• Avenida da Boavista, 1588, 6º andar
  • geral@macroconsulting.pt
  • Horário: 09:00 – 18:00
Thumb

Angariação de Capital / Capital de risco

A definição de angariação de capital refere-se a um processo através do qual uma empresa angaria fundos de fontes externas para atingir os seus objetivos estratégicos, tais como investimento no seu próprio desenvolvimento empresarial, ou investimento noutros ativos, por exemplo, M&A, joint ventures, e parcerias estratégicas.

Em termos gerais, existem 3 formas de como as empresas podem angariar capital: dívida, capital próprio, ou uma combinação dos dois, também conhecidos como híbridos.

Capital de Risco, Private Equity ou Venture Capital, são parcerias de investimento que investem, compram e/ou gerem empresas antes de as venderem. As empresas de capital de risco operam estes fundos de investimento em nome de investidores institucionais e acreditados.

Os fundos de private equity podem adquirir empresas privadas ou públicas na sua totalidade, ou investir em tais aquisições como parte de um consórcio. Normalmente não detêm participações em empresas que permanecem cotadas numa bolsa de valores.

Os investidores nesta classe de ativos são normalmente obrigados a comprometer capital significativo durante anos, razão pela qual o acesso a tais investimentos é limitado a instituições e indivíduos com elevado património líquido.

Em processos de Corporate Finance, designadamente processos de aquisição, expansão ou reestruturação de negócios e/ou partes de capital, a decisão de financiamento é crucial.

Nesse sentido, o papel da Macro Consulting passa, numa primeira fase, por identificar o melhor tipo de financiamento para cada empresa/processo e, de seguida, procurar captar o capital certo para as necessidades de financiamento encontradas.

O processo de angariação de capital é feito através de dois canais que damos o nome de ``interno`` e ``externo``.

O canal interno é composto pelas relações que dispomos junto de investidores individuais e empresariais que são filtrados de acordo com o perfil de investimento individual de cada um destes.

O canal externo é composto por entidades externas nacionais e internacionais no mercado e para as quais apresentamos o projeto em busca de financiamento.

Saiba como podemos suprir as necessidades de capital do seu projeto, startup ou empresa.

NOTÍCIAS E DESTAQUES

Leia aqui as mais recentes novidades

Tendências da economia portuguesa para 2023

Portugal é um país que conheceu muitas mudanças no século passado. A economia portuguesa tem vindo a mudar e continuará a fazê-lo. A economia de Portugal é muito diversificada e inclui muitas indústrias diferentes, desde turismo, agricultura, construção, serviços, banca e o comércio a retalho. Em 2023, a economia portuguesa será caracterizada pela sua contínua […]

Read More

Profissões em alta para 2023

Em 2023, muita coisa vai mudar no mundo do trabalho e nomeadamente nas profissões. Talvez já saiba que a economia está a mudar, mas talvez não saiba quão dramaticamente irá mudar. O próximo ano 2023 irá ser bastante desafiante e complexo para todos. Enquanto as crises anteriores tinham como pressuposto que a recuperação económica tinha […]

Read More

Tendências do mercado de trabalho para 2023

Agora que nos encontramos tão perto do novo ano de 2023, torna-se importante analisar as tendências do mercado de trabalho que moldaram o nosso mundo nos últimos 12 meses para que possamos ter uma ideia do que nos espera nos próximos 365 dias. O mercado de trabalho é um daqueles campos que tem visto muitas […]

Read More