O aparecimento da pandemia COVID-19 em 2020 apresentou fortes desafios para a generalidade dos setores, incluindo o setor da Construção Civil. Durante o ano de 2021, ano caracterizado pela continuação da pandemia e dos efeitos negativos sobre a economia provocados pela mesma, assim como caracterizado pela direção de esforços para a recuperação dos danos sentidos, o setor da Construção Civil revelou-se como um dos setores mais resilientes.
De modo a responder aos desafios provenientes da pandemia e aos desafios atualmente vividos, este setor tem registado transformações intensas. Apesar de 2022 se ter revelado um ano bastante conturbado e instável, nomeadamente devido ao início da guerra entre a Rússia e a Ucrânia, elevada inflação e dificuldades de fornecimento de matérias-primas, é possível indicar algumas tendências para o ano de 2022 e o futuro próximo. As perspetivas apontam para um ano desafiante para este setor.
As tendências do setor da Construção Civil estão associadas à crescente digitalização, o crescimento dos custos de construção e dos impostos, falta de mão de obra e inovação nos materiais e tipos de construção.
Tendências do setor da Construção Civil
Mão-de-obra
O acesso a mão-de-obra qualificada no setor da Construção Civil é fulcral para maximizar a produtividade e as margens de lucro. No entanto, fenómenos como a pandemia COVID-19 têm tornado a captação de recursos humanos bastante desafiante, o que gera uma necessidade de desenvolvimento de estratégias de captação e retenção de talento.
Por outro lado, a escassez de mão-de-obra é um incentivo à digitalização e automação dos processos produtivos, de modo que a mesma deixe de ser tão necessária.
Construção modular e pré-fabricada
Esta tendência é cada vez mais popular, visto que visa aumentar a eficiência dos processos de construção. A utilização de estruturas modulares e pré-fabricadas reduz desperdício, ao reutilizar materiais, e promete ainda trazer mais qualidade e eficiência, dado que pode reduzir para metade o tempo de construção.
Por outro lado, permite a diminuição dos custos de construção, e promove ainda a sustentabilidade do meio ambiente, visto que se baseia num modelo de produção circular, e não linear. Por fim, esta prática reduz consideravelmente as necessidades de mão-de-obra do setor da Construção Civil, o que corresponde a um dos maiores custos do setor e a um fator bastante escasso atualmente.
Sustentabilidade
A crescente preocupação com o meio ambiente tem vindo a impactar a generalidade dos setores, não sendo o setor da Construção Civil uma exceção.
Sendo assim, cada vez mais existe a preocupação com a minimização do desperdício gerado durante o processo de construção, assim como a tentativa de incorporação de materiais mais sustentáveis no mesmo. Por outro lado, existe também a preocupação com o método de descarte dos resíduos que não podem ser evitados.
Um exemplo de incorporação de ideais de sustentabilidade neste setor passa pela utilização de painéis solares.
IVA e Vistos GOLD
O facto de o IVA da construção ser de 23% pode ser problemático para o setor, visto que esta situação tem disparado os preços da construção e os investidores privados não olharão para o imobiliário de classe média, tendo em conta o valor dos impostos, tornando-se inviável o desenvolvimento deste tipo de projetos.
Por outro lado, o fim dos Vistos GOLD poderá tornar-se um entrave ao desenvolvimento de grandes projetos em Portugal, levando os investidores a olhar para outras geografias para investir.
Tecnologia 3D (Building Information Model)
Com a tecnologia BIM (Building Information Modeling – Modelagem de Informações da Construção), é possível criar digitalmente um ou mais modelos virtuais precisos de uma determinada construção.
Os modelos virtuais criados são uma ferramenta de suporte ao longo do desenvolvimento ao projeto, permitindo uma melhor análise e controlo do que os processos manuais. Quando concluídos, os modelos gerados por computador contêm geometria e dados precisos que são utilizados para apoiar as atividades de construção, fabrico e aquisição por meio das quais a construção é realizada.
Conforto termoacústico
O conforto térmico e acústico está em alta no setor da Construção Civil. O conceito de termoacústico corresponde à aplicação de materiais em superfícies, tetos, paredes, etc, de modo a garantir o conforto térmico e sonoro do ambiente
O uso de isolamento térmico reduz a necessidade do uso de ar condicionado e consequentemente, de energia elétrica. Sendo assim, climatizar espaços passou a ser uma forma excelente de ganhar conforto reduzindo custos.
Lean Construction
Lean Construction (Construção Lean) é uma metodologia que se baseia em planeamento e controlo, tendo como objetivo a otimização dos processos subjacentes à empresa
A implementação desta metodologia implica um processo de diagnóstico, no qual se avaliam potenciais pontos de desperdício ou falta de eficiência a otimizar, e de seguida se elaboram estratégias de modo a fazê-lo.
Este é um processo contínuo, que exige que sejam feitas avaliações e correções recorrentes.
Custos de construção
Os custos de construção subiram 13,5% em maio, face ao período homólogo, devido à subida dos preços dos materiais e do custo da mão de obra.
A pandemia COVID-19 e a atual guerra entre a Rússia e a Ucrânia têm vindo a colocar pressão sobre a taxa de inflação e taxa Euribor, o que se vai refletir nos custos das matérias-primas e mão de obra e, assim, nos custos do setor da Construção Civil.
Dificuldade de acesso a matérias-primas
A pandemia COVID-19 e a recente guerra entre a Rússia e a Ucrânia têm tornado difícil o acesso a materiais essenciais para o processo produtivo do setor da Construção Civil, tais como o ferro, materiais de isolamento e produtos e energéticos, entre outros.
A escassez destes materiais provoca também um aumento dos preços dos mesmos e, assim, é mais uma justificação para o aumento dos custos de construção.
Fontes consultadas:
- https://pt.linkedin.com/pulse/5-tend%C3%AAncias-para-constru%C3%A7%C3%A3o-civil-em-2022-grupofas?trk=pulse-article_more-articles_related-content-card
- https://www.construir.pt/2022/04/08/a-resiliencia-e-os-desafios-para-o-sector-da-construcao-e-imobiliario-em-2022
- https://www.4ps.co.uk/insights/construction-industry-trends-for-2022/
Quer saber mais sobre este tema?
Na Macro Consulting apoiamos a gestão da sua empresa de forma transversal com vista a garantir melhorias na performance operacional e financeira.
Com o nosso conhecimento em finanças, sistemas de informação, gestão de risco, operações e recursos humanos, trabalhamos em conjunto com a empresa para identificar oportunidades de melhoria nas mais diversas vertentes.