O que é o Business Analytics

    Business Analytics Macro

    O Business Analytics é uma abordagem centrada nos dados que combina uma análise previsional com capacidades avançadas de business intelligence (BI).

    Essa análise utiliza algoritmos analíticos avançados para processar registos de dados e criar modelos que possam realizar previsões sobre os resultados futuros e acrescentar valor aos serviços da sua Empresa.As potencialidades fornecidas pelo BI permitem entregar insights com previsões para os departamentos fundamentais da organização. Isto ajuda a atingir as metas e os objetivos e ainda contribui para aumentar a rentabilidade e a eficiência operacional.

    O Business Intelligence (BI) permite às empresas recolher, analisar e mensurar variáveis relacionadas com os indicadores da gestão de negócio. 

    Com este, é possível organizar a informação para auxiliar a tomada de decisões e, consequentemente, alcançar vantagens competitivas.

    Crescente necessidade de Business Analytics

    Com o desenvolvimento das redes sociais e de outras fontes de informação, passaram a ser criados milhares de milhões de dados diariamente.

    Com esse facto, surge a necessidade de análise dos mesmos com vista a tomar decisões. Assim, surge o Business Analytics (BA). Este consiste na análise em tempo real dos dados com diversos volumes e de diversas origens.

    O Business Analytics tem por base modelos matemáticos e estatísticos que permitem tratamento da informação. Quando bem trabalhados e interpretados, os dados tornam-se imprescindíveis na tomada de decisão.
    Em resumo, podemos dizer que Business Analytics é a interseção entre o negócio e data science.

    BIG DATA

    Uma das principais características do Business Analytics é a capacidade de trabalhar com grandes quantidades de informação diária, processada em tempo real e com “output” imediato.

    DIFERENTES RESULTADOS PARA DIFERENTES NECESSIDADES

    O número de ações que podem ser alcançadas através do Business Analytics é praticamente infindável. Com o BA, pode analisar fatores económicos, financeiro, tecnológicos, entre muitos outros.

    UMA EVOLUÇÃO NECESSÁRIA, PORÉM LENTA

    Embora seja uma tendência com “provas dadas”, o BI não está implementado na maior parte das empresas.
    Além disso, as PME que utilizam recorrem essencialmente a análises de dados para avaliar o desempenho histórico da organização. Para isso,são utilizadas ferramentas como o Excel ou o Power bi que são fundamentais a este nível.

    Não obstante, estas empresas não utilizam modelos previsionais.

    As empresas que conseguem unir o Business Intelligence com o Business Analytics, terão uma vantagem competitiva em relação às demais.