O Plano de Negócios é um documento onde constam todas as vertentes de um determinado negócio, devendo este ser descrito de forma clara, objetiva e percetível a todos os seus leitores.
A sua principal característica é o facto de esquematizar a lógica global de um negócio, contendo toda a informação relevante nomeadamente a sua apresentação, estratégia, análise interna e externa, viabilidade económico-financeira, entre outros.
Este documento descritivo permite conhecer de forma clara o propósito de um determinado negócio, servindo de ferramenta orientadora para todo e qualquer empreendedor. Ainda assim, para além de ser uma ferramenta que serve como guia, é também usado como uma forma de apresentar a empresa a potenciais investidores, tornando-se a sua elaboração complexa e de extrema importância.
O Plano de Negócios é uma ferramenta fundamental tanto a nível interno como externo.
- Internamente permite que o empreendedor reflita sobre a sua ideia e modelo de negócio, avaliando as suas possibilidades de desenvolvimento, servindo de guião a seguir;
- Externamente é uma ferramenta de apresentação de negócio a investidores, parceiros e fornecedores, permitindo o alinhamento de informação entre sócios e a obtenção de financiamento.
Para culminar esta introdução, destacamos 5 principais pontos que reforçam a importância desta ferramenta:
1) Trata-se de um processo de validação de uma determinada ideia, sendo que é através deste documento que o empreendedor fica com a informação necessária para tomar a decisão de iniciar ou não o projeto.
2) O plano de negócios é uma ferramenta de gestão de riscos, uma vez que ao fazer a vasta e minuciosa análise, permite tomar medidas preventivas para os desafios a enfrentar no decorrer da atividade;
3) É essencial para o empreendedor como guião a seguir, enquanto permite suportar documentalmente a negociação, designadamente na captação de recursos financeiros para a empresa;
4) É um forte meio de comunicação sendo, mais concretamente, uma espécie de carta de apresentação que permite transmitir a informação da empresa entre partes, tais como a equipa ou potenciais investidores;
5) É uma ferramenta de suporte ao controlo de gestão da empresa, designadamente definição do orçamento e controlo de gastos e rendimentos.
Saiba como elaborar um Plano de Negócios neste ebook.