
O termo liderança provém do antigo inglês lædan, assim como do antigo inglês lithan, tendo como significado “ir na frente para mostrar o caminho a alguém”.
A liderança consiste num processo emocional, sendo que os líderes são, normalmente, carismáticos, inspiradores, criativos, dinâmicos e sabem lidar com a mudança, sendo visionários. Estes procuram mudanças reais na empresa, que tenham impacto na mesma no longo prazo.
Assim, a liderança é um processo através do qual um membro ou empresa influencia a interpretação dos eventos pelos restantes membros, a escolha dos objetivos e estratégias, a empresa das atividades a desempenhar no decurso normal do trabalho, a motivação das pessoas para alcançar os objetivos, a manutenção das relações de cooperação, e a obtenção de apoio e cooperação de pessoas exteriores ao grupo ou empresa.
É aqui importante referir que liderar é diferente de deter todo o poder: enquanto a liderança consiste numa relação que se baseia na influência de persuadir, o poder só existe quando há uma relação de dependência entre agentes.
Adicionalmente, ser líder e ser chefe não são necessariamente o mesmo, uma vez que são necessárias a um chefe algumas características adicionais para se poder considerar um líder. Um líder necessita de ter a capacidade de persuadir e inspirar alguém para que esse alguém aceite a mensagem e a canalize de forma que os resultados pretendidos sejam atingidos.
Relativamente às características de um líder, realçar as seguintes:
- ser original e inovador;
- estabelecer uma direção/visão e alinhar as pessoas com essa visão, motivando-as e inspirando-as;
- comunicar de forma simples;
- confiar na empresa que se propõe a liderar;
- ter interesse pelo futuro dessa empresa (longo prazo);
- procurar que as mudanças reflitam os propósitos da empresa e os interesses dos consumidores;
- agir sobre a situação com que se depara;
- identificar e alinhar as suas ideias e valores propostos aos objetivos da empresa.
Relativamente aos tipos de líderes existentes, são de destacar os seguintes tipos:
- Líder gestionário: enfatiza a estabilidade financeira da empresa a longo prazo, procurando manter a ordem existente e não investindo nas inovações que podem efetivamente mudar a empresa para algo melhor. Falta a este tipo de líder visão, sonho, emoção e criatividade.
- Líder visionário: enfatiza a viabilidade da empresa a longo prazo. Fomenta a mudança, a inovação e a criatividade. Carece do realismo e da frieza necessários para manter viva a empresa no curto prazo. O sonho pode induzir este líder a fazer investimentos destruidores da riqueza organizacional no curto prazo.
- Líder estratégico: combina as duas orientações anteriores, conciliando as qualidades dos gestores com as do líder, viabilizando a empresa a longo prazo sem hipotecar a estabilidade financeira no curto prazo.
- Líder relacional: constrói bons relacionamentos para conseguir influenciar os outros. Neste caso, os agentes querem seguir o líder devido à sua personalidade, não pelas suas competências técnicas. Com a presença deste tipo de líder, é desenvolvido um mútuo respeito para com o outro que possibilita o trabalho em conjunto. Contudo, apesar de os agentes quererem seguir este tipo de líder, a sua principal fraqueza passa pelo facto de o mesmo não estar disposto a fazer os sacrifícios necessários para aprimorar as suas competências técnicas.
- Líder motivacional: este tipo de líder procura o benefício mútuo para si e para todos os funcionários da empresa. Neste caso, os membros da empresa querem seguir este líder não só pela sua personalidade, como também por todas as suas competências técnicas, uma vez que este tipo de líder é focado em todos os processos em que a empresa está envolvida, entregando resultados favoráveis a todas as partes. A principal fraqueza deste tipo de líder passa pelo facto de o mesmo não procurar fazer os esforços necessários para ajudar os outros a serem também eles líderes motivacionais.
Por fim, no que diz respeito ao papel da liderança na eficácia organizacional, é de referir que a influência que os líderes podem exercer sobre as empresas e a eficiência das mesmas é, em grande parte, apenas indireta, por exemplo através do aconselhamento para a alteração da tecnologia usada e através da mudança na cultura da empresa. Mais ainda, o desempenho do líder é também influenciado por fatores externos à empresa, como o estado da economia, ou internos, como a estrutura interna da empresa.
Quanto às competências relevantes para os líderes em geral, temos as seguintes:
- técnicas: conhecer as técnicas do trabalho, planeando e organizando o mesmo;
- interpessoais: conhecimentos sobre o comportamento humano e deter a capacidade de compreender as atitudes dos trabalhadores;
- cognitivas: relacionadas com o modo de pensar, com o raciocínio lógico.
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