Avaliação de empresas e negócios
A avaliação de empresas e negócios consiste no processo usado para determinar o valor de uma entidade ou negócio, com o intuito de exercer uma atividade económica.
Existem diversos modelos e técnicas passíveis de serem utilizadas para o apuramento do valor da empresa ou negócio, desde as mais simples às mais complexas. Todos esses modelos e técnicas são válidos, devendo o avaliador encontrar os melhores modelos e técnicas adaptados ao modelo de negócios e respetivas características da empresa.
É fundamental conhecer o valor real da sua empresa ou negócio para as decisões estratégicas. A este nível, com o crescente aumento de M&A (Fusões e Aquisições), são várias as oportunidades para empresas e negócios poderem expandir por esta via ou através de investidores externos.
Um mito comum entre muitas empresas é que só devem conhecer a avaliação da sua empresa quando procuram vendê-la. E é aqui que as empresas acabam por obter menos do que aquilo que desejam em termos de resultados.
Muitas vezes, os empresários chegam demasiado tarde a perceber a importância de avaliar o seu negócio. Isto é bastante comum entre as pequenas e médias empresas. Isto leva a adiar a contratação de um profissional para completar o processo de conclusão de uma avaliação. O atraso no início da avaliação do negócio terá pouca ou nenhuma hipótese de aumentar o valor da sua empresa antes de um momento decisivo. O momento definidor pode ser a procura de investimento ou pode ser a adição de um novo proprietário até mesmo a venda da sua empresa.
Uma avaliação empresarial não só lhe dá uma ideia de como a sua empresa se está a sair nos tempos atuais, como também lhe dá uma ideia de para onde se dirige.
Desta forma, a empresa pode conhecer as áreas que precisam de ser melhoradas para aumentar o valor. Esta é uma parte extremamente valiosa da avaliação da empresa, e também a mais esquecida.
Na Macro Consulting, o nosso papel passa por efetuar a avaliação de empresas e negócios segundo vários modelos e técnicas, compilando essa informação em dossier de avaliação que acabam por servir de suporte à negociação entre vendedor e comprador.