
No seu capítulo sobre a Lei da Adição, John Maxwell escreve: “O melhor lugar para um líder nem sempre é a posição de topo. Não é o lugar mais proeminente ou mais poderoso. É o lugar onde ele ou ela pode servir e acrescentar o maior valor a outras pessoas”.
Ele partilha o exemplo de Jim Sinegal, antigo CEO da Costco. A Costco é um negócio de retalho com grande nome, caracterizada por variedade de produtos, custos baixos e elevados lucros, mas não são essas as características que sintetizam a chave para o sucesso do negócio. A Costco destaca-se dos seus concorrentes porque os seus colaboradores são bem pagos, têm seguro de saúde e, sobretudo, recebem crédito pelo seu trabalho e sabem que são altamente valorizados.
O próprio Sinegal fez um esforço para visitar cada loja Costco pelo menos uma vez por ano, porque, como diz, “Nenhum gerente e nenhum pessoal em qualquer negócio se sente muito bem se o patrão não estiver suficientemente interessado em vir visitá-los”. Em troca, a Costco tem uma elevada lealdade dos funcionários e uma baixa taxa de rotatividade.
Os 4 passos fundamentais para servir
No livro 21 Leis da Liderança, John C. Maxwell partilha os 4 passos fundamentais para servir os outros e, consequentemente, adicionar valor segundo a Lei da Adição. São eles:
- Valorizar verdadeiramente os outros
- Tornarmo-nos mais valiosos (para eles)
- Conhecer e relacionar-se com o que os outros valorizam
- Fazer coisas que Deus valoriza
A Lei da Adição para a liderança afirma que se escolher servir os seus clientes e os seus colaboradores, acrescentando valor em vez de tentar sair por cima ou enriquecer à custa dos outros, o retorno será muito maior.
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Fontes:
- Livro “As 21 Irrefutáveis Leis da Liderança” de John C. Maxwell
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Neste segundo evento da temática liderança, vamos explicar-lhe as consequências que uma má liderança poderá trazer para a sua organização.
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