O Coaching é um processo definido como um mix de recursos que utiliza técnicas, ferramentas e conhecimentos de diversas ciências como a administração, gestão de pessoas, psicologia, neurociência, linguagem ericksoniana, recursos humanos, planeamento estratégico, entre outras. A metodologia visa a conquista de grandes e efetivos resultados em qualquer contexto, seja pessoal, profissional, social, familiar, espiritual ou financeiro.
O coaching pretende promover o desenvolvimento pessoal e profissional, tendo em vista apoiar e auxiliar na superação pessoal e profissional de cada indivíduo. O seu objetivo é promover a excelência e promover o conhecimento, estimulando a inspiração de ter ações melhores, levando o coachee a atingir os resultados que espera.
É uma metodologia criada especificamente para fazer os indivíduos realizar alguns dos seus objetivos, ajudando a entender o ponto em que estamos e ao que pretendemos chegar, ajudando a definir o caminho estratégico. Assim, tem como foco a execução dos objetivos dos diferentes alvos. O coach trabalha com o cliente (coachee) o foco, o planeamento e incentiva a ação, com vista a melhorar e atingir resultados.
Tendências do Coaching
Com a crescente afluência ao coaching, espera-se que haja algumas mudanças neste setor, nomeadamente o acompanhamento da era cada vez mais digital em que se vive. Por esses aspetos, prevê-se algumas tendências que levarão a uma redefinição do conceito de coaching
Coach automatizado
Cada vez mais vai ser essencial obter ferramentas para atender os clientes a qualquer hora em qualquer lugar. Assim, a adesão aos meios digitais deve continuar e, até mesmo, aumentar, pois é assim que se destacarão da concorrência.
Observa-se desde já a criação de workshops e cursos automatizados, prevendo-se que esta tendência continue no mercado do coaching e serviços
Habilidades técnicas e a demonstração de resultados
Atualmente, existem várias áreas de trabalho em que a pressão e as exigências são cada vez maiores e, por isso, haverá uma maior necessidade de consultar estes especialistas para fazer face a estas situações.
No entanto, para que o serviço seja proporcionado com a maior qualidade, será essencial uma formação adequada por parte do coach e, até mesmo, conhecimento no setor de trabalho dos seus clientes, de modo a aumentar os níveis de proximidade entre ambos.
O atendimento será mais personalizado e as pessoas sentir-se-ão mais próximas, o que as levará a ter mais abertura com os seus mentores. Haverá uma maior seleção de mentores, o que exige uma demonstração real de resultados de sucesso, de forma a atrair clientes e a transmitir-lhes uma maior confiança.
Com o alcance da idade da reforma por parte dos Baby-boomers, os Millennials irão estar à frente das organizações com ideias mais modernas e com novos e diferentes conhecimentos no que respeita aos tipos de liderança, onde o trabalho com um coach fará cada vez mais sentido.
Aumento da regulação
Atualmente, a indústria do coaching não está regulamentada, o que faz com que qualquer pessoa se autointitule como coach.
Com a previsão do aumento da regulamentação deste setor, justificado pela crescente presença destas atividades no mercado, levará a uma redefinição de coach.
Crê-se que esta atividade venha a ser considerada uma profissão, com os respetivos códigos de ética e exigências por parte das entidades regulamentadoras.
Coaching ultrapassará a consultoria
Tendencialmente, o coaching crescerá cada vez mais, ultrapassando a área da consultoria, uma vez que a primeira é vista como uma maior transferência de conhecimento.
O coaching é definido como uma orientação do cliente, levando-o a saber agir da forma mais correta, procurando obter respostas do cliente. Já a consultoria foca-se mais na execução do plano, dizendo ao cliente o que é para fazer, e não o leva a agir de forma autónoma.
Trabalhar com um coach será uma regra
Essencialmente no que respeita ao coach executivo, este será cada vez mais uma propensão.
Com as exigências elevadas e a pressão vivida diariamente no trabalho, existirá uma maior necessidade de ser acompanhada por um especialista, que possibilitará ao colaborador/líder atingir o sucesso de forma mais eficaz e aumentar a produtividade.
Poder-se-á assistir a uma integração dos coaches na vida em qualquer aspeto desde o profissional ao pessoal cada vez com maior frequência.
Coaching virtual
A possibilidade de trabalhar com alguém altamente qualificado vai pesar na decisão significativamente mais do que a localização do coach. O digital vai continuar a crescer e, consequentemente, o Coaching continuará a prosperar neste canal.
Os melhores coaches complementarão suas sessões de coaching com sessões de microaprendizagem, gamificação e conteúdo. Ao mesmo tempo, não se prevê que se perca 100% o contacto ao vivo, visto que esta mistura é (e será cada vez mais) fundamental para a diferenciação.
Fontes consultadas:
- Coaching em Portugal: Evolução das Práticas dos Coachs de Alexandra Barosa Pereira e Diana Vieira
- ICF Global Coaching Study
- 30 Coaching Trends
Quer saber mais sobre este tema?
Na Macro Consulting apoiamos a gestão da sua empresa de forma transversal com vista a garantir melhorias na performance operacional e financeira.
Com o nosso conhecimento em finanças, sistemas de informação, gestão de risco, operações e recursos humanos, trabalhamos em conjunto com a empresa para identificar oportunidades de melhoria nas mais diversas vertentes.