• Avenida da Boavista, 1588, 6º andar
  • geral@macroconsulting.pt
  • Horário: 09:00 – 18:00
Thumb

Due Diligence

Due Diligence é um termo inglês que traduzido significa ``diligência competente`` ou ``diligência prévia``. A palavra diligência é um sinónimo de cuidado, zelo, empenho e pesquisa e investigação.

O conceito de due diligence consagrado na lei alemã refere-se ao exercício de cuidados razoáveis no decurso dos negócios. Uma Due Diligence envolve uma investigação cuidadosa das circunstâncias económicas, jurídicas, fiscais e financeiras de uma empresa ou indivíduo. Isto abrange aspectos tais como números de vendas, estrutura accionista e possíveis ligações com formas de crime económico, tais como corrupção e evasão fiscal. Uma verificação deste tipo é necessária assim que uma empresa inicia relações com parceiros comerciais ou planeia comprar outra empresa ou propriedade ou fazer investimentos em bens imóveis.

A Due Diligence é uma técnica empresarial importante a considerar antes de tomar qualquer decisão empresarial chave ou de adquirir uma empresa. Antes de colocar as finanças da sua empresa em ação, é necessário compreender a sua devida diligência e como a fazer corretamente.

Em processos de compra de empresas e fusões e aquisições (M&A), é muito comum os compradores e vendedores realizarem Due Diligence para assegurar que a empresa/negócio é analisado no seu todo, através de uma pesquisa exaustiva que inclui gestão de riscos e compliance, auditoria, previsão de cenários de negócios e identificação de oportunidades.

Por norma, este processo é prévio à negociação já que a informação recolhida no âmbito deste processo é fundamental para determinar o valor da empresa. Com a Due Diligence, ambas as partes ficam conhecedoras do valor efetivo da empresa/negócio,

Na Macro Consulting somos consultores independentes com capacidade de realizar uma Due Diligence a processos de compra ou venda de partes de capital, culminando o mesmo num relatório e opinião sobre a realidade de cada empresa/negócio quer na perspetiva do comprador, quer na perspetiva do vendedor.

Da perspectiva de um comprador
A Due Diligence permite ao comprador sentir-se mais confortável, procurando mostrar que as suas expectativas em relação à transação são corretas. Nas fusões e aquisições (M&A), a aquisição de um negócio sem fazer a devida diligência aumenta substancialmente o risco para o comprador.

Da perspectiva de um vendedor
A Due Diligence é levada a cabo para proporcionar confiança ao comprador. Contudo, esta auditoria pode também beneficiar o vendedor, uma vez que a análise financeira rigorosa pode, de facto, revelar que o valor justo de mercado da empresa do vendedor é mais do que o que se pensava inicialmente ser o caso. Portanto, não é invulgar que os vendedores preparem eles próprios relatórios de Due Diligence antes de potenciais transações.

NOTÍCIAS E DESTAQUES

Leia aqui as mais recentes novidades

Tendências da economia portuguesa para 2023

Portugal é um país que conheceu muitas mudanças no século passado. A economia portuguesa tem vindo a mudar e continuará a fazê-lo. A economia de Portugal é muito diversificada e inclui muitas indústrias diferentes, desde turismo, agricultura, construção, serviços, banca e o comércio a retalho. Em 2023, a economia portuguesa será caracterizada pela sua contínua […]

Read More

Profissões em alta para 2023

Em 2023, muita coisa vai mudar no mundo do trabalho e nomeadamente nas profissões. Talvez já saiba que a economia está a mudar, mas talvez não saiba quão dramaticamente irá mudar. O próximo ano 2023 irá ser bastante desafiante e complexo para todos. Enquanto as crises anteriores tinham como pressuposto que a recuperação económica tinha […]

Read More

Tendências do mercado de trabalho para 2023

Agora que nos encontramos tão perto do novo ano de 2023, torna-se importante analisar as tendências do mercado de trabalho que moldaram o nosso mundo nos últimos 12 meses para que possamos ter uma ideia do que nos espera nos próximos 365 dias. O mercado de trabalho é um daqueles campos que tem visto muitas […]

Read More