Empreendedorismo Feminino em Portugal
No dia internacional da mulher, não podíamos deixar de abordar o empreendedorismo feminino e mais especificamente o papel da mulher no empreendedorismo.
Cada vez mais, as mulheres assumem lugares de destaque e de liderança no mundo empresarial. No que diz respeito ao empreendedorismo, i.e., a criação de novos negócios, este aumento também se verifica.
Não obstante, ainda existe um longo caminho a percorrer…
Algumas estatísticas…
- 52% da população mundial é composta por mulheres.
- 3 em cada 10 empreendedores são do sexo feminino.
- 1 em cada 3 empresas é gerida por uma mulher.
- Portugal é o 6º país do mundo com mais mulheres à frente de empresas.
Mulheres empreendedoras
“Não é preciso inventar a roda. É preciso pegar num conceito e transformá-lo numa coisa diferente.”
A frase é de Sara do Ó, do Grupo Your.
A Sara é um excelente exemplo de uma empreendedora de sucesso. Criou a sua empresa num mundo onde os negócios são maioritariamente assumidos por homens: a contabilidade.
Começou num espaço pequeno com Filipa Xavier Basto e mais duas colaboradoras e pouco mais de uma década depois emprega mais de uma centena de pessoas e conta com uma carteira de clientes que ultrapassa os 1.700.
Reconhecimento da qualidade e expansão da marca
O sucesso notório demonstrado na área onde se lançou, permitiu a Sara expandir e já conta com empresas de seguros, serviços, comunicação de marcas, entre outras.
“Gosto muito de experimentar. Mesmo que perca, não importa. Pelo menos tentei. Não se tem nada a perder com o aprender.”
A frase pertence a outra empreendedora de sucesso: Manuela Medeiros.
Manuela Medeiros fundou a Parfois, a cadeia de lojas de acessórios de moda e já expandiu o seu “pequeno” império para as 150 lojas, distribuídas entre Portugal e o estrangeiro.
A Parfois tornou-se rapidamente numa marca reconhecida por todos. Ainda que tenha um nome francês, nome este que foi inspirado nas viagens de Manuela Medeiros pela Europa, a empresa é, na sua totalidade, portuguesa.
Localização e Visibilidade como fonte de crescimento
A primeira loja a abrir portas ao público foi a que se situa na Rua Santa Catarina e de seguida, Manuela Medeiros decidiu montar um novo estabelecimento no GaiaShopping que pertence ao grupo SONAE.
À medida que Belmiro de Azevedo expandia a sua cadeia de shoppings a nível nacional, a fundadora da Parfois aproveitava para ir expandindo a sua cadeia de lojas, fator que contribuiu para o rápido crescimento, com base na divulgação e apresentação “gratuita” que conseguia fazer a milhares de pessoas que frequentavam os respetivos centros comerciais.
O futuro do empreendedorismo feminino
Estes são apenas 2 de inúmeros casos de sucesso que poderíamos elencar.
Estamos certos que ainda existe um enorme caminho a percorrer e apesar de estarmos em pleno ano de 2018, continuamos a assistir a uma grande desigualdade entre géneros, que tem impacto não apenas a nível salarial como igualmente em termos de oportunidades e no que concerne ao empreendedorismo.