Todos os dias existem empresários a tomar más decisões no processo de venda de uma empresa e isso poderá desencadear uma perda de lucro no final do processo.
Vender uma empresa não é o mesmo que vender um objeto que já não damos uso, este é um processo bem mais complexo e é necessário tomar algumas precauções. Desse modo, é crucial entender quais os pontos principais a ter em conta num processo de venda de uma entidade. No entanto, antes de mais, é relevante detetar as principais motivações que levam os empresários a alienar as suas empresas.
Principais motivos que podem conduzir à venda de uma empresa
Mudança no posicionamento estratégico
Há vários empresários que veem a alienação do negócio como uma forma de melhorar a sua posição estratégica no mercado. Estes acreditam que este processo poderá desencadear novas vantagens competitivas no mercado, podendo proporcionar economias de escala e, até mesmo, redução do risco uma vez que se irá verificar uma maior diversificação na atividade da entidade.
No entanto, é essencial estudar as situações do mercado antecipadamente, porque um bom estudo do mercado poderá prever eventuais situações desfavoráveis. Algumas destas situações menos vantajosas são introdução de novas tecnologias, ameaça de entrada de novos concorrentes no mercado e previsão de uma grave crise económica.
Assim, nestes casos, antecipar o processo de venda poderá ser uma boa estratégia, uma vez que após isso o rendimento final obtido poderá ficar comprometido. Caso se adie o processo de alienação, corre-se o risco da empresa, nesse momento, não se mostrar tão rentável como outrora e, por isso, o seu valor de venda ser muito inferior ao que se poderia ter obtido num passado relativamente próximo.
Pressão Financeira
No caso em que as entidades mostram dificuldades financeiras, muitas vezes os seus gestores acabam por optar por vender o negócio. Estes acreditam que a inserção de novos sócios poderá salvar a empresa através da entrada de novos meios financeiros.
Proposta Inesperada
Muitas vezes as entidades deparam-se com propostas de negócio bastante aliciantes, o que poderá levar a este processo sem que se esteja a prever tal. No caso de uma proposta em que os gestores se mostrem tentados, é importante que recorram a entidades especializadas em avaliação de negócios para entender se a cedência será vantajosa. É necessário que comparem o valor proposto com as contribuições dadas pelos sócios à empresa.
Divergências entre sócios
Por vezes surgem divergências entre os sócios que, caso sejam menos positivos, poderá originar um problema na gestão da empresa. Assim, por forma a mitigar problemas futuros, recorre-se à alienação da empresa, ou todas as partes vendem as suas participações, ou uma das partes venda a sua participação a outro sócio já existente na empresa.
Reforma/Sucessão
A reforma ou sucessão é uma motivação muito comum para se vender uma empresa. No caso do dono da empresa se estar a reformar e não ter nenhum descendente, estes veem-se obrigadas a alienar a entidade a um terceiro. Não obstante, existem casos em que se verifica descendentes capazes de gerir o negócio, mas a opção de sucessão acaba por ser a venda.
ERROS A EVITAR NA VENDA DE UMA EMPRESA
Erro 1: Não planear com antecedência ou esperar muito tempo para vender
Alienar uma entidade pode durar cerca de dois anos, logo fazer um planeamento de longo prazo é crucial para que o negócio seja bem-sucedido. Neste caso é relevante que se contenha um bom portefólio da empresa, junto com os dados históricos da mesma. Caso este planeamento não seja bem estruturado ou seja inexistente, poderá levar a que o comprador perca a confiança tanto no dono da empresa como no negócio.
Erro 2: Não contratar uma consultora de M&A para tratar da venda
É essencial recorrer a uma boa empresa de consultoria de M&A (Mergers and Acquisitions) de modo que as vantagens e desvantagens deste negócio sejam bem avaliadas para que se evitem erros e perdas de lucro futuras.
Erro 3: Preço demasiado alto ou demasiado baixo
É importante que não se aceite a primeira proposta que aparecer, pois é crucial que analisar um conjunto de oferta e estudar qual a mais vantajosa para ambas as partes. Não só é essencial estudar o valor oferecido como o comprador, por forma a perceber se essa pessoa levará a cabo todos os valores impostos na empresa. Isto evitará que a empresa cairá na falência depois de anos de sucesso devido a uma má gestão a nível de critérios na compra da empresa.
Fontes:
- https://mercal.pt/4-erros-a-evitar-ao-vender-a-sua-empresa/
- https://pt.linkedin.com/pulse/os-7-erros-comuns-em-vendas-que-voc%C3%AA-deve-evitar-l%C3%A1cio-silva-vendas
- https://www.crowe.com/pt/insights/vender-uma-empresa—principais-beneficios
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