KPI definição Macro

    Um Key Performance Indicator (KPI) consiste num valor mensurável que demonstra se uma empresa está a atingir (ou não) os seus objetivos-chave.

    Existem vários tipos de KPI que são utilizados nos diversos níveis da entidade nomeadamente vendas, marketing ou recursos humanos, de forma a analisar o sucesso da mesma. E o mais importante é que os KPI podem ser utilizados por todas as entidades, independentemente da sua natureza (pública vs privada) ou da sua finalidade (com fins lucrativos vs sem fins lucrativos) já que todas têm objetivos.

    Veja qual a importância do Controlo de Gestão.

    Uma empresa comercial e com fins lucrativos, pode ter como KPI o crescimento das vendas ou a margem operacional da empresa enquanto que um município pode ter como indicador a taxa de desemprego ou o número de projetos apoiados. Ambos são válidos e permitem medir os principais objetivos-chave e, dessa forma, avaliar o sucesso das entidades que os utilizam.

    Definir um indicador-chave de performance não é, de todo, uma tarefa fácil. É importante frisar que cada empresa ou organização possuem características distintas entre si no que diz respeito à cultura, modelo de negócios ou recursos. Por esse motivo, evite cometer o erro de adoptar KPI genéricos que são utilizados por outras entidades (ainda que estes possam servir de inspiração para definir os seus).

    3 passos essenciais para definir KPI

    Para definir os KPI da sua empresa deve começar por cumprir 3 passos essenciais:

    • Compreender o modelo de negócios;
    • Definir os objetivos da empresa; e
    • Delinear a estratégia para atingir os objetivos.

    Relembre-se que os objetivos da empresa devem ser SMART, ou seja, devem ser:

    • Específicos (Specific),
    • Mensuráveis,
    • Atingíveis,
    • Realistas e
    • Apresentar um horizonte Temporal definido.

    Após ultrapassados estes pontos, podemos definir os key performance indicators. É importante que cada um dos indicadores-chave tenham resposta para algumas perguntas tais como:

    • Qual é o resultado esperado do KPI?
    • Porque interessa esse resultado?
    • Como vai ser medido esse resultado?
    • Qual vai ser a estratégia para atingir esse resultado?
    • Quem é o responsável pelo Key Performance Indicator?
    • Com que frequência vai ser analisado este indicador?

    Exemplos de KPI

    Existem diversos indicadores que podem ser utilizados, desde financeiros a não financeiros. Ficam aqui alguns exemplos de key performance indicators:

    • Crescimento das Vendas
    • Margem bruta das Vendas
    • Custo de aquisição de cliente
    • Rácio de conversão de propostas
    • Percentagem de vendas online vs vendas totais
    • Taxa de abandono
    • Valor médio de compra por cliente
    • Quantidade de chamadas realizadas por comercial
    • Quota de mercado da empresa
    • Taxa de retenção de clientes