Todas as empresas precisam de medir a sua performance através da análise contínua de indicadores, metas e objetivos. Através do reporting torna-se possível observar o estado da empresa e, em caso de necessidade, atuar no sentido da melhoria.
Analisar é (ou deveria ser) uma prioridade de todas as organizações… Se assim não for, torna-se impossível analisar a empresa no seu todo com as consequências trágicas que daí advêm.
Nesse sentido, apresentamos-lhe 4 razões pelas quais deve ter Reporting.
1. MEDIR, CONTROLAR E MONITORIZAR
Todos os negócios necessitam de utilizar KPI (Key Performance Indicators) com vista a avaliar o sucesso dos mesmos. A definição destes indicadores é transversal a todas as áreas da empresa, ajudando a controlar a performance de colaboradores e empresa. Com isto, é possível definir metas e objetivos e avaliar, através do reporting, se estão ou não a ser cumpridos essas metas e objetivos. Esta avaliação pode ser vista não apenas pela gestão de topo como pelos próprios colaboradores da empresa.
Por fim, referir que isto permite não apenas melhorar a performance como também aumentar a coesão entre toda a equipa desde o topo até à base.
Ver a importância do Controlo de Gestão
2. DEFINIR UM BENCHMARK A ATINGIR
Quando falamos em reporting empresarial, é inevitável falar em benchmark. Esta comparação, que pode ser feita com a própria empresa (histórico) como com empresas concorrentes, servem como base de suporte para a performance. Na prática, isto permite analisar as melhores práticas e alinhar a empresa com adoção das mesmas. Isto permitirá maximizar a eficiência operacional, aumentar a satisfação do consumidor, diminuir desperdícios, modificar estratégias, entre muitas outras.
3. APRENDIZAGEM E MELHORIA DA PERFORMANCE
Todos os dias, existe uma necessidade constante de melhoria, quer ao nível dos processos quer ao nível concorrencial. Quanto melhor for a informação a todos os níveis, teremos melhores processos, melhores colaboradores e melhores tomadas de decisão. Nesse sentido, o reporting permite obter informação resumida e em tempo real que, cada vez mais, se torna fulcral no mercado.
CONSULTE UM EXEMPLO DE REPORTING EM POWER BI E REPORTING
4. MELHORAR A COMUNICAÇÃO
Utilizando o reporting, torna-se possível transmitir a informação de forma simplificada. Desta forma, esta informação pode ser visualizada pela gestão, colaboradores, clientes, fornecedores, investidores ou qualquer outro stakeholder. Desta forma, é fomentada a colaboração e melhoria de forma transversal.
CONCLUSÕES
Na Macro Consulting, os nossos clientes consideram o Reporting fundamental para o sucesso empresarial. Independentemente do setor de atividade, todos conseguirão obter a informação necessária para o seu negócio e, consequentemente, estão criadas as condições para o sucesso.