crescimento onde a indústria dos SPAs e do bem-estar estão idealmente posicionadas para responder às necessidades dos seus clientes.
Este setor precisa de adaptar o percurso de cada cliente para integrar a programação dos serviços de bem-estar adequados, sendo o primeiro passo o diagnóstico. Estas avaliações podem ser feitas graças aos subprodutos de IA: máquinas de fitness e scans corporais que permitem a identificação de muitas condições físicas, sendo que o acompanhamento dos resultados dos diversos exames possibilitará a personalização de programas preventivos de saúde.
Após identificar os problemas de bem-estar e fitness, o gestor de programação do SPA demonstra os tratamentos personalizados, ou mais gerais, que podem ser feitos nesse mesmo SPA em função dos problemas de saúde de cada cliente específico, o que permite ao SPA diversificar a oferta e atrair e fidelizar novos clientes, com serviços de bem-estar realizados por especialistas.
Fontes consultadas:
- https://www.professionalbeauty.com.au/beauty/four-makeup-macro-trends-to-watch/
- https://www.gcimagazine.com/consumers-markets/news/21940399/2022-beauty-trends
- https://explodingtopics.com/blog/beauty-trends
- https://hospitalityinsights.ehl.edu/global-spa-trends-2022
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