A Liderança é, com certeza, uma das mais importantes habilidades no mercado.
Independentemente da área de conhecimento, do tipo de função exercida ou do país em que vivemos, saber liderar é fundamental para o sucesso.
Neste sentido, partilhamos neste artigo as 21 leis irrefutáveis da Liderança, baseado no livro com o mesmo nome do escritor John C. Maxwell.
Passamos de seguida a descrever cada uma das 21 leis.
1. A lei do Limite
A capacidade de liderança determina a eficácia de um líder.
O autor afirma que há uma tampa ou limite para o nosso potencial que é determinado pela nossa capacidade de liderança.
À medida que aumentamos as nossas habilidades como líderes, aumentamos automaticamente a nossa capacidade de criar impacto no mundo.
Se a nossa capacidade de liderança estagnar, o mesmo acontece com a nossa capacidade de causar um impacto maior.
2. A lei da Influência
A influência é a única medida da liderança. Nem mais, nem menos.
Influência é o poder ou capacidade de produzir um resultado desejado. Maxwell refere-se a essa lei muitas vezes ao longo do livro.
De forma simples, os títulos não têm importância, quando se trata de liderar. Pelo contrário, o autor de As 21 Irrefutáveis Leis da Liderança garante que a verdadeira liderança não pode ser concedida, indicada, atribuída, imposta ou comprada. Ela é fruto unicamente da influência, e isso precisa de ser conquistado.
Influência é o que ajuda a cumprir os objetivos e sonhos do líder e sem influência um líder não tem munição para chegar ao destino.
A este nível, aconselhamos a leitura do livro “Como fazer amigos e influenciar pessoas” de Dale Carnegie.
3. A lei do Processo
A liderança desenvolve-se todos os dias e não em apenas um dia.
Os líderes são aprendizes e a sua capacidade de desenvolver e melhorar as suas habilidades distingue os líderes dos seus seguidores.
O processo de aprendizagem é contínuo e resultado de autodisciplina e perseverança.
Para citar Maxwell “Se eu precisar me inspirar para dar passos à frente, então irei a um evento. Se eu precisar melhorar, vou me envolver num processo e ficar com ele.”
Maxwell faz as perguntas “Qual é a pequena coisa que poderias fazer mais, e que teria um impacto positivo na sua vida e nos seus negócios? E, pelo contrário, há algo que poderias parar de fazer que teria o mesmo tipo de impacto?”.
Ambas são importantes e todas podem ser apreendidas e aperfeiçoadas, levando tempo e exigindo prática. Os líderes de sucesso são eternos aprendizes.
4. A lei da Navegação
Qualquer pessoa pode dirigir um navio mas só um líder indica o caminho.
Qualquer um pode pilotar um navio, mas é preciso um líder para traçar o rumo, com cuidado, vendo para onde quer ir e traçando o rumo mais eficaz para chegar lá. Isso vale para líderes individuais e para equipas de liderança.
Para citar Maxwell: “Se o líder não consegue conduzir o povo em águas agitadas, ele corre o risco de afundar o navio”.
O sucesso gera confiança.
5. A lei da Adição
Líderes agregam valor aos outros, servindo-os.
A lei da adição concentra-se no avanço dos outros, não em nós mesmos.
A liderança é um ato de serviço aos outros e o verdadeiro líder concentra-se em criar valor para os outros e não para si próprio, sendo este o “melhor lugar para servir”.
Os líderes agregam valor aos outros valorizando os outros e relacionando-se com o que os outros valorizam. É fundamental procurar, de forma genuína e sem interesses escondidos, perceber o que os outros gostam e procurar, de forma constante, corresponder às suas expectativas.
Devemos constantemente pensar “como posso servir?” e esquecer “o que eu ganho com isso”.
6. A lei da Base Sólida
A base da Liderança é a Confiança.
A base sólida é uma metáfora para o caráter sólido, com integridade, autenticidade e disciplina.
A confiança é a base da liderança. E a confiança ou se ganha ou não se ganha.
O caráter é a fonte da confiança. Construímos o nosso caráter sendo escrupulosamente honestos, mesmo quando dói sê-lo. Para sermos autênticos, devemos ser nós mesmos com todos, não fingindo ser algo que não somos. A disciplina vem de fazer o que precisa ser feito, quer gostemos ou não.
7. A lei do Respeito
As pessoas seguem líderes mais fortes que elas.
Devemos ser fortes e dignos de respeito se quisermos que as pessoas nos respeitem, que tenham uma boa opinião sobre nós e estejam dispostas a seguir a nossa liderança.
As pessoas naturalmente seguem pessoas com habilidades de liderança e traços mais fortes do que elas possuem. Escolher aqueles que se deseja seguir não é acidental. As pessoas seguem outras que possuem traços de liderança que respeitam e admiram e consideram mais dignas de respeito do que elas mesmas.
8. A lei da Intuição
Líderes avaliam tudo em função da liderança.
Grandes líderes têm intuição, i.e., o sentido de que devem seguir numa determinada direção.
A intuição é o poder de distinguir a verdadeira natureza de uma pessoa ou situação. E como qualquer outra qualidade de liderança, a intuição pode ser desenvolvida.
A intuição da liderança é realmente aquele pensamento ou percepção interior para fazer uma mudança específica numa organização ou para saber o que fazer num momento particularmente desafiador.
Devemos confiar em nós mesmos, nos nossos insights, nos nossos instintos.
9. A lei do Magnetismo
Somos o que atraímos. Atraímos o que somos.
Maxwell descreve os líderes como ímãs.
Estes estão constantemente a atrair seguidores e, muitas vezes, a atrair novos líderes para si mesmos. É por isso que as organizações experimentam o crescimento. No entanto, atraímos pessoas como nós, tal como a lei do retorno aponta.
Se queremos atrair grandes pessoas, devemos ser grandes e dar o exemplo.
10. A lei da Conexão
Líderes tocam o coração antes de pedir uma mão.
Conexão é trazer ou juntar uma coisa a outra, estando na mesma onda.
Estabelecer uma conexão com outra pessoa é vital na liderança.
Um líder que não consegue conectar-se emocionalmente com a sua equipa, está no caminho do fracasso visto que, sem conexão com os outros, não podemos esperar que nos sigam.
Como diz Maxwell “Os líderes tocam o coração antes de pedir uma mão”.
11. A lei do Círculo Íntimo (Inner Circle)
O potencial de um líder é determinado pelos que são mais próximo deste.
O Autor afirma que aqueles que são mais próximos de nós, determinarão o nosso potencial como líder.
Este círculo íntimo devem ser pessoas que têm os melhores interesses no coração, querem ver-nos bem e com sucesso e são capazes de responsabilizar-nos.
Sendo isto o mais importante, Maxwell afirma que a nossa força como líderes vem apenas parcialmente do que sabemos.
Um exemplo da lei do círculo íntimo apresentado no livro é resultante de uma frase de Madre Teresa que disse: “Eu posso fazer coisas que tu não podes, tu podes fazer coisas que eu não posso. Juntos, podemos fazer grandes coisas”.
12. A lei do Fortalecimento
Líderes seguros, dão poder aos outros.
Muitos de nós estão limitados pela falta de vontade, pela vontade de desistir de algo designadamente querer acumular conhecimentos e habilidades para garantir a segurança no emprego, resistência à mudança, pela baixa ou falta de autoestima, entre outros.
Empowerment (Fortalecimento) é dar os meios, o poder ou a oportunidade de dar aos outros mais poder. Para capacitar os outros, devemos primeiro confiar em nós mesmos e depois confiar nos outros para acompanhar os processos de gestão e a execução das tarefas.
Quando temos confiança em nós mesmos, passamos confiança aos outros. Dando-lhes poder e esta confiança, o céu é o limite.
13. A lei da Imagem
Fazemos o que vemos.
As pessoas não fazem o que ouvem, elas fazem o que veem. Por isso, enquanto líderes, devemos liderar pelo exemplo.
Devemos incorporar nas nossas atitudes e trabalho os nossos ideais e demonstrá-los. Dessa forma, estaremos a criar uma imagem que inspirará as pessoas a seguir a nossa liderança.
14. A lei do Compromisso
As pessoas assumem um compromisso com o líder e, depois, com a visão.
Obter apoio para as nossas ideias, visão e estratégia exige que outros se comprometam conosco antes de decidir apoiar as nossas ideias, visão e estratégia.
Nas palavras do General H. Norman Schwarzkopf, “Liderança é uma potente combinação de estratégia e caráter. Se tiver de ficar sem um, fique sem a estratégia.”
A lei do Compromisso faz com que as pessoas tomem uma dessas ações:
- procurar outro líder quando não aceitam o líder ou a visão do líder;
- procurar outro líder quando não concordam com o líder, mas sim com a visão;
- procurar mudar a visão quando aceitam o líder, mas não a visão; ou
- apoiar o líder e a visão quando aceitam ambos.
15. A lei da Vitória
Líderes descobrem uma forma de vencer.
Os líderes encontram uma maneira de a equipa vencer e têm paixão pela vitória.
Winston Churchill é um dos melhores exemplos de alguém que inspirou a vitória. As suas citações mais famosas são “Nunca, nunca, nunca desista!” , “Quanto mais difícil a batalha, mais doce a vitória!” e “Vitória a todo custo, vitória apesar de todo terror, vitória por mais longa e difícil que seja a estrada: pois sem vitória não há sobrevivência”.
Mesmo que pareça impossível, um líder vai encontrar forma de vencer para dar vida à visão e fazer o que tem de ser feito.
16. A lei do Grande Impulso (Momentum)
O impulso é um enorme aliado do Líder.
Se tivermos toda a paixão, ferramentas e pessoas que precisamos para vencer, teremos problemas se não conseguirmos fazer as coisas acontecerem. No termo original, a Lei do Big Mo significa “Momentum” e momentum é um amigo próximo de líderes eficazes.
Quando não temos impulso, mesmo as menores tarefas parecem intransponíveis e pequenos problemas parecem enormes obstáculos.
Por outro lado, quando temos impulso do nosso lado, o futuro parece brilhante, os obstáculos parecem pequenos e os problemas parecem sem importância.
Criar impulso requer alguém que tenha uma visão para montar uma boa equipa e motivar os outros.
O impulso começa com energia e entusiasmo para criar e celebrar pequenas vitórias para mostrar um progresso consistente, sendo este um poderoso motivador.
17. A lei das Prioridades
Fazer mais não é necessariamente concretizar mais.
Muitas pessoas estão tão ocupadas que não conseguem fazer nada de importante. E, infelizmente, este desfoco só pode levar ao fracasso.
Concentrar-se no que é mais importante é muito mais eficaz do que estar ocupado. Ter foco numa visão clara leva a mais sucesso e mais rápido, mesmo quando o que deve ser feito é difícil ou até doloroso.
Provavelmente já ouviu falar da regra 80/20 ou Lei de Pareto. Esta diz que 80% de nossas atividades levarão a 20% dos nossos resultados e que 20% de nossas atividades levarão a 80% dos nossos resultados.
Isto significa que é fundamental identificar os 20% das nossas atividades que trazem o maior retorno do nosso investimento e abdicar ou delegar o restante das atividades.
Uma vez que entendemos o nosso foco, podemos atribuir prioridades à nossa lista de tarefas e fazer as coisas acontecerem mais rápido.
18. A lei do Sacrifício
Os líderes precisam de abdicar para progredir.
Os líderes trocam liberdade por responsabilidade. Em qualquer organização com mais de uma pessoa, quanto maior a organização se torna, mais precisamos estar dispostos a desistir.
Um líder deve desistir para subir.
Maxwell diz que “é mais fácil ir do fracasso ao sucesso do que ir das desculpas ao sucesso”. Sem sacrifício, não há melhora.
Uma pergunta que devemos fazer enquanto líderes é: “Estou a dar desculpas ou não estou disposto a fazer os sacrifícios para me levar de onde estou para onde quero estar?”. Se a resposta for positiva, temos de repensar a nossa liderança.
19. A lei do Tempo (Momento)
Quando liderar é tão importante quanto o que fazer e para onde ir.
Como nem todos os momentos são criados de forma igual, os líderes eficazes sabem quando aproveitar o momento, quando devem avançar e recuar, o que devem melhorar e quão radicais devem ser essas melhorias.
Líderes de nível superior geralmente veem oportunidades e riscos antes que os outros os vejam. Estes têm a visão mais clara e completa do que os outros, vendo mais à frente. Isso permite que comecem a planear mais cedo, definam mais opções e planeiem e priorizem o que está por vir, tanto a curto quanto a longo prazo.
20. A lei da Crescimento Explosivo (ou Exponencial)
Um líder forte reconhece que o desenvolvimento de líderes ao seu redor, criará exponencialmente um grupo maior de líderes.
A Lei do Crescimento Explosivo afirma que os líderes que atraem seguidores crescem por adição, enquanto os líderes que desenvolvem líderes crescem por multiplicação. Maxwell chama a isso de “Matemática do Líder”.
Os líderes são difíceis de encontrar e muitos gostam de voar sozinhos. Na maioria das vezes, os líderes gostam de mudanças, o que contribui para o motivo pelo qual muitas organizações lutam para manter os líderes. Quando os líderes seniores continuam a crescer, isso permite que mais líderes juniores continuem a sua própria jornada de desenvolvimento.
21. A lei do Legado
Líderes que deixam um legado duradouro deixam uma marca indelével nos corações dos outros. Porquê? Porque escolheram criar impacto no mundo.
Maxwell afirma que os líderes que praticam a lei do legado são raros. Aqueles que praticam esta lei, deixam um legado de sucessão nas suas organizações, famílias, amigos e no mundo como um todo.
Mas como é que isso acontece?
Esses indivíduos lideram pensando no amanhã e no hoje. Através da sua liderança, criam uma cultura inabalável dentro das suas organizações. Pagam o preço para garantir o sucesso duradouro. Valorizam a liderança de equipa acima da liderança individual. E percebem que o valor duradouro do líder só pode ser julgado com base em quão incrível a organização se tornou mesmo depois de o líder sair. Por outras palavras, os líderes que deixam um legado sólido escolhem uma vida significativa, não apenas uma vida de sucesso.
Quer saber mais sobre este tema?
Na Macro Consulting apoiamos a gestão da sua empresa de forma transversal com vista a garantir melhorias na performance operacional e financeira.
Com o nosso conhecimento em finanças, sistemas de informação, gestão de risco, operações e recursos humanos, trabalhamos em conjunto com a empresa para identificar oportunidades de melhoria nas mais diversas vertentes.