Enquadramento
Apesar do prolongado e contínuo impacto que a pandemia COVID-19 tem tido em várias indústrias, o setor do desporto conseguiu retomar aos níveis de crescimento anteriores a esta mesma pandemia.
Ao longo de 2020, com o início desta pandemia, o que se conseguiu verificar, desde logo, foi uma preocupação notória por parte das muitas marcas que oferecem produtos e serviços relacionados com desporto em garantir que as mudanças nas preferências dos consumidores e o salto para o mundo digital fossem consideradas na sua estratégia. Desde então, estas são duas preocupações constante das empresas da área, uma vez que tendências como o athleisure (uso de roupa desportiva no dia-a-dia e não apenas na prática de exercício físico) ganharam terreno, assim como se deu o aumento da consciencialização das pessoas relativamente à sua saúde.
Com isto, também se tornou mais popular ainda a prática de desporto a partir de meios digitais, o que permitiu às empresas apostarem na inovação dos seus produtos desportivos.
Por fim, mas nada menos importante, a sustentabilidade tem-se tornado mais importante do que nunca, sendo importante que as empresas reflitam em prol da descarbonização ao mesmo tempo que diversificam os produtos que têm para oferecer.
Tendências da indústria do Desporto
Digitalização
A digitalização da indústria desportiva tem sido contínua e inovadora. Neste campo, podemos verificar um constante crescimento da recolha e análise de dados relativos a desportistas, assim como um cada vez maior uso da Realidade Aumentada e da Realidade Virtual para a prática de desporto. Assim, as marcas e empresas de desporto procuram combinar o melhor de dois mundos: a prática de exercício físico através de um mundo virtual.
O uso da Realidade Aumentada e da Realidade Virtual na prática de desporto não é algo novo, mas tem vindo a aumentar nos últimos anos, surgindo cada vez mais aplicações que permitem aos seus utilizadores treinar a partir de cada, em vez de num ginásio, ou até simular cenários nos quais os utilizadores conseguem praticar desportos que, por exemplo, são normalmente praticados em equipa. Assim, a Realidade Aumentada e a Realidade Virtual conseguiu aproximar os amantes do desporto, mesmo que os mesmos não saiam do conforto das suas casas. Para isto contribuiu, ainda, a cada vez maior disseminação do 5G.
NFTs
Uma grande tendência que também ajudou na aceleração do digital foi o crescimento do número de NFTs existentes que se relacionam com desporto. Com isto, abriram-se também novas portas para a inovação no âmbito do blockchain.
Uma das tendências apontadas para os próximos anos passa pela vinculação de bilhetes para eventos desportivos a blockchains, o que permite transformar um simples pedaço de papel, um bilhete, num veículo de investimento mais dinâmico. Com isto, pode-se esperar que, no futuro, com os contratos inteligentes que o blockchain proporciona, haja uma reinvenção no processo de revenda de bilhetes para os vários eventos desportivos.
Sustentabilidade Desportiva
A indústria desportiva não é imune aos efeitos das alterações climáticas, sendo que a sustentabilidade é cada vez mais algo que todas as marcas têm em mente quando desenvolvem os seus produtos e serviços.
É um facto que grandes eventos desportivos acabam por gerar elevadas emissões de gases de efeito de estufa (GEE), sendo estes nocivos.
Em 2021, com a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP26), as questões climáticas abordadas refletiram-se em medidas que podem reduzir o impacto ambiental causado pelo desporto.
Assim, locais desportivos como estádios e ginásios necessitam de fortalecer a sua oferta de estações com água potável, permitindo reduzir a compra de garrafas de plástico em prol da compra de garrafas reutilizáveis.
Adicionalmente, os consumidores também têm demonstrado uma preocupação adicional em descartar os resíduos adequadamente, pelo que se torna importante que locais como estádios e ginásios disponham de sistemas de reciclagem. Por sua vez, a acessibilidade aos locais é também importante, já que muitos consumidores mostram preferência por se deslocarem com recurso a transportes públicos e não em veículos próprios que são mais poluentes.
Redes Sociais
As redes sociais têm tido um forte impacto no comércio social e nos ecossistemas digitais, uma vez que permitem às marcas uma maior proximidade aos seus clientes, percebendo quais as suas preferências. Com a pandemia, muitas foram as marcas desportivas que apostaram no digital, sendo que lhes foi possível aumentar os seus lucros através da recolha e análise de dados relativos aos seus clientes que permitiu personalizar os produtos e serviços oferecidos.
Inclusividade
A prática de desporto deve ser algo acessível a todos, mas ainda há muito a melhorar em termos de acessibilidade.
As tendências para os próximos anos são para que as instalações de ginásios ofereçam programas inclusivos de treino, dando mais oportunidade a que todos interajam e tenham a possibilidade de pertencer a uma equipa.
Para além disso, é necessário melhorar a acessibilidade a estádios e outro tipo de instalações desportivas.
Tecnologia como acessório
Uma outra tendência no mundo do desporto que tem vindo a ganhar destaque nos últimos anos e que veio para ficar é o uso de tecnologia que permita registar o progresso de cada utilizador relativamente ao desporto que o mesmo pratica, podendo calcular a intensidade do exercício físico praticado, assim como vários outros parâmetros que os ajudam a progredir e a atingir melhores resultados. Um exemplo disto são os relógios de fitness.
Fontes consultadas:
- https://www.rpc-partners.com/united-kingdom_en/insights/digitalization-in-the-sports-industry.html
- https://www.sports-medicine-health-summit.de/en/articles/digitalization.html#:~:text=The%20application%20areas%20of%20digitalization%20in%20sports%20and,organizations%2C%20leagues%20and%20%E2%80%93%20of%20course%20%E2%80%93%20politics
- https://cryptonews.com/exclusives/sports-nfts-what-are-they-why-are-they-so-popular.htm#:~:text=Sports%20NFTs%20are%20verifiably%20unique%20digital%20assets%20created,digital%20memorabilia%2C%20and%20other%20types%20of%20sports%20items
- https://sport.ec.europa.eu/policies/sport-and-economy/sustainability
- https://sportzdose.com/sustainability-in-the-sports-industry/
- https://www.apadivisions.org/division-47/publications/sportpsych-works/diversity-inclusion.pdf
Quer saber mais sobre este tema?
Na Macro Consulting apoiamos a gestão da sua empresa de forma transversal com vista a garantir melhorias na performance operacional e financeira.
Com o nosso conhecimento em finanças, sistemas de informação, gestão de risco, operações e recursos humanos, trabalhamos em conjunto com a empresa para identificar oportunidades de melhoria nas mais diversas vertentes.