O que é o BI (Business Intelligence)?

    Business Intelligence Macro

    Business Intelligence (BI) está hoje relacionado com uma determinada categoria de processos de negócio, aplicações de software e tecnologias da informação.

    O BI permite recolher e analisar dados, transformando os mesmos em informação útil. Esta informação traduz-se em conhecimento fundamental para a tomada de decisão.

    Nos últimos anos, os desafios colocados às empresas aumentaram de exigência.
    Cada vez mais é fundamental ter qualidade no que diz respeito aos sistemas e competências de gestão.
    Por isso, torna-se hoje imperativo estar atento à concorrência de forma a conhecer o mercado em que a empresa opera. É hoje fundamental ter conhecimento acerca do cliente, analisar custos operacionais, avaliar performance e identificar riscos, tudo em tempo real.
     
    E a quantidade de informação está a crescer exponencialmente. Alguns exemplos são os sistemas de informação como ERP (enterprise resource planning), CRM (customer relationship management), SCM (supply chain management), data warehouses e a própria internet que apresentam um grande volume de dados.
     
    A análise dos mesmos pode tornar-se um processo moroso (ou até impossível) quando feito de forma manual.

    Com o Business Intelligence (BI) torna-se possível fazer esta análise. Através das ferramentas de BI, é possível aprimorar a ligação da estratégia à execução, tornando possível aos gestores perceber, em tempo útil, qual a informação essencial no seu negócio.
    Isto resulta da transformação de enormes quantidades de informação em conhecimento útil, oportuno e fiável.

    APLICAÇÕES DO BUSINESS INTELLIGENCE

     
    O Business Intelligence (BI) pode ser aplicado em diversas áreas. São exemplo a gestão, área comercial, marketing e vendas, finanças, recursos humanos e logística, sendo que para todos estas os ganhos são visíveis no curto prazo. 

    Veja algumas aplicações do BI num dos nossos clientes no seguinte artigo.
    O investimento na implementação de ferramentas de business intelligence traduz-se numa mais-valia para todas as empresas, independentemente do seu tamanho.

    Em suma, o BI permite dar resposta à maior necessidade atual das empresas: transformar dados em informação útil para os gestores.