Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.




O Plano de Negócios é um documento onde constam todas as vertentes de um determinado negócio, devendo este ser descrito de forma clara, objetiva e percetível a todos os seus leitores.
A sua principal característica é o facto de esquematizar a lógica global de um negócio, contendo toda a informação relevante nomeadamente a sua apresentação, estratégia, análise interna e externa, viabilidade económico-financeira, entre outros.
Este documento descritivo permite conhecer de forma clara o propósito de um determinado negócio, servindo de ferramenta orientadora para todo e qualquer empreendedor. Ainda assim, para além de ser uma ferramenta que serve como guia, é também usado como uma forma de apresentar a empresa a potenciais investidores, tornando-se a sua elaboração complexa e de extrema importância.
O Plano de Negócios é uma ferramenta fundamental tanto a nível interno como externo.
- Internamente permite que o empreendedor reflita sobre a sua ideia e modelo de negócio, avaliando as suas possibilidades de desenvolvimento, servindo de guião a seguir;
- Externamente é uma ferramenta de apresentação de negócio a investidores, parceiros e fornecedores, permitindo o alinhamento de informação entre sócios e a obtenção de financiamento.
Para culminar esta introdução, destacamos 5 principais pontos que reforçam a importância desta ferramenta:
1) Trata-se de um processo de validação de uma determinada ideia, sendo que é através deste documento que o empreendedor fica com a informação necessária para tomar a decisão de iniciar ou não o projeto.
2) O plano de negócios é uma ferramenta de gestão de riscos, uma vez que ao fazer a vasta e minuciosa análise, permite tomar medidas preventivas para os desafios a enfrentar no decorrer da atividade;
3) É essencial para o empreendedor como guião a seguir, enquanto permite suportar documentalmente a negociação, designadamente na captação de recursos financeiros para a empresa;
4) É um forte meio de comunicação sendo, mais concretamente, uma espécie de carta de apresentação que permite transmitir a informação da empresa entre partes, tais como a equipa ou potenciais investidores;
5) É uma ferramenta de suporte ao controlo de gestão da empresa, designadamente definição do orçamento e controlo de gastos e rendimentos.
Saiba como elaborar um Plano de Negócios neste ebook.
Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.