Porquê um plano de negócios?
“Um bom plano de negócios é a base de qualquer projeto“.
Esta frase aplica-se a praticamente tudo o que faça parte de negócios e empresas.
Na prática, um plano de negócios é fulcral tanto para projetos de empresas como para empreendedores, assim como para projetos em fase de maturação avançada ou projetos que ainda se apresentem na fase do planeamento.
A verdade é que sem um plano de negócios, os empreendedores ou gestores não sabem qual o caminho a percorrer…
Um objetivo sem um plano é apenas um desejo
Antoine de Saint-Exupery
Apresentamos abaixo alguns dos pontos chave pelos quais um bom plano de negócios se revela como ferramenta fulcral para o sucesso de um projeto:
Informação detalhada e organizada sobre as diferentes vertentes do projeto
O plano de negócios permite ter uma noção clara das características da sua empresa. Desde a definição de missão, visão e valores até à forma de financiamento do projeto, torna-se percetível qual o grau de diferenciação.
Desta forma, o empreendedor consegue transmitir para quem lê o Plano de Negócios uma visão global da sua empresa, focando-se nos principais pontos.
Facilita a apresentação com vista a obter parcerias e investidores
Obter investimento necessário para o arranque ou para o bom desenvolvimento de qualquer projeto é crucial. No entanto, na realidade este passo é, por norma, bastante difícil para qualquer empresa ou empreendedor.
O Plano de Negócios permite dar a entender o projeto em questão em todas as vertentes e de forma holística.
O mesmo é apresentado de forma estruturado, com vista a permitir facilitar a análise e consequente decisão.
O plano de négocios é fundamental a vários níveis, nomeadamente no que diz respeito ao financiamento. Tanto na procura por investidores privados como ao nível da obtenção de financiamento junto de uma instituições financeiras (Ex: Bancos), do Portugal 2020, entre outros.
Planeamento e definição de objetivos
Com o plano de negócios, e designadamente a análise estratégica ao mesmo, é analisado o projeto como um todo. Através da compreensão daquilo que são as forças e as fraquezas e oportunidades e ameaças (SWOT), é possível planear o futuro e definir o que alterar, de forma a melhorar o mesmo.
Além disso, e com esta perceção, torna-se possível efetuar previsões de cenários que ajudam a analisar o comportamento esperado no futuro de variáveis de negócio, como são exemplo as vendas, número de clientes, etc.
Assim, o plano de negócios revela-se fundamental pois permite traçar objetivos e metas, tendo sempre presente o que será necessário para os atingir.
Adaptação do projeto às necessidades do meio
Há variáveis impossíveis de prever, variáveis estas que estão associadas a cada projeto. Estas podem ter a ver com o meio envolvente, com os clientes, com o produto/serviço em si, entre muitos outros.
Com a versatilidade do Plano de Negócios, é possível ajustar o projeto às necessidades do mercado. E a verdade é que estas podem ser completamente diferentes entre o momento de início do projeto e a atualidade.
Com isto, torna-se possível analisar as diversas vertentes e atuar sobre aquelas que obrigam os empreendedores e empresas a ajustar ou mesmo redefinir o seu modelo de negócios para permitir a adaptação.