5 Principais desafios das PME

    5 principias desafios das PME Macro

    Criar uma empresa é tudo menos fácil… Existem inúmeros problemas e desafios que os empreendedores e empresas enfrentam diariamente e, nesse sentido, é fundamental estar preparado para superar estes obstáculos.

    Apresentamo-vos aqui 5 dos principais desafios das empresas.

    1. FALTA DE PLANEAMENTO E DE OBJETIVOS

    Este problema surge quando não é feito um modelo de negócios e um plano de negócios para o projeto. Estas duas ferramentas permitem analisar todo o projeto desde a definição dos objetivos e estratégia a cumprir, estudo de mercado e concorrência, análise à viabilidade financeira do projeto, entre outros. Um modelo de negócios e um plano de negócios aumentam o foco nos objetivos e diminuem o risco de insucesso empresarial.

    2. DINHEIRO E LIQUIDEZ

    O dinheiro é um recurso limitado e um dos principais desafios diários de empreendedores e empresas. A gestão financeira destes recursos é fundamental para evitar constrangimentos de tesouraria para o pagamento das obrigações fiscais e pagamento de salários, ao mesmo tempo que são assegurados os investimentos na empresa (Ex: Portugal 2020.
    Uma das principais formas de evitar este problema, é evitar cenários optimistas e gerir expectativas. A grande maioria dos projetos não é rentável nos dois primeiros anos de atividade. Tendo em conta que vai ser difícil “enriquecer” a curto prazo, é fundamental ter uma gestão de tesouraria constante e um plano financeiro para o projeto.

    3. GESTÃO DE TEMPO

    Tenho para mim que o tempo é o mais importante recurso do mundo. Se não aproveitarmos este recurso não conseguiremos concretizar tarefas pessoais ou profissionais, entrando no ciclo negativo do “não ter tempo para nada”.

    Por isso, gerir o tempo de forma eficiente é um desafio. É importante ter um planeamento organizado e definir objetivos e prazos para cumprir os mesmos. Definir tarefas e prazos e focar os seus esforços na realização das mesmas irá evitar estar a alocar recursos para as “urgências” que não estão nos planos.
    Gerir o tempo eficientemente irá ajudar a poupar dinheiro e a aumentar os seus rendimentos. (Neste artigo são abordadas algumas ferramentas para gerir tempo que utilizamos na Macro Consulting).

    4. FALTA DE CONHECIMENTO DE NEGÓCIO E DE GESTÃO

    É fundamental ter um conhecimento muito alargado do setor de atividade onde atua ou pretende atuar. É muito importante conhecer várias informações:

    • Perfil de cliente
    • Concorrentes
    • Tendências
    • Tipo de marketing apropriado
    • Formas de gestão de negócio
    • Quais os recursos necessários

    Quanto mais souber do negócio, maior a probabilidade de prosperar no mercado. Nunca é demais conhecer o mercado lendo informações, trabalhando com especialistas, estudando a concorrência, falando com outras empresas ou lendo livros e artigos.

    5. QUERER FAZER TUDO SOZINHO

    Quando se inicia um projeto, é normal que tudo dependa de uma pessoa. O desafio passa por, ao longo do tempo, delegar tarefas em outros recursos humanos, quer sejam internos ou externos.
    Se assim não for, a qualidade de trabalho irá diminuir e o tempo de resposta aumentar assim como a probabilidade de perder clientes.
    É fundamental escolher recursos humanos de confiança e utilizar ferramentas de apoio que apesar de custarem dinheiro no curto prazo, permitem poupar enormes perdas de dinheiro no futuro.

    Ver qual a Importância do Controlo de Gestão